Gráficos BMeFBovespa: como usá-los a seu favor

Por |2018-06-08T08:00:47+00:007 de setembro de 2016|

Os gráficos BM&FBovespa são com toda certeza os mais vistos e usado pelos investidores na bolsa de valores brasileira. E não é à toa. Praticamente nenhum outro gráfico pode passar tantas informações importantes como este.

Neste artigo você vai aprender como utilizar este gráfico a seu favor para poder tomar decisões melhores na hora de investir.

Olhando o Longo Prazo

“Uma imagem fala mais que mil análises.”

A grande vantagem dos gráficos BM&FBovespa é que eles retratam com bastante fidelidade os movimentos do mercado. Só de olharmos para a imagem já podemos entender o que está acontecendo; como o mercado está se comportando.

gráficos da BM&FBovespa

A imagem acima, feita utilizando a plataforma gráfica do Bússola do Investidor, mostra o gráfico do índice Bovespa nos últimos 12 anos. Mesmo um investidor que não sabe nada sobre o Brasil, já pode ter uma ideia perfeita de como a economia brasileira se comportou durante este período olhando para o gráfico.

Você já imaginou quanto dinheiro poderia ganhar se pudesse ter olhado para esta gráfico há 12 anos atrás?

Você saberia que o período de alto crescimento da economia foi de 2004 à 2008; saberia do crash na bolsa americana em 2009; que o desde então o mercado não se recuperaria mais, andando de lado e para baixo até hoje.

Agora vamos olhar algumas vantagens dos gráficos BM&FBovespa para o médio e curto prazo:

Entendendo o Médio Prazo

Assim como no longo prazo (vários anos) podemos ter um bom entendimento do mercado mesmo sem fazer nenhuma análise, no médio prazo isso também é verdade.

Porém, para períodos como um ano ou alguns meses, faz mais sentido aplicarmos indicadores de análise técnica. Eles nos ajudam a entender também os prováveis movimentos futuros do mercado.

Screen Shot 2016-09-07 at 4.20.39 PM

Na imagem acima aplicamos uma Média Móvel Exponencial com 50 períodos. Logo de cara ela já nos mostra como a tendência de médio prazo do mercado é de alta. Com exceção de um curto período em maio e junho, o gráfico manteve-se praticamente o tempo todo acima da linha da MME50.

Este gráfico utiliza Candlesticks para evidenciar ainda mais a magnitude dos movimentos do mercado durante os períodos do gráfico, no caso de 1 dia.

Acompanhando no Curto Prazo

Gráficos BM&FBovespa de curto prazo são extremamente úteis para os day traders, swing trades e outros investidores que negociam quase que diariamente.

graficos bmfbovespa

Pela imagem é possível ver que existe uma tendência de alta clara no Índice Bovespa no curto prazo. Mas não tão forte quanto a que o médio prazo apresentou.

Gráficos BM&FBovespa de curto prazo são extremamente úteis para entender quais as perspectivas atuais do mercado para o próximo dia.

O fato de os Candlesticks estarem bem acima da linha da MME50 mostra que a tendência ainda tem força. E que é provável que a tendência permaneça.

Caso a linha dos Candles cruze para baixo da MME, podemos entender isso como um sinal de que a tendência está perdendo força e pode haver uma reversão.

Negociando no Daytrade

Para quem realmente negocia diariamente na bolsa de valores fazendo day trade, os gráficos com períodos extremamente curtos são bastante importantes.

Podemos analisar gráficos BM&FBovespa com até 1 minuto de frequência. Mas na prática é melhor usar um mínimo de 5 minutos.

Com Candlesticks de 5 minutos podemos facilmente plotar em um gráfico o comportamento da Índice Bovespa durante um único dia; ontem ou hoje, por exemplo.

Graficos day trade

Pelo gráfico de curto prazo também é possível ver uma tendência de alta que esteve com força durante praticamente todo o dia.

Especialmente na bolsa de valores brasileira, a maioria das ações reflete o comportamento do Ibovespa; um excelente indicador do que esperar dos movimentos futuros da grande maioria dos ativos.

Agora, para realmente aprender o que expliquei aqui, é importante que você teste isso na prática. Sugiro fazer o seguinte exercício:

Exercício Prático

1# Acesse os gráficos BM&FBovespa em sua plataforma. Pode ser aqui pela plataforma gráfica do Bússola do Investidor.

2# Coloque o gráfico com frequência de 1 semana. Dê o mínimo de zoom que puder para analisar o longo prazo.

  • O que você vê?
  • Consegue relacionar os movimentos com os acontecimentos na economia brasileira?

3# Coloque o gráfico com frequência de 1 dia. Dê zoom até ter o período dos últimos 12 meses na janela.

  • O que você vê?
  • Existe alguma tendência?

4# Coloque o gráfico com frequência de 1 hora. Aproxime o zoom até ter o período das últimas semanas na sua tela.

  • O que você vê?
  • Existe alguma tendência ou movimento marcante?
  • Você consegue relacionar estes movimentos com as notícias recentes?

5# Coloque o gráfico com frequência de 5 minutos. Aproxime o zoom até ficar com o dia anterior completo em sua tela.

  • O que você vê?
  • Você entraria ou sairia do mercado no dia seguinte quando vê esse gráfico?

Fique a vontade para compartilhar suas descobertas nos comentários aqui abaixo!

Veja também