Você sabe o que é um Topo Duplo?

Você sabe o que é um topo duplo? Aprenda e obtenha um bom resultado em seus investimentos.

Topo Duplo

O topo duplo nada mais é que uma figura onde é possível perceber a formação de dois topos consecutivos e um fundo entre os topos , formando-se um “M”. Entretanto, o topo duplo sempre ocorrerá em uma tendência de alta e sua confirmação vem após a perda do fundo anterior, entre os dois topos.

Embora possa haver variações, o topo duplo geralmente marca uma mudança intermediária ou de longo prazo na tendência. Topos duplos podem marcar e dar inicio a longas tendências de baixa, se confirmados graficamente.

Os topos duplos são formados quando uma tendência de alta define um novo movimento nos preços, onde o movimento descendente encontra apoio, o que impede uma possível nova alta dos preços. Ao encontrar uma dupla resistência o mercado pode encontrar força para um movimento de baixa. O padrão é confirmado após a perda do suporte, encontrado no meio dos dois topos, formando-se o “M”.

Topo_Duplo

Os topos podem ocorrer na mesma faixa de preço, ou em suas proximidades. Na imagem acima, é possível perceber a formação de uma figura “M”, que caracterizou o topo duplo, saindo de uma grande tendência de alta para dar início a uma forte tendência de baixa. A venda poderia ter sido executada após a confirmação, que veio depois do rompimento do suporte (fundo entre os dois topos).

Projeção

A projeção pode ser feita com base entre a linha de suporte e a linha de resistência. Para calcularmos o alvo da operação, medimos a distância entre a linha de suporte e a linha de resistência.

Topo Duplo

Para calcularmos a projeção do alvo, podemos analisar a formação do “M” e repetir o tamanho.

Resultado

Os resultados são excelentes. No exemplo deste post eles foi de aproximadamente +10,61% de ganho em 11 pregões.

Ativo: GFSA3  Tempo Gráfico: Diário

Alvo = +10,61% Pregões= 11

Cuidados a serem levados em consideração

  • Antecipar a entrada sem uma confirmação é uma atitude bastante comum entre investidores. Ao perceberem a possibilidade da formação de um padrão, mesmo que sem a confirmação muitos investidores optam por antecipar a entrada para obter um maior ganho. Se você não possui uma boa experiência em trade evite se expor a grandes riscos.
  • A ganância de ganhar mais pode levar em bora todo o seu ganho. Se você quer continuar na operação após a projeção ter sido alcançada, efetue saídas parciais para proteger a sua operação.

 

Alessandro Camelo é Consultor de Estratégias na SmarttBot e trader no mercado de ações e futuros. É especialista em Análise Gráfica e graduando em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva.