Por que ter contas em mais de uma corretora?

Você já se perguntou “por que ter contas em mais de uma corretora” e qual a importância disso? Se essa é a sua dúvida, vamos solucionar ela para você.

Quando você é investidor iniciante, tudo parece complicado. Até mesmo abrir uma conta — um processo bastante simples — pode se tornar uma dor de cabeça. Transferir dinheiro pode parecer o fim do mundo. Analisar os investimentos realizados, uma tarefa super difícil. Sem mencionar que tudo isso acaba gerando insegurança!

Agora, imagina passar por isso mais de uma vez? Aliás, imagina ter várias contas abertas em diferentes corretoras e bancos? Parece filme de terror, né? Mas não é!

A verdade é que não é necessário abrir mais de uma conta: com uma corretora você já consegue investir em diversos ativos. Mas, sim, ter conta em mais de uma corretora é uma estratégia muito boa no mundo dos investimentos.

Por que ter contas em mais de uma corretora?

Para começar, vale dizer que tudo que é novo dá muito medo. Se você está começando a investir agora, abrir várias contas pode parecer algo muito complicado e sem sentido. Mas isso é totalmente normal! Aos poucos, você vai pegando a experiência e se sentindo mais à vontade para se aventurar nos investimentos.

Sabe aquele seu amigo mestre em finanças? Pode perguntar para ele. Com certeza ele tem conta em mais de um banco ou corretora. E nós vamos te explicar por que isso é tão legal!

por que ter contas em mais de uma corretora

Para desmistificar

Sabe aquela frase muito falada na hora de investir: “Você não deve colocar todos os ovos na mesma cesta”? Ela NÃO SE APLICA às corretoras.

Quando se pensa em abrir contas em diferentes corretoras, a primeira coisa que muitas pessoas pensam é que isso deve ser feito para que você não corra o risco de a corretora falir e você perder o seu dinheiro. Se você tiver conta em várias, você não corre esse risco.

Isso é uma afirmação super errada! O risco do seu investimento não depende da atuação da corretora. Esse tipo de instituição é só um meio de intermediação entre você e a sua aplicação. Ou seja, o seu dinheiro não está NA corretora, ele só PASSA pela corretora para que ela invista no ativo desejado.

Por exemplo, se você vai investir em um CDB do banco A, tanto faz se você vai escolher a corretora X ou Y. O que importa é o investimento escolhido! Se a corretora quebrar, nada acontece com o seu dinheiro, já que o valor investido está no CDB do banco A e está em seu nome, em seu CPF.

É claro que, se você transferir o dinheiro para a corretora e nunca usá-lo, aí sim ele está sob posse da corretora. Mas você não vai fazer isso, certo? Quando for transferir uma quantia para a sua corretora, você vai investir e não deixar parado na conta da corretora.

“Então, se você está dizendo que a corretora não tem nada a ver com o risco e que eu posso investir em diversos ativos pela mesma corretora, por que eu abriria conta em mais de uma?” É isso que vamos te mostrar!

Taxa zero!

Você sabia que, para abrir uma conta antigamente, era necessário fazer tudo fisicamente, por telefone ou por carta? Era necessário um monte de assinaturas e até mesmo reconhecer firma em cartório!

Hoje em dia é tudo muito mais fácil. O máximo que acontece é você ter que mandar foto do seu documento e comprovante de residência — como você está o dia todo com o seu smartphone em mãos, isso não é um problema.

O mundo mudou e ficou muito mais simples de investir! Diversos bancos e corretoras estão desenvolvendo plataformas digitais super intuitivas em que é possível, com um clique, abrir uma conta. Online, rapidamente e sem dor de cabeça.

Muita gente confunde conta de corretora com conta de banco. Normalmente, nos bancos brasileiros mais tradicionais, você precisa pagar uma taxa de manutenção para conta corrente. Ou seja, você paga um valor mensal e tem acesso a algumas funções como transferências, saques e cheque.

A sua conta em uma corretora não é uma conta corrente. É uma conta de investimentos e ela não possui nenhuma tarifa de manutenção e, muito menos, tarifa de abertura. Isso significa que você pode criar quantas contas quiser em quantas corretoras desejar que você não terá gasto nenhum!

Em uma corretora, uma conta não utilizada não traz gasto nenhum para o cliente. E, melhor ainda, mesmo investindo, muitas corretoras têm taxa zero.

Se você for investir em renda fixa (CDBs, RDBs, Tesouro Direto, LCIs, LCAs e etc), por exemplo, a maioria das instituições financeiras não cobra taxa alguma. Ou seja, você só vai transferir para a sua conta na corretora aquilo que você quiser investir – sem ter nenhum prejuízo com taxas de corretagem, tarifas de administração… Nada disso!

Como o custo é zero, é muito interessante ter conta em mais de uma corretora para que você conheça diferentes formas de investir, aprenda como mexer em diferentes sistemas e, é claro, aproveite as melhores oportunidades em cada uma delas.

por que ter contas em mais de uma corretora
9 motivos para você ter contas em mais de uma corretora.

Não perca as oportunidades

No mundo dos investimentos, as boas oportunidades vêm e voltam. E você precisa ficar ligado para não perdê-las! Uma estratégia muito boa para não perder nenhuma oportunidade é ter contas em várias corretoras.

Sim, abrir conta pode ser uma ótima maneira de garantir sempre a melhor opção de investimento.

Isso acontece porque os investimentos podem perder o lastro (ou seja, perder a disponibilidade no mercado) muito rapidamente. E por mais que seja simples e gratuito de abrir conta, não é momentâneo (precisa de algumas horas ou alguns poucos dias até ter a aprovação da conta).

Exemplo prático: você estava navegando pelo Yubb e encontrou uma super “promoção” da corretora W: um CDB com um rendimento muito mais alto que o normal. Você fica super animado e decide investir!

O “problema” é que você não tem conta na corretora W. Aí você vai lá, preenche o cadastro, envia fotos do seu documento e abre a sua conta. No entanto, demora de 24 a 48 horas para a sua conta estar realmente ativa e você poder concretizar o investimento.

Resultado: no dia seguinte, com a conta ativa, você vai investir naquele CDB super rentável e… ele não existe mais!

Como nós dissemos, tudo é muito rápido nesse mundo e as boas oportunidades desaparecem rapidamente. Se você já tivesse conta na corretora W, conseguiria ter investido sem problemas nenhum.

A conclusão é que é muito bom ter contas em diversas corretoras para aproveitar as oportunidades do mercado e não sair perdendo. Desse jeito, sempre que surgir uma aplicação mais rentável, você vai conseguir investir!

Cuidados

Como nós falamos, ter conta em mais de uma corretora é só vantagem! O máximo que vai acontecer é você ter algumas contas paradas, mas isso não importa já que a taxa de manutenção é zero.

No entanto, vale deixar a dica de alguns cuidados que você precisa tomar. Principalmente, você precisa saber que cada instituição financeira tem o seu modo característico de operar e é necessário se organizar para administrar todas.

Lembre-se que você terá uma senha em cada uma delas, ou seja, organize-se para não esquecê-las. Também terá que dar uma olhada nos extratos para ver se está tudo certo, conferir o rendimento dos investimentos… Enfim, saber administrá-las!

Mas esse é um “cuidado” muito pequeno perto dos benefícios que essa estratégia pode te trazer. Vale muito a pena! Então, hora de abrir conta em bancos e corretoras para investir melhor!

 

E aí? Entendeu por que ter contas em mais de uma corretora é bom? Se você seguir as nossas dicas, pode ter certeza, daqui em diante, não vai perder nenhuma boa oportunidade de investimento. E se você tiver alguma dúvida é só mandar aqui nos comentários que respondemos ela para você!

 

Débora é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.