5 Motivos Para Calcular o Imposto de Renda Mensal

Todos os anos quando chega a época de declarar o IRPF, milhares de investidores têm de encarar as consequências por não terem feito o cálculo do Imposto de Renda mensal.

Pelas regras da Receita Federal, todos que realizaram qualquer operação na bolsa de valores são obrigados a entregar a declaração anual.

Multas por atraso é só um dos problema. Muitos investidores ainda não consideram a apuração do IR mensal como parte do processo de investimento.

Por sorte, alguns acabam encontrando ao Guia do IR na Bolsa. Ou a Calculadora de IR que temos aqui no Bússola do Investidor, que faz todo o trabalho de calcular o Imposto de Renda mensal em poucos minutos.

Para ficar claro o quanto é importante calcular seu IR mensal, juntei os 5 principais motivos que você deve saber. Independente de ter tido lucro ou prejuízo no mês:

1. Com o imposto de renda mensal você economiza dinheiro

IR mensalVocê se esforçou para escolher as melhores corretoras de valores e as melhores empresas para investir o seu dinheiro. Quando o seu trabalho finalmente dá resultados você vai usá-los para pagar multas ao governo?

Não faça isso!

Você tem até o último dia útil do mês seguinte para fazer o cálculo e recolher seu IR mensal referente a um determinado mês. Após esta data você já estará pagando com atraso. O que implica em multas e juros.

Quando combinados, multas e juros podem chegar a mais de 40% do valor devido. O equivalente a pagar uma alíquota IR de 28% ao invés de 20%, no caso de uma operação day trade.

Multa:

  • 0,33% por dia de atraso, limitado a 20%.
  • O número dos dias em atraso é calculado somando-se os dias, do primeiro dia útil a seguir do vencimento do imposto até o dia em que ocorrer o pagamento.

Juros:

  • Soma da taxa Selic desde a do mês seguinte ao do vencimento do imposto até a do mês anterior ao do pagamento, acrescentando-se a esta soma 1% referente ao mês de pagamento.

2. Você descobre se está isento ou não

Mesmo que você obtenha lucro com a venda de suas ações, não é certeza de que deve recolher imposto de renda.

Operações normais de ações têm isenção no lucro quando o valor total das vendas no mês é inferior a R$20.000. A maneira de descobrir é apurando todas as suas operações realizadas no período.

Outro ponto importante é que mesmo estando isento você deve guardar o valor do seu lucro, uma vez que será necessário informa-lo na declaração anual de imposto de renda (IRPF).

3. Fica muito mais fácil de compensar prejuízos

apurar IR mensalA Receita Federal permite que você utilize seus prejuízos passados para abater lucros que seriam tributados. Não há porque você não aproveitar esta vantagem em fazer seus prejuízos serem um pouco menores.

Aqui no Bússola do Investidor, temos um artigo sobre como compensar prejuízos em ações.

Você vai ver que o trabalho não é tão fácil assim, uma vez que você deve separar as operações por tipo normal e day trade. Apesar de não ser nada muito complicado quando pensamos no mês a mês, acaba se tornando um trabalho enorme quando é deixado para a última hora.

4. Ajuda a controlar seus custos

Os benefícios de apurar seu imposto de renda mensal vão além de estar em dia com a Receita Federal. Um deles é o maior controle de seus custos; tanto operacionais quanto o preço médio de suas ações.

Os custos operacionais são corretagens, taxas e emolumentos pagos para que você consiga executar suas ordens. Como estes custos devem ser incluídos no custo de aquisição de suas ações, acaba sendo necessário que você tenha um rígido controle sobre os seus gastos.

Em relação ao preço médio, ele é necessário para determinar seu lucro no momento da venda. Ele é um indicador útil pois informa rapidamente quanto seria seu lucro se você vendesse todas as suas ações pelo preço vigente.

5. Existe uma Calculadora de IR que faz tudo isso para você

Como você já deve ter percebido, apurar e calcular o Imposto de Renda mensal não é um trabalho fácil de ser feito manualmente. Mas a boa notícia é que não precisa ser assim!

Aqui no Bússola do Investidor temos uma Calculadora de Imposto de Renda para investidores que faz todas as etapas do processo em minutos. O nosso sistema verifica se você está isento; compensa seus prejuízos ainda não compensados; controla todos os seus custos e até já gera a DARF pronta para pagamento.

Para deixar as coisas ainda mais fáceis, é possível importar o arquivo de suas notas de corretagem e o sistema reconhece automaticamente todas as suas operações.

Agora que você já sabe tudo isso, nunca mais deixe de apurar seu IR mensal corretamente!

Calculadora de IR e ações

BÔNUS: Guia do Imposto de Renda na Bolsa

Ter uma ferramenta que faz tudo para você é uma grande ajuda. Mas não pense que você não precisa conhecer as regras; muito pelo contrário!

Conhecer como o Imposto de Renda em ações e na bolsa funciona pode fazer você pagar menos imposto, compensar prejuízos, entre outras vantagens. Para quem sabe o valor do conhecimento, sugiro conferir este guia sobre Imposto de Renda em ações e outros ativos da Bovespa.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.