4 Vantagens de Usar Uma Estratégia Day Trade Automática

Uma estratégia day trade automática é um conjunto de regras que determinam os momentos de comprar e vender ativos na bolsa de valores, que foi passado à um computador, para que este realize automaticamente o envio de ordens em tempo real.

Ou seja, este tipo de estratégia permite que o investidor concentre sua atenção em outras coisas, mais importantes do que ter que ficar acompanhando o mercado a cada segundo.

Este é o segundo artigo de uma série sobre automação de trading e criação de algoritmos para investir na bolsa de valores (leia o primeiro artigo aqui). Continue lendo para entender no que exatamente consiste uma estratégia automática de trading.

estrategias-day-trade-automaticas

Manual vs. Automático

Realizar operações na bolsa de valores de maneira manual é a realidade para a maioria dos investidores atualmente. E muitos sentem-se plenamente confortáveis com isso, mas a verdade é que um investidor profissional não pode se dar ao luxo de não utilizar estratégias automáticas.

Trading Manual

O método manual, em geral, possibilita um modelo mais complexo de tomada de decisão. Envolve diversas fontes de informação, onde o investidor analisa notícias, gráficos e vários outros fatores antes de tomar uma decisão.

Com este método é possível rapidamente adaptar sua estratégia com novas informações ou acontecimentos.

Trading Automático:

O método automático permite que o investidor acompanhe o mercado de uma maneira que seria impensável de outro modo. Ao invés de focar suas atenções em um único ativo, a estratégia de day trading automática permite que milhares de ativos sejam acompanhados simultâneamente.

Por ser executado por computadores, a eficácia vai depender totalmente da qualidade da estratégia e das variáveis que foram consideradas.

Vantagens das Estratégias Automáticas

Estratégia Day Trade

Automatizar suas estratégias day trade pode ser uma excelente idéia, se os seguintes pontos são importantes para você:

 

1# Precisão e Eficiência

Por mais rápido que você seja, garanto que não consegue bater seu computador em termos de velocidade para analisar e enviar ordens de compra e venda.

Muitas vezes, ainda mais em algoritmos (estratégias automáticas), poucos segundos podem fazer toda a diferença em entrar ou sair de uma operação no momento certo.

É muito diferente rodar e atualizar uma estratégia em tempo real, ainda mais quando o mercado está altamente volátil, do que traçar uma estratégia off line, em uma folha de papel…

2# Múltiplos Mercados

Poder atuar simultaneamente em diversos mercados é uma grande vantagem.

Seja para aproveitar o movimento de ativos que seguem o mesmo padrão, mas de tipos diferentes, ou para traçar estratégia day trade de proteção e hedge.

Alguns exemplos são:

  • Negociar ações e automaticamente já negociar opções, fazendo estratégias automáticas de vendas cobertas.
  • Negociar contratos futuros, juntamente com ativos de maior proteção como ouro.
  • entre outras

3# Teste Antes de Usar

Outra enorme vantagem das estratégias automáticas é a possibilidade de poder testa-las antes coloca-las para rodar.

Embora resultados passados não sejam garantias de retornos futuros, testar sua estratégia ajuda a refina-la para que situações inesperados possam ser reveladas antes que o pior aconteça. Além de poder refinar seus parâmetros de entrada, saída e risco.

É muito interessante observar como muitas vezes estratégia day trade em resultados totalmente inesperados, tanto de ganho quanto de perdas. Além de poder entender como sua estratégia performa em diferentes ativos e condições de mercado.

Na realidade, mesmo que você nem pense em usar estratégias automáticas e prefira icar no manual, realizar testes com dados históricos em suas estratégias de trading é fundamental.

4# Sem Pressão Psicológica

Muitas vezes á complicado separar as emoções de nossas decisões de compra e venda. Ainda mais após sofrer grandes variações de perdas ou ganhos.

A automação permite que você fique livre disso e foque toda a sua atenção para a estratégia, independente das condições de mercado.

É muito comum que traders enfrentem dificuldade na hora de ter que “puxar o gatilho”manualmente..

Conclusão

  1. Existem grandes diferenças entre estratégias manuais e automáticas
  2. Conhecer muito bem os dois tipos de abordagem traz muitas vantagens, independente de sua estratégia
  3. Uma estratégia day trade automática simplifica (e muito) a atuação em diferentes mercados.
  4. É possível (e necessário) testar suas estratégias antes de usa-las
  5. Muitos traders ficam bem menos estressados usando automação, por não ter que enfrentar pressão na hora de tomar decisões.

Bônus: teste estratégias grátis

A plataforma online SmarttBot permite que você comece a utilizar e testar robôs gratuitamente.

Clique aqui para conferir.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.