Williams %R: Um Poderoso Indicador de Momento

O Indicador Williams %R é dos um dos indicadores de Análise Técnica que faz parte da família dos chamados “Indicadores de Momento”.

Desenvolvido pelo trader e autor Larry Williams, que deu nome ao indicador. O Williams %R é uma ferramenta muito utilizada nos mercados de ações e commodities.

indicador williams rConforme citado, o indicador Williams %R, também conhecido simplesmente por %R, é um indicador de momento que compara o preço de fechamento de um ativo, com relação ao valor mais alto e mais baixo dos últimos n dias.

Esse indicador funciona como oscilador estocástico e interpreta, de maneira simples, sinais de compra e venda de um ativo. Além disso, o %pode ser utilizado para analisar se o ativo está na região de sobrecompra ou de sobrevenda.

Como é calculado:

É importante entender a fórmula de cálculo do indicador Williams %R para compreender melhor o seu funcionamento.

A fórmula do indicador é:

%Ri = (máximon – fechamentoi)  / (máximon – mínimon) * -100

Em que:

  • %R = O valor do Indicador Williams %R para o dia i
  • n = Período de cálculo do Indicador
  • máximon = Valor máximo para a cotação do ativo nos últimos n períodos
  • mínimon = Valor mínimo para a cotação do ativo nos últimos n períodos
  • fechamentoi = Valor do fechamento para o dia i

Como Utilizar:

O indicador Williams %R geralmente é utilizado pela maioria dos analistas como o período de 14 dias.

Claro que é possível calibrar sua análise na Plataforma Gráfica do Bússola do Investidor alterando o período das suas análises. O indicador produz valores que respeitam uma escala de -100 a 0. Quando o indicador chega à faixa de 0 a -20, é um indicativo de que a ação está na região de sobrecompra, já que o preço atingiu um valor próximo ao mínimo observado no período n.

Por outro lado, quando o indicador atinge a faixa de -80 a -100, considera-se que ele atingiu a região sobrevendida, já que o preço está próximo ao máximo registrado no período n observado.

Observe na imagem abaixo, no gráfico da GGBR4 o uso do %R:

gráfico GGBR4

Vale lembrar que o simples fato do preço de uma ação atingir a região sobrecomprada não é necessariamente um sinal de venda da ação, já que ela pode permanecer nessa região por um bom tempo.

O mesmo raciocínio vale para quando a ação atinge a região sobrevendida. A ação pode demorar para reverter sua tendência.

Além disso, o %R é um indicador que pode avaliar alteração de momento em uma ação. Observe a análise abaixo, no ativo ELET3. De fevereiro a março, o %R atingiu diversas vezes a região sobrecomprada.

O preço da ação caiu e o %R chegou à região sobrevendida. No entanto, houve uma reversão do indicador, indicando que a ação poderia iniciar uma nova tendência de alta. No entanto, o movimento de subida não foi suficientemente forte ou consistente, indicando uma nova pressão vendedora da ação. Ai, poucos meses depois, após oscilar pouco, a ação teve outra forte redução de seu valor.

gráfico ELET3Como qualquer outro indicador de Análise Técnica, é importante usar o Williams %R em conjunto com outros indicadores, para tornar suas análises mais precisas.

Lembre-se de que você pode fazer suas próprias análises agora mesmo, acessando a plataforma gráfica do Bússola do Investidor, com gráficos da Bovespa em tempo real. Você pode utilizar o Williams %R e customizar seus parâmetros da maneira como desejar!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.