O Poder do Gráfico OHLC na Análise Técnica

Através da Plataforma de Análise Gráfica do Bússola do Investidor, você pode configurar a visualização das informações dos preços dos gráficos através de cinco formatos diferentes: Linha, Candlestick, Barras, Área e o OHLC.

Neste artigo, nós vamos explicar o fundamento por trás do estilo OHLC para gráficos – uma das opções mais populares dentro da análise gráfica.

gráfico OHLC não leva essa nome a toa.

Cada letra dessa sigla significa uma palavra em inglês:

  • open (O)
  • high (H)
  • low (L)
  • close (C)

gráfico OHLCEm português, seria o preço de abertura, a máxima do período, a mínima e o fechamento. Esses são os quatro elementos que são utilizados para formar cada uma das barras do OHLC, e valem para todos os períodos de tempo disponíveis na Plataforma Gráfica do Bússola.

Observe no gráfico do Ibovespa abaixo, como cada um dos quatro elementos compõem o OHLC:

Além dos quatro elementos que se usa para compor cada um dos pontos de cada barra de OHLC também é comum utilizar cores para visualizar rapidamente se o mercado fechou em baixa ou em alta.

A maioria dos investidores costuma usar a cor vermelha para um período de perdas e verde para um período de alta nos preços.

Naturalmente, você pode configurar as cores das barras OHLC na Plataforma de Análise Gráfica do Bússola do Investidor.

Veja abaixo um gráfico com o OHLC:

gráfico OHLC

Vamos aproveitar para observar um exemplo prático de como “ler” um gráfico OHLC. No gráfico abaixo, temos a série do Ibovespa mensal, indicando cada um dos quatro elementos que compõem o OHLC observados naquele mês. Destacamos dois pontos específicos para identificar cada um dos pontos de cada barra em OHLC.

OHLC análise técnica

Vantagens do OHLC

Cada investidor tem suas preferências quando se trata da visualização de gráficos e análises. Além de diferentes setups de indicadores, também há possibilidade de configurar os gráficos da maneira que desejar.

Os gráficos OHLC tem uma vantagem com relação à outros tipos de gráficos (notadamente os gráficos de linha, barra e área) por adicionar muito mais informações do que apenas o preço de fechamento.

Como explicado anteriormente, os gráficos OHLC informam, para cada período de tempo, os preços de abertura, fechamento, máximo e mínimo. A flutuação e volatilidade do mercado de capitais é uma variável muito importante nas análises, e apenas fazer estudos com base no preço de fechamento pode empobrecer suas análises.

Não deixe de configurar os gráficos OHLC na Plataforma de Análise Gráfica do Bússola do Investidor para fazer suas análises.

Bons investimentos!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.