Você tem FGTS? Conheça seus direitos

*esta postagem é um publieditorial. Tema: FGTS e seus 50 anos.

Em Maio de 2016 tínhamos mais de R$ 400 bilhões depositados no FGTS. Trata-se de uma comissão compulsória que os empregadores brasileiros devem fazer sob um percentual dos salários de seus empregados. Este dinheiro fica “guardado” para o trabalhador e ele utilizar ele em situações específicas, como por exemplo na aposentadoria ou se for demitido sem justa causa.

Este ano o FGTS faz 50 anos! Veja o vídeo criado para comemorar:

Se você é um dos milhões de brasileiros com saldo em FGTS é importante entender bem os seus direitos:

O saldo do FGTS rende? Quanto?

E o saldo do FGTS rende é atualizado. Todo mês o saldo em FGTS é ajustado em 3% + T.R. (Taxa Referencial, uma taxa que é calculada com base nas taxas práticas em empréstimos entre bancos e que segue a Selic). Este rendimento não acompanha a inflação e é menor que a poupança.

Em algumas ocasiões o governo permitiu que os trabalhadores investissem seus saldos de FGTS em ações. Veja aqui o que aconteceu com os rendimentos dos trabalhadores que optaram por tal.

Como consultar seu saldo de FGTS?

Tem FGTS? Seu saldo do FGTS é um dinheiro seu. Para consultar seu saldo clique aqui. E vocé também pode receber o saldo via SMS.

O que vale a pena fazer com o FGTS?

Além de ficar atento às oportunidades. O primeiro passo é ficar atento com seu saldo. A ideia mais comum para uso do FGTS é o uso em financiamento habitacional.

Caso se encontre um imóvel que aceite o uso do saldo do FGTS como forma de entrada e amortização das prestações, esta pode ser uma boa opção. Isto pois em geral o saldo do FGTS terá rendimento próximo ou inferior ao juro cobrado pelos bancos neste tipo de financiamento. No caso de imóvel próprio, o trabalhador pode utilizar seu saldo de FGTS como entrada em um financiamento habitacional e posteriormente para amortizar as pacelas ou saldo devedor. Importante atentar que a amortização pode ser feita somente uma vez a cada 2 anos.

Bons investimentos!

Faz parte da equipe do Bússola do Investidor e é um dos fundadores da SmarttBot, plataforma de automatização de investimentos na Bolsa.