Tipos de Robôs: a Tecnologia e seu Dinheiro

O que você pensa quando alguém fala que investe com um robô?

Desde as tarefas mais simples, como aspirar pó, até as mais complexas, como administrar nossa renda: a tecnologia adquire cada vez uma importância maior no nosso dia a dia. Os robôs nada mais fazem do que acompanhar essa tendência. Softwares já bastante utilizados no mundo e agora também no Brasil, existem diversos tipos de robôs que participam de todo o processo de investimento; eles alocam recursos e realizam operações.

Porém, ainda é natural que apareçam algumas dúvidas. Você sabe a diferença de um robô advisor para um robô trader? E qual deles é o ideal para seu perfil? Não se preocupe! Este artigo vem para acabar com essas pequenas confusões.

Confira:

tipos de robôs

O que é um robô?

Um robô nada mais é que um programa de computador – um código – desenvolvido e monitorado diariamente por programadores. Ele tem como objetivo facilitar o processo de investimento do cliente. Em outras palavras, nada mais é que uma forma de pegar sua estratégia e colocá-la no piloto automático.

Os benefícios dessa tecnologia são inúmeros, e vão muito além de economizar tempo. Praticidade de se ter sua carteira de investimentos na distância de um clique; poder realizar operações de forma mais rápida; não perder oportunidades; evitar erros operacionais; possibilidade de diversificação: todos são exemplos de vantagens de se utilizar robôs para investir.

Leia também Introdução ao Automated Trading (ou Algotrading)

Tipos de Robôs

Robô Advisor

Não tem tempo de acompanhar a evolução do seu patrimônio na sua carteira de investimentos? Essa tecnologia é para você! O Robot Advisor é um software que trabalha na alocação e gestão de recursos em diferentes investimentos. O funcionamento dele é bem simples: você escolhe uma estratégia pré definida por um gestor de investimentos e, através de um algoritmo, o rendimento do seu portfólio é otimizado.

Mas, por que esse robô é considerado uma forma de investimento automatizado? O cálculo de alocação dos ativos, as operações, o monitoramento e resgates são todos feitos de forma automática e graças ao robô.

Importante destacar que os Robôs Advisors são apenas gestores de carteira, isto é, as empresas que apresentam essa tecnologia vão alocar sua renda em produtos já existentes no mercado, não oferecendo ativos próprios.

É ideal para quem?

Se você você investe com intuito de poupar dinheiro de forma eficiente e pode abrir mão de liquidez – isto é, seus objetivos estão no longo prazo – o Robot Advisor pode ser a solução para seus problemas.

Estratégias de Investimentos

Uma estratégia de investimentos é um conjunto de regras que definem a forma que suas operações de investimento vão tomar. Os Robôs Advisors podem atuar de três formas distintas: com base na Teoria do Portfólio, na Alocação de Ativos e conforme o Risco do Investidor.

Teoria Moderna do Portfólio

Seus investimentos são todos restritos a poupança? Ou você prefere deixar tudo em um CDB?

A Teoria Moderna do Portfólio está diretamente ligada com a ideia que investidores racionais sempre vão otimizar suas carteiras através da diversificação dos ativos que a compõe. Em outras palavras, essa estratégia prega que um portfólio de investimentos terá sua rentabilidade potencializada se não for composta de apenas um ativo, como no exemplo acima.

Alocação em diversas Classes de Ativos

As formas de se investir hoje em dia são diversas, desde ativos livres de risco, como a poupança e Tesouro Direto, passando por debêntures até chegar em ações e derivativos. A alocação em diferentes classes de ativos permite que o investidor alcance rentabilidades e uma liquidez cada vez melhores, otimizando seu portfólio.

Risco Ajustado a seu Perfil de Investidor

Se você já tem uma conta em uma corretora de valores, sabe que o primeiro passo antes de se investir consiste em responder a um questionário que vai te dar seu perfil de investidor. Se você prefere não se arriscar e garantir que seu investimento terá sempre alguma rentabilidade, ou seja, tem um perfil mais conservador, essa estratégia é ideal.

Robô Trader

Como dito anteriormente, investir, principalmente na Bolsa de Valores, demanda bastante tempo e estudo. Não se preocupe! Mais uma vez, a tecnologia entra à seu favor! Também conhecidos como robôs investidores e algotraging, esses robôs atacam um público mais específico: os traders.

Adequado para quem já tem um conhecimento prévio do mercado, os robôs traders tem como função automatizar uma estratégia de investimento gráfica na Bolsa de Valores, fazendo com que o trader não perca boas oportunidades de ganho e tira a necessidade do investidor de acompanhar o pregão ao vivo de 9h às 18h.

É ideal para quem?

É muito comum ouvir histórias de traders que perderam bastante dinheiro no mercado de renda variável. Acompanhar o pregão inteiro e observar a alta volatilidade do mercado podem fazer com que o investidor tome decisões precipitadas, com base na emoção. Aí entra o robô investidor, que permite que você opere ações desconsiderando esse fator emocional, uma vez que seus trades nunca vão sair da estratégia. Assim, você pode ficar tranquilo sem perder boas oportunidades! Além disso, é permitido realizar testes com o chamado BackTest, sendo possível testar estratégias com dados do mercado no passado, para evitar perdas e diminuir seu risco.

tipos-de-robos-banner-ebook

Estratégias de Investimentos

As estratégias para se investir com robôs traders são inúmeras e variam conforme as preferências de cada investidor. Investidores gráficos geralmente tendem a optar por realizar suas operações de acordo com os sinais dados por indicadores. Aqui vamos trazer os três indicadores mais correntes na Análise Técnica: Médias Móveis, Bandas de Bollinger e IFR (Índice de Força Relativa).

Médias Móveis

As Médias Móveis são utilizadas para filtrar ruídos no mercado e verificar tendências ou ciclos de curto prazo, sendo o indicador mais usado por iniciantes. Um setup de robô com essa indicador pode funcionar de duas formas: operar quando as médias se cruzam ou quando o preço está acima/abaixo das linhas.

Bandas de Bollinger

As Bandas de Bollinger, por sua vez, são um indicador que se baseia na ideia de que o preço de uma ação varia dentro de um padrão. É um indicador de volatilidade, que permite uma especulação de preço futuro do ativo. Os setups disponíveis de robôs com as Bandas são bastantes similares aos das médias, opera-se quando o preço cruza as bandas ou quando está acima/abaixo delas.

IFR

Diferentemente do observado com os outros dois indicadores discutidos aqui, o IFR, ou Índice de Força Relativa, está na categoria de indicadores de momento. Isto é, o IFR mostra momentos de exaustão do mercado, quando o ativo está sobrevendido ou sobre comprado. Uma estratégia com base no IFR funciona conforme a figura abaixo:

tipos-de-robos-ifr
Quando o IFR apresenta um cruzamento com sua linha superior, o robô realiza uma operação.

Tenha os Riscos em mente!

A chave para se ter sucesso com investimentos é ter sempre os riscos em mente. Quem não quer conhecer o melhor investimento de todos, não é mesmo? A realidade é que existe uma diversidade enorme de investimentos. O diferencial é encontrar qual a melhor opção para você.

Enquanto algumas pessoas têm perfil poupador outras têm perfil mais especulativo e estão propensas a abrir mão da segurança de ter um patrimônio positivo no final do mês em troca da possibilidade de um rendimento maior. Evite dores de cabeça! O importante na hora de escolher qual robô atenderá maior suas metas é ter em mente qual está de acordo com a sua propensão ao risco.

Qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de comentar! Bons investimentos!

Estudante de Economia na UFMG, faz parte do time de Marketing da SmarttBot, plataforma de automatização de investimentos na Bolsa.