5 Empresas de Capital Aberto para Investir

Entre as centenas de empresas de capital aberto com suas ações negociadas na bolsa de valores, escolher em qual investir nunca é uma tarefa fácil. Cada empresa é tão única que até mesmo empresas do mesmo setor podem ser totalmente diferentes. Neste artigo criei uma lista das 5 empresas que já acompanho já faz um tempo, e que se tivesse que investir meu dinheiro na bolsa de qualquer jeito, provavelmente investiria nelas. empresas de capita aberto Obs: Claro que na prática, se eu tivesse que investir na bolsa, esperaria o momento certo para entrar, mesmo sabendo as empresas que quero investir. Vamos lá:

1# Itaú Unibanco – ITUB4

Desde 2008, com a fusão entre Itaú e Unibanco, é a maior instituição financeira do Brasil e também a mais eficiente em todos os sentidos dentre todas as empresas de capital aberto. O Itaú Unibanco está a frente de todos os seus concorrentes de diversos modos:

  • É um dos bancos mais bem capitalizados
  • Possui a melhor base de capital entre os grandes bancos brasileiros
  • Possui diversas frentes de negócios (e todas lucrativas)
  • Extremamente lucrativo (como um banco brasileiro costuma ser)
  • Gestão extremamente eficiente

Além de tudo isso o Itaú Unibanco possui uma vantagem extremamente importante para qualquer empresa, só que ainda mais para um banco: capacidade de conseguir capital para se financiar. Isso garante que o banco dificilmente vai ficar sem a matéria prima mais importante para suas operações: dinheiro. Isso acontece devido a grande penetração em diversos mercados, especialmente em algumas áreas chave como: cartões de crédito, empréstimos para veículos, gestão de ativos e seguros.

2# Sulamérica – SULA11

É a segunda maior empresa de seguros do Brasil e a maior entre as independentes (que não pertencem a um banco). Possui aproximadamente 15% de todo o mercado de seguros no Brasil, oferecendo todos os tipos de seguro, mas com principal sucesso nas áreas de seguro automotivo e seguro de saúde. A diversificação de atividades também é um atrativo da Sulamérica, que também possui atividades nas áreas de gestão de ativos e previdência privada. Essas atividades também garantem facilidade de acesso a capital de baixo custo, ou seja, dinheiro com baixas taxas de juros para a empresa poder financiar seu crescimento. Em 2002 a gigante holandesa ING (um dos maiores grupos financeiros do mundo) tornou-se um sócio estratégico, detendo 49% de participação nas ações da companhia. O que do ponto de vista de um investidor, é uma garantia que a Sulamérica ganhou um grande poder financeiro para comprar outras empresas e tornar-se ainda maior.

3# Magazine Luiza – MGLU3

O Magazine Luiza é um dos maiores varejistas de eletrônicos e utilidades para o lar do Brasil, apresenta sólidas taxas de crescimento em todos os sentidos e mostra uma gestão eficiente e inovadora. Grande parte do crescimento recente foi obtido com aquisições de outras companhias ao longo dos últimos 10 anos, que com o passar do tempo ficou claro como todas foram extremamente bem executadas e estratégicas para a empresa. Atualmente o Magazine Luiza possui aproximadamente 800 lojas, espalhadas em 16 estados e mais de 400 cidades. Isso tudo, somado a uma sólida estratégia de vendas online por e-commerce, por telemarketing e lojas virtuais, garantindo diversidade em seus canais de venda e a consolidação destes canais sob uma marca única e mais forte. Diferente de um de seus competidores online (a B2W) que possui diversas marcas e sites diferentes (Submarino, Americanas, etc) e outras empresas de capital aberto.

4# Cosan – CSAN3

Uma das maiores companhias brasileiras atua em uma área bastante estratégica que é a de gás e energia. É líder mundial em produção de Etanol e açúcar, produzindo mais de 2 bilhões de litros de etanol por ano e 4 milhões de toneladas de açúcar, por meio da Raízen, uma companhia investida pela parceria entre Cosan e Shell. Além disso a Cosan também possui participações majoritárias na maior distribuidora de gás do Brasil, a  Comgás. Colocando no papel todas as diferentes operações em que a Cosan está envolvida:

  • Produção de açúcar
  • Produção de etanol
  • Geração de energia
  • Distribuição de combustíveis
  • Distribuição de gás
  • Logística
  • Lubrificantes
  • Investimentos imobiliários
  • Venda de açúcar no varejo

5# Natura – NATU3

A Natura é maior companhia brasileira de cosméticos, como maquiagem, cuidados da pele, perfumes, etc. É a líder em utilização da biodiversidade brasileira na produção de seus produtos, além de ter um cuidado central em produzir de maneira sustentável, sem agredir a população e a natureza local. É um exemplo interacionalmente de companhia que busca integrar a preservação dos recursos naturais do planeta em sua produção, além de ser financeiramente rentável para poder sustentar seu crescimento. Possui um canal de distribuição via “representantes Natura” que garante que qualquer pessoa possa tornar-se um distribuidor direto de seus produtos. Dessa forma, garante grande capilaridade na rede de distribuição de modo a estar presente em mais de 5.000 municípios do Brasil e em outros países como Argentina, Chile, Peru, Bolívia e México.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.