5 Maneiras de Não Ter Prejuízo na Bolsa de Valores

Por |2018-06-08T08:00:23+00:008 de fevereiro de 2016|

Um do ensinamentos mais valiosos do mercado financeiro é:

Cortar as perdas e deixar o ganhos fluírem.

No entanto, a maior parte dos investidores parece não levar essa idéia muito a sério e acaba fazendo o contrário: vende as ações após pequenas valorizações para garantir o ganho e segura as baixas com medo de realizar as perdas.

O resultado na maior parte das vezes é um grande prejuízo na bolsa de valores.

Continue lendo este artigo para aprender algumas estratégias de como evitar o pior.

prejuizo na bolsa de valores

1# Aceite que perdas irão acontecer

Ninguém em sã consciência compra uma ação achando que o preço vai cair.

No entanto, muitas vezes é exatamente o que acontece. E sabe o que? Isso é absolutamente normal! Ter perdas faz parte de investir na bolsa de valores. E seu papel como investidor é reconhecer isso e estar preparado para lidar com esta situação.

Muitos investidores não estão preparados para lidar com perdas e simplesmente não sabem cmo reagir quando elas acontecem.

Portanto seu objetivo deve ser minimizar as perdas e não tentar evitá-las.

2# Não pense que o preços vai voltar onde estava

Se você olhar o gráfico do Índice Bovespa, vai ver que existem momento em que ele estava lá em cima, depois foi lá para baixo e voltou lá para cima, e assim por diante.

Por conta disso muita gente pensa que, em algum dia no futuro, as ações que caíram de preço ainda vão voltar a valer o que valiam.

Isso é uma grande MENTIRA!

Os índices da bolsa de valores, como o Ibovespa, são compostos pela ações campeãs, ou seja por aquelas que estão sendo muito negociadas e por empresas que possuem um alto valor de mercado.

Quando alguma dessas empresas começa a ir mal, consequentemente ela sai do cálculo do Ibovespa. Em outras palavras os índices estão constantemente sendo reajustados para considerar somente as empresas que estão sendo bem sucedidas. Dando a falsa impressão de que o preço sempre volta a subir.

Se você ainda não entendeu, pegue o gráfico da OLX (que já foi muito significativa no cálculo do Ibovespa) e compare com o gráfico do Ibovespa, e veja se o preço da OLXP3 voltou a subir como o índice…

Os índices mostram a média das vencedoras e não são base para justificar o que vai acontecer no futuro com uma determinada ação.

evitar prejuizo na bolsa

3# Não vender não significa que você “ainda” não perdeu dinheiro

Muitos investidores não vendem suas ações após sofrerem um grande prejuízo na bolsa, pensando que se venderem vão perder dinheiro. A verdade é que a perda já aconteceu!

Ao não vender essas ações é como se você continuasse investindo nelas, apostando que elas têm mais poder de valorização que qualquer outra ação.

Se você reavaliou o cenário, testou outras possibilidades e determinou que aquela ação realmente ainda é a melhor opção (algo muito raro de acontecer), tudo bem deixar seu dinheiro ali. No entanto, praticamente nunca é isso que acontece.

Na realidade muitas pessoas não querem admitir que erraram e continuam fazendo um mau investimento por conta de não querer aceitar a situação.

Antes de tomar a decisão de não vender pergunte-se:

Eu investiria nesta ação agora?

perdas na bolsa de valores

4# Cuidar bem do seu dinheiro na alegria e na tristeza

Quando estamos ganhando dinheiro na bolsa de valores, é muito fácil cuidar bem de nossos investimentos. Diariamente acompanhar os ganhos e celebrar o lucro e como somos bons investidores e acertamos ao investir em determinada empresa.

Agora, e o que acontece quando começamos a perder dinheiro na bolsa de valores?

Na maior parte do casos os investidores começam a negar seus investimentos e dar menos atenção a eles, ignorando as perdas que estão ocorrendo, no momento em que mais deveria estar acompanhando seu próprio dinheiro.

Não cometa este erro. Sua disciplina de investidor em acompanhar seus rendimentos, deve permanecer a mesma, independente dos ganhos e perdas.

 

Prepare-se para o melhor, mas esteja pronto para o pior.

5# Pequenos prejuízos não são ruins

Lembre-se que você pode usar prejuízos para compensar lucros futuros no imposto de renda.

É muito importante que todo investidor saiba bem como funciona o imposto de renda na bolsa de valores (acesse o Guia do IR na Bolsa aqui).

Portanto se você tiver pequenos prejuízos pode ir acumulando-os para compensar lucros futuros e não ter que pagar imposto de renda sobre eles.

No entanto, grande perdas dificilmente serão compensadas por lucros futuros, a menos que você tenha a habilidade de ter um lucro tão grande quanto sua perda (é difícil).

Então, para finalizar fica o último ensinamento:

Realize suas perdas enquanto ainda são pequenas, elas podem ser facilmente compensadas no imposto de renda no futuro.

Resumo: estratégias para não ter prejuízo (com dica Bônus)

Utilize o formulário abaixo para fazer o download do pdf com o resumo das dicas para não ter prejuízo na bolsa. Com a 6ª dica bônus e qualidade para impressão:

[thrive_leads id=’5699′]

Veja também