Você sabe o que é um Triângulo Descendente?

Aprenda a como tirar proveito com esse padrão gráfico.

Triângulo Descendente

O triângulo descendente nada mais é que uma formação que ocorre durante uma tendência de baixa como uma continuidade da tendência e na maioria dos casos em momentos de consolidação. Em alguns casos o triângulo indica uma saída de consolidação dos preços, dando um alerta de compra ou venda. O rompimento do triângulo traz ao investidor boas oportunidades e na maioria das operações trazendo uma maior segurança.

triangulodescendente

O triângulo é formado a partir do desenho de duas linhas de tendência que conecta os topos descendentes e o suporte. Entendemos que durante a formação os preços não fazem topos mais altos que os anteriores ou fundos mais baixos que os anteriores e em um certo momento rompem o estreitamento do triângulo trazendo força e um novo movimento dos preços.

  • Linha de Baixa – A linha de Baixa ou LTB é traçada ligando os topos descendentes, de modo que os preços não possuem força compradora e não conseguem perder o suporte. Mas, a linha de Baixa também poderá servir como alerta para uma potencial compra caso seja rompida e confirmada.
  • Linha de Suporte – A linha de suporte geralmente é plana, demonstrando uma grande força do mercado para que os preços não percam determinado valor. No entanto a sua perda reflete em uma grande força para baixo, na maioria dos casos.

Onde comprar? Onde vender?

triangulodescendente

  • Compra: A compra pode ser iniciada caso o preço venha romper a linha superior do triângulo, onde se encontra a resistência.
  • Venda: A venda pode ser iniciada caso o preço venha romper a linha inferior do triângulo, onde se encontra o suporte.

Como calcular a projeção do alvo?

A projeção do alvo pode ser calculada ligando o a linha de suporte ao início da linha de baixa, calculando assim o tamanho da projeção. Em algumas ocasiões, você pode optar por realizações parciais ao longo do trade, na tentativa de diminuir a exposição e tentar obter um lucro além do projetado.

triangulodescendente

  • Linha A – Linha de Baixa
    • É traçada ligando os topos descendentes.
    • Pode ser considerada como uma Linha de Tendência de Baixa.
    • Pode servir como alerta para compra e saída de consolidação ou reversão de tendência.

 

  • Linha B – Linha de Suporte
    • É traçada ligando os fundos planos, indicando uma consolidação.
    • Serve como alerta para indicar a saída de consolidação.
    • Sua perda pode indicar um sinal de venda.

Resultado

Triângulo Descendente

+10%

Você pode perceber que nesta operação (PETR4, Gráfico Diário em Fevereiro de 2015) seria possível trabalhar com realizações parciais. Entretanto a realização parcial é uma decisão do investidor que pode variar de acordo com a sua vontade e disponibilidade para assumir novos riscos, no entanto existe a possibilidade de “devolver” o ganho, caso o investidor não possua uma disciplina. 

Resultado: aproximadamente +10% de ganho.

Quantidade de pregões até o alvo: 6 pregões.

Risco: Baixo.

 

 

 

Alessandro Camelo é Consultor de Estratégias na SmarttBot e trader no mercado de ações e futuros. É especialista em Análise Gráfica e graduando em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva.