Indicador Canais de Preço na Análise Técnica

O indicador Canais de Preço é um indicador de simples utilização e significado.

Basicamente trata-se de linhas colocadas acima e abaixo do preço atual de um determinado ativo. A linha, ou canal superior, é definido na alta do x – período, e o canal inferior é definido na baixa do mesmo período.

indicador canais de preçoPara um Price Channel de 20 dias, por exemplo, o canal superior será igual ao máximo valor observado nos últimos 20 dias de negociação, e o canal inferior será o valor mais baixo observado nesse mesmo período.

Os Price Channels podem ser utilizados para identificar sinais do inicio de uma tendência de alta ou de baixa. Além disso, também auxiliam a identificação de níveis sobrecomprados e sobrevendidos dentro de uma tendência maior.

Como é calculado

As bandas dos Canais de Preço são calculadas de acordo com a seguinte fórmula matemática:

    • Linha do Canal Superior = Máximo do x – período de dias de alta
    • Linha do Canal Inferior = Mínimo do x – período de dias de baixa

No qual o x – período é o número de períodos do gráfico que se deseja analisar.

canais de preço petr4

No gráfico acima observa-se a utilização do indicador Price Channels para um período de 20 dias em um gráfico diário do ativo PETR4.

Configurando o indicador

Lembrando que é possível alterar o número de períodos de suas análises utilizando os canais de preço na Plataforma Gráfica do Bússola do Investidor de modo a calibrar as suas análises do jeito que desejar.

Usar períodos mais curtos, como 10 dias, por exemplo, produz canais mais apertados, enquanto que períodos mais longos produzem canais mais separados. Também é possível fazer a análise utilizando-se do Price Channels em gráficos de diferentes períodos.

Como interpretar

Os Price Channels podem ser usados para identificar momentos de alteração de tendência.

Quando se está analisando um ativo com o Price Channels de 20 dias, por exemplo, e o preço do ativo em um determinado dia fica acima dos canais, esse novo máximo pode significar uma numa nova tendência duradoura (o gráfico abaixo mostra o indicador de análise técnica na VALE5).

Se essa análise for feita com o período de 20 semanas em um gráfico semanal, isso é um indicador ainda mais forte de que isso pode ocorrer. E um pensamento equivalente vale para quando um novo mínimo é registrado abaixo do Canal Inferior.

gráfico vale5 análise técnica

Regiões sobrecomprada ou sobrevendida:

Identificar níveis de sobrevenda ou sobrecompra com os Canais de Preço pode ser uma tarefa difícil. Isso ocorre pelo fato de que ativos podem ficar sobrecomprados e permanecer assim por muito tempo em uma forte tendência de alta.

De modo semelhante, o mesmo pode ocorrer em uma forte tendência de baixa, na qual o ativo atinge um nível sobrevendido e ali permanece por um longo período. Assim, um ativo pode romper a linha superior de um Canal de Preço e continuar sem alterar a trajetória. Na realidade a própria linha superior do Canal vai se adaptar à essa nova máxima.

E o mesmo pode ocorrer caso o ativo rompa a linha inferior do Canal de Preço. Isso também pode ocorrer com outros indicadores de Análise Técnica, como, por exemplo, o Oscilador Estocástico.

Recomenda-se mesclar a análise utilizando os Price Channels em gráfico semanal e diário. Assim, quando identificada uma boa tendência de alta em uma análise de Price Channels com gráfico semanal, por exemplo, se pode utilizar o gráfico diário para identificar momento de sobrevenda dentro dessa tendência mais forte, que pode significar um bom momento de fazer novas compras.

Nesse primeiro gráfico, por exemplo, estamos vendo o ativo AMBV4, em forte tendência de alta usando os Price Channels em um gráfico semanal.

gráfico AMBV4 análise técnica

E a análise em um gráfico diário aponta diversos momentos nos quais a ação fica na região sobrevendida em meio à essa forte tendência de alta.

Esses pontos indicados no gráfico são ótimos pontos de entrada.

indicador canais de preço análise técnica

Conclusões:

Os Canais de Preço nos indicam quando um ativo rompe o máximo ou mínimo dos últimos x – períodos. Um ativo que persistentemente rompe a linha superior de um canal mostra grande força compradora do mercado, testando novas máximas.

Por outro lado, quando o ativo está rompendo o canal inferior, isso pode significar uma grande pressão vendedora desse ativo. Mas é importante fazer dois comentário adicionais sobre a utilização desse indicador:

a) utilizar dois períodos distintos de gráfico (como diário e semanal no exemplo citado acima) pode ajudar a encontrar bons pontos de compra e de venda em meio à movimentos de mais longo prazo; e

b) os Price Channels podem ser usados em complementaridade de outros indicadores de Análise Técnica, de modo que a análise fique mais precisa.

Confira os artigos sobre os Canais de Keltner e as Bandas de Bollinger, que podem ajudar nas suas análises.

Além disso, não deixe de usar a Plataforma Gráfica do Bússola do Investidor. Lá você pode utilizar todos estes indicadores em suas análises e configurá-lo da maneira que preferir.

Bons Investimentos!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.