Entenda a Relação do Ibovespa Com o Índice Futuro

No dia 01/out/12 o Ibovespa fechou o dia em 59.570 pontos enquanto que o contrato do índice futuro do Ibovespa com vencimento em outubro/12 (INDV12) fechou a 59.675 pontos. Qual a relação do Ibovespa com o índice futuro?

A primeira vista, um investidor que não conhece a dinâmica do mercado futuro e vendo que o Índice Futuro está com sua cotação maior que o Ibovespa poderia imaginar que é uma boa hora para “comprar” o Ibovespa. Esse investidor estaria pensando que no dia do vencimento (17/out) o Ibovespa estará valendo 59.675, um lucro de 175 pontos.

Pensamento errado!

relação do Ibovespa com o índice futuro

O mercado futuro não indica ao investidor qual será o preço do Ibovespa no futuro.

Preço a Vista e o Preço Futuro

No entanto, existe sim uma relação entre o Ibovespa e o Índice Futuro.

Não é a toa que o contrato futuro também é chamado de derivativo. O Índice Futuro deriva do Ibovespa.   A relação básica entre o mercado futuro e o mercado à vista é a seguinte:   Índice Futuro = Ibovespa * (1 + i) ; i = taxa de juros no período   Quanto maior o tempo até o vencimento maior será o “i” e, conseqüentemente, maior será a diferença entre a cotação do Índice Futuro e o Ibovespa.

Seguindo esse raciocínio, no dia anterior ao vencimento do contrato ou no próprio dia do vencimento o valor do contrato futuro e do Ibovespa estarão muito próximos ou até iguais.

Teoria versus prática

Essa é a teoria e agora veremos na prática como o mercado futuro e o mercado à vista se relacionam.

O gráfico a seguir mostra as cotações do Ibovespa e o INDV12 entre 15/ago e 17/out (dia do vencimento do contrato V12). A linha vermelha corresponde à cotação do Ibovespa e a linha azul corresponde à cotação do INDV12. A linha verde é a diferença entre as cotações do Ibovespa e do contrato futuro.
Preço a Vista x Preço Futuro

Conclusões

As três principais conclusões ao analisar o gráfico são:

  1. A cotação do contrato futuro está acima do Ibovespa;
  2. A diferença entre os dois mercados diminui conforme se aproxima o dia do vencimento;
  3. Apesar da diferença diminuir, há momentos em que a diferença aumenta de um dia para outro.

Na prática a teoria é confirmada. As pequenas distorções ocorrem pois o mercado financeiro não é uma ciência totalmente exata. Mesmo assim elas não chegam a alterar a trajetória descendente da diferença das cotações dos dois mercados.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Filipe Giusti

    Por que o preço do índice leva em conta a taxa de juros? Se a liquidação do ativo é financeira e nenhum dos dois lados precisa realmente transferir 100% do valor o que faz as pessoas colocarem a taxa de juros na equação?

    Pelo que entendi o ajuste diário é feito com a média ponderada dos últimos 15 minutos do dia, portanto é irrelevante a taxa de juros pros compradores/vendedores, já o valor no vencimento é calculado com base no valor do índice nas três últimas horas, portanto tornando também irrelevante o valor da taxa de juros.

    Como os players com certeza consideram a taxa de juros no preço do contrato futuro eu obviamente estou deixando algo passar, o que é?