O Que É Análise Técnica?

Antes de começar a aprender os recursos e encontrar a melhor plataforma gráfica, é necessário entender o que é análise técnica e a que ela se destina.

Muitos investidores pulam esta etapa e já vão afobados utilizar gráficos para tomar suas decisões de investimento. Na grande maioria das vezes, o resultado disso está longe de ser bom.

Neste artigo vou explicar o que é a análise técnica, em quais princípios ela está baseada e principalmente o que ela é capaz de fazer.

o que é análise técnica
Análise técnica é bem mais simples do que isso!

Definição de análise técnica

John J Murphy - análise técnicaDe acordo com um dos principais autores sobre o assunto, John J. Murphy:

“Análise técnica é o estudo dos movimentos do mercado, principalmente pelo uso de gráficos, com o propósito de prever futuras tendências no preço.”

Sendo que o termo “movimento do mercado” inclui três principais componentes:

– Preço
– Volume
– Taxa de Juros (usado somente para opções e futuros)

Fundamentos da Analise Técnica

Todo o fundamento da análise técnica está baseada em três premissas principais:

  1. Movimentos do mercado já descontam tudo
  2. Preços se movem em tendencias
  3. História repete a si mesma

banner-guia-analise-tecnica-bdi

1.  Movimentos do mercado já descontam tudo

Esta premissa é a mais fundamental de todas. Uma vez que ela não seja devidamente entendida, nada mais fará sentido na análise técnica.

Ela afirma que todos os fatores que afetam o preço (fundamentalistas, políticos, psicológicos, etc) já são imediatamente descontados pelo mercado e refletidos no preço atual do ativo. Consequentemente, tudo com que o investidor deve se importar é o movimento dos preços.

Em outras palavras, o que a análise técnica afirma é que os preços refletem o equilíbrio entre a oferta e a demanda por um  determinado ativo:

  • Se a demanda for maior que a oferta, o preço deve aumentar
  • Se a demanda for inferior a oferta, o preço deve cair

Invertendo este pensamento, chega-se a conclusão de que:

  • Se o preço está subindo, é porque a demanda está mais forte que a oferta, de modo que os fundamentos estão em alta
  • Se o preço está caindo, é porque a oferta esta mais forte que a demanda, de modo que os fundamentos estão em baixa

Perceba portanto que na base da análise técnica não é o gráfico que faz o mercado se movimentar, e sim as forças do mercado que estão refletidas nos gráficos.

Como consequência, os grafistas sabem que existem motivos para o mercado subir ou cair, porém não se importam com eles. O que realmente importa é o que as forças do mercado estão mostrando e qual o sentido mais provável de ser seguido.

2. Preços se movem em tendências

o que é análise técnicaO conceito de tendência é absolutamente relevante para a análise técnica.

Novamente entender esta premissa é fundamental para evoluir seus estudos de análise técnica, caso contrário nada mais fará sentido.

Todo o propósito de seguir os movimentos do mercado com gráficos está em identificar e seguir tendência logo no início de sua formação, e assim poder negociar no mesmo sentido que elas.

Existe um conceito amplamente difundido de que:

“Uma tendência que está ocorrendo é mais provável de continuar do que de reverter.”

Sendo toda a teoria de seguir tendências baseada na abordagem de aproveitar uma tendência existente, até que ela dê sinais de reversão. Para isso são utilizados os indicadores de análise técnica.

3. História repete a si mesma

Muitos dos conceitos de análise técnica têm haver com o estudo da psicologia humana.

Padrões gráficos por exemplo, refletem a situação psicológica do mercado. Como estes padrões funcionaram bem para prever os preços no passado, assume-se que funcionarão bem para prever os preços no futuro.

Neste caso acredita-se que o futuro será uma repetição do passado.

Vantagens da Análise Técnica

o que é análise técnicaA análise técnica é uma abordagem de análise de investimentos assim como qualquer outra (fundamentalista, econômica, etc).

No entanto, ela possui vantagens muito particulares em relação às demais abordagens:

Flexibilidade

Todos os mercados passam por momentos mais quentes, com tendências muito formtes, e por momentos mais frios, sem muita tendência definida.

No entanto como no mundo existem inúmeros mercados (ações, futuros, ouro, câmbio, índices, etc), sempre há algum que está com mais tendência e que o analista gráfico pode tirar mais proveito.

Outras abordagens já não têm esta vantagem. A análise fundamentalista, por exemplo, tende a se focar muito em um setor ou mercado específico, entendendo a fundo as necessidades daquele mercado.

Em momentos em que aquele determinado mercado passo por situações de maior indefinição, fica difícil para o o investidor fundamentalista obter lucros.

Visão do Todo

Outra vantagem oferecida pela abordagem técnica é uma visão mais geral sobre os mercados. Uma vez que os movimentos costumam estar muito correlacionados, o grafista consegue determinar melhor a condição atual, evitando a armadilha de olhar somente para um nicho do mercado.

Críticas à Análise Técnica

Como toda abordagem analítica a análise técnica também possui suas limitações e suas criticas.

Profecia Auto Realizável

Com a popularização dos conceitos de análise técnica, quando formados os padrões gráficos e padrões de tendência acabam tornando-se um motivo em si para que o preço do ativo se movimente. Ou seja, se todos os investidores apostam que o Ibovespa irá cair caso perca os 50.000 pontos, ele de fato irá cair.

É Muito Subjetiva

Outra crítica é a de que análise técnica é na realidade algo extremamente subjetivo, que nunca teve sua eficácia comprovada matematicamente, estando quase que completamente à mercê das decisões do investidor.

Ambas essas críticas têm seu fundamento, porém também são contraditórias entre si. Veja que se a análise técnica é algo que está na cabeça do investidor, como pode também ser algo tão amplamente conhecido para movimentar o mercado por si só?

A verdade é que analisar gráficos de fato é uma habilidade, que requer experiência e aprendizado. Os resultados não são objetivos e requer que cada investidor reflita sobre suas decisões individualmente.

Imagine que mesmo se todos os investidores concordassem sobre as previsões de preço futuro, cada um entraria no ativo em um momento diferente e realizaria lucros com objetivos diferentes.

Gráfico Bovespa Tempo Real

Agora que você já sabe o que é a análise técnica, que tal por em prática? Conheça nossa plataforma de análise com todos os gráficos da bolsa de valores em tempo real.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Danilo Goncalves

    Obrigado pela informação eu acompanho sempre as análises técnicas do portal da FBS FXBazooka, tudo sobre Análises em Forex.

  • Paulo Oliveira

    Diego,

    Em outro post fiz um comentário dizendo que eu estava perdido diante de tantas informações sem link umas com as outras. Lendo esse agora percebi que falta para os iniciantes (como eu) tipo um “dicionário do investidor ” abrangendo todo o universo da bolsa. Fica aqui minha singela sugestão e quem sabe não encare essa empreitada !!! Forte abraço e parabéns pelo seu trabalho.

  • John Murphy e suas excelentes análises

  • friv 2 friv 3 friv 4

    Eu também gosto do modo que o John Murphy vê a análise técnica.

  • Pedro

    Explicação bastante clara.
    Eu também gosto do modo que o John Murphy vê a análise técnica.