3 Razões para Investir em Robôs Investidores

Por |2018-07-06T13:35:21+00:002 de maio de 2018|

A tecnologia tem modificado a nossa vida em diversos âmbitos, inclusive na forma de fazer negócios. Atualmente, o robô investidor têm ganhado destaque no mercado financeiro por ser inovador, rápido, flexível, eficiente e, em muitos casos, lucrativo.

Mas o que você sabe sobre eles?

Caso conheça alguém que já teve experiência com essa tecnologia, com certeza já ouviu falar o quanto é possível otimizar suas operações com ela. Neste artigo, vamos te apresentar três razões para começar a operar com robôs.

Diferente do que muitos imaginam, robôs investidores não são, definitivamente, uma máquina de fazer dinheiro. Eles são uma ferramenta muito poderosa para otimizar e automatizar seus investimentos.

Mas o que queremos te passar é que o que vai te garantir sucesso na bolsa de valores não são os robôs. É o seu conhecimento e a maneira como você os configura.

Afinal, o que é robô investidor?

Em países onde existe uma cultura de investimento mais fortalecida, é comum o uso de robôs investidores entre traders. Mas o que exatamente isso quer dizer?

Robô é como foi batizado um programa de computador (software). No Brasil os mais utilizados são Python, C++ e MQL.

Logo, um robô investidor se refere a um código implementado em alguma linguagem de programação que permite com que uma estratégia de investimento seja executada de forma automática.

Ou seja, o intuito é que este robô opere com total fidelidade à estratégia pela qual foi programado. Assim, se torna possível realizar uma sequência de tarefas específicas na bolsa de valores para execução de trades.

Se até agora tudo parece um bicho de sete cabeças, não precisa se preocupar! Apesar de estarmos falando de códigos, você não precisa entender de programação para ter o seu robô. A configuração e utilização é mais simples e prática do que você imagina.

Mas se é tão simples e contém tantos benefícios, por que não é frequente ouvirmos falar sobre eles no Brasil?

Um dos principais motivos para essa falta de afinidade e receio do trader brasileiro é a falta de informações claras. Além do desconhecimento de plataformas que oferecem testes antes de ter a segurança em colocar seu robô na conta real, como a SmarttBot.

Qual a vantagem de operar com robô investidor?

Um robô investidor, após parametrizado, não oferece necessidade de nenhuma intervenção humana. Isso tira do investidor o papel de ser obrigado a acompanhar as negociações e da responsabilidade emocional de efetivar elas, assumindo a posição de tomadas de decisão e de operalização.

Abaixo, você pode conferir as três principais razões para você criar o seu robô:

Desconsidere o fator emocional

Os robôs investidores podem ser um bom exemplo para a expressão “frio e calculista”, usada geralmente para descrever pessoas que agem somente pela razão, sem considerar as emoções envolvidas. 

Para o trader, pode ser difícil deixar o fator emocional de lado durante as operações; seja pelo medo de perder dinheiro ou por suposições intuitivas de que os preços poderão mudar a qualquer momento.

Além disso, os robôs não cometem outros tipos comuns de falha humana, como errar em uma interpretação, na quantidade de ordens enviadas ou até mesmo na leitura de um valor.

O robô segue exatamente as suas ordens

Um erro comum e muito grave de quem resolve automatizar suas estratégias é acreditar que ao operar com robôs o lucro é garantido.

O robô é fiel: ele não fará nada além do que for especificado em sua estratégia.

Ou seja, ele vai ser tão bom ou ruim quanto ela. Pode confiar: se a estratégia por trás é vencedora, o robô também será. Caso ocorra algo fora do previsto, o erro pode ter sido cometido no desenvolvimento do robô; seja por alguma configuração ou por uma falha na comunicação com o desenvolvedor.

Fora essas exceções, os trades são executados conforme as regras definidas, de forma consistente e sem influências externas.

Não é necessário saber programar

A programação não é essencial para quem quer começar a investir de forma automatizada. O mais importante é saber sobre investimentos, especialmente sobre análise técnica, indicadores e configuração de stops.

Entretanto, é fundamental que esta tarefa seja designada a uma empresa confiável, com uma equipe de programadores capacitados a desenvolver um robô que execute com precisão a estratégia informada pelo trader.  

Nossa sugestão é a SmarttBot. Na plataforma deles você consegue fazer o seu cadastro e simular com um robô de forma gratuita.

Mas não se esqueça da importância de estar sempre pesquisando para aprimorar suas estratégias e torná-la vencedora.

Conclusão

Essas são apenas algumas das várias vantagens que os robôs oferecem. Entre outras estão a otimização de tempo, o backtesting, a redução de erros, diversificação do trades, disciplina e consistência.

Você não vai precisar ficar durante todo o pregão na frente do computador, o que elimina o medo de se ausentar por alguns segundos e perder boas oportunidades. Ao invés disso, você pode utilizar deste tempo investindo em aprofundar seus estudos sobre o mercado ou curtindo a família.

Ao automatizar suas estratégias, o trader consegue acompanhar mais cenários e executar ordens com mais precisão e velocidade do que se estivesse operando manualmente.

E não é preciso ser um trader experiente ou necessariamente ter uma estratégia em mente. Hoje, é possível escolher dentre os robôs disponíveis no mercado aqueles que melhor se encaixam no seu perfil de investidor, não esquecendo e considerando sempre o risco envolvidos nas suas operações.

Se após essa leitura você se sentir atraído pelos robôs, confira o Guia Completo sobre Robôs Investidores e fique atento com as novidades sobre esse assunto aqui no blog.

Bons investimentos!

Veja também