Dicas de Day Trade: A Rotina Perfeita Para Viver de Bolsa

Muitos investidores ignoram o poder de ter uma rotina diária bem definida. Eu diria que criar uma rotina perfeita pode ser uma das melhores dicas de Day Trade que alguém pode te dar.

Se um piloto de avião precisa repassar uma lista com mais de 100 itens toda vez que vai decolar, por que você acha que não deveria fazer algo parecido? Sistematizar coisas que precisam ser feitas ajuda a evitar falhas.

Neste artigo vou explicar porque uma rotina diária é tão importante para alguém que pretende viver da bolsa e como você pode criar a sua.

Vamos lá:

dicas de day trade

O poder de ter uma estratégia

Conversando com um amigo que é jogador de poker, comecei a perceber como que o jogo tem muitas relações com fazer day trade na bolsa de valores.

Em primeiro lugar, poker é o único jogo em um Cassino que você não joga contra a casa. Você joga contra outras pessoas que, como você, estão ali jogando. Em um jogo de roleta ou caça níquel, as probabilidades que você ganhe são baixas e as probabilidades de que a casa ganhe são altas. E não há como alterar essas probabilidade neste jogos; no longo prazo você vai sempre perder mais do que ganhar.

No entanto, com o Poker é diferente. Existem estratégias que, se você seguir corretamente, vão alterar as probabilidades. Assim, no longo prazo,você vai ganhar mais do que perder.

Ou seja: não se trata de ganhar todas as rodadas da mesa, mas sim ganhar as rodadas que são realmente importantes.

rotina day trade

E na bolsa de valores isso também é verdade. Existem algumas dicas de day trade que se seguidas ajudarão você a ganhar mais dinheiro no longo prazo.

Um investidor que tem uma estratégia bem definida e a segue corretamente, consegue alterar as probabilidades para que no longo prazo ganhe mais do que perca. Embora isso não signifique que todas as suas operações serão bem sucedidas.

O desafio de manter uma estratégia

Ter uma estratégia é fundamental. Mas se você não for capaz de segui-la corretamente ela não valerá de nada.

No Poker, algumas vezes a estratégia mostra que é melhor sair da rodada e arcar com algumas perdas do que correr o risco de perder ainda mais. Parece familiar, não é mesmo?

Na bolsa acontece exatamente isso. Porém, muitos investidores são levados por suas emoções e na hora de tomar decisões não fazem o que haviam se proposto a fazer; ignoram sua própria estratégia.

E você sabe qual é a melhor solução para nunca fugir de sua estratégia?

curso-robo-BANNER

É seguir uma rotina de day trade bem definida.

Então vamos lá! Vou compartilhar com vocês um exemplo de uma boa rotina para investir com day trade. Uma que funciona bem para mim e provavelmente para muitos outros investidores:

1# Entender o Mercado

Essa rotina começa bem antes do início do mercado. Por volta das 6h da manhã já é um bom horário para começarmos com a primeira etapa do dia: entender como estão os mercados hoje.

noticias-rotina-day-trade

Índices Internacionais

Como no Brasil a bolsa depende muito dos movimentos internacionais, é importante começar o dia olhando o gráfico dos principais índices americanos, como Dow Jones e SP500.

Vale também conferir como estão abrindo os mercados da Europa. Eles começam a funcionar algumas horas antes que a Bovespa e dão um bom sinal de como começará o dia por aqui.

O site TradigView oferece uma boa solução para acompanhar estes índices.

Notícias

O próximo passo é dar uma olhada nos principais sites de notícias sobre o mercado, procurando pelas notícias que realmente são relevantes. Alguma empresa que está para liberar um resultado, algum IPO ou fato relevante de alguma companhia por exemplo, podem ser oportunidades de ganhar com as variações no preço.

Aqui vai uma lista dos sites que costumo acompanhar:

2# Reavaliar o Dia Anterior

Agora que você sabe melhor como está o humor do mercado esta manhã, é o momento perfeito para reavaliar seus trades do dia anterior. Reveja seus pontos de entrada, de saída e suas notas (vou falar disso em detalhes mais a frente) contando qual foi racional daquela operação.

Segue uma lista com alguns pontos que você deve se perguntar:

  • Seus trades foram realizados de acordo com sua própria estratégia?
  • O que fez você tomar uma decisão diferente do que teria feito normalmente?
  • Você teria feito algo diferente?
  • Das operações que você tem em aberto, seus parâmetros para encerrá-la ainda são válidos?

3# Buscar Por Oportunidades

A próxima etapa já envolve olhar para o futuro e avaliar os gráficos que parecem apresentar boas oportunidades para o dia:

  • Ações que estão para romper algum nível de suporte ou resistência.
  • Alguma nova tendência que está aguardando um sinal de confirmação.
  • Ações que segundo sua estratégia podem dar sinais de entrada ou saída.

dicas-day-trade-rotina

4# Início das Negociações

Até o item número 3#, citei tarefas que devem ser feitas ANTES do mercado abrir. A partir de agora, começa a rotina diária a ser feita com o mercado aberto.

Perceba que se você fez um bom trabalho até aqui, já terá uma excelente noção de como agir neste dia. E com o início da operações, tudo o que você precisa fazer é monitorar os sinais que sua estratégia de trading vai lhe dar.

5# Manter Seu Diário de Trades

Por mais que no momento uma decisão de executar uma operação faça sentido, algumas horas ou dias depois o racional daquele trade pode ser facilmente esquecido.

Para que isso não aconteça é muito importante que você mantenha um diário. Coloque nele todas as suas operações daquele dia com detalhes; ponto de entrada, pontos de saída esperados, saída realizada e racional da operação.

diario-de-day-trade

Para alguns investidores isso pode parecer muito trabalho e até perda de tempo, mas a realidade é que esta é uma das etapas mais importantes da rotina de um investidor profissional.

Ter o controle de todas as operações feitas no dia vai ajudar você a reavaliar sua performance posteriormente, apurar seus resultados e até mesmo a calcular e pagar seu imposto de renda mensal.

Eu particularmente gosto que meu diário seja feito em uma planilha, assim posso realizar cálculos facilmente depois. Mas muitos investidores ainda mantém registros escritos de tudo o que fazem.

6# Evitar o Tédio

Existem dias que o mercado está com força total e não faltam sinais de entrada e saída, com oportunidades de trades aparecendo com bastante frequência. Mas esses dias são mais exceção do que regra.

A verdade é que em muitos momentos o melhor que você pode fazer é não fazer nada. Nestas horas de tédio em que você fica olhando para a tela do computador enquanto nada acontece, pode aparecer a tentação de fazer algo “somente pela emoção”.

Não faça.

É importante lembrar de estar firme com sua estratégia e rotina de day trade. Assim você evita que uma operação mal planejada acabe tirando você de seu foco principal.

7# Fechar o Dia

Após o fechamento do mercado, tire uma hora para rever tudo o que foi feito por você.

Este é o momento para tentar entender melhor os movimentos que ocorreram durante o dia e ter certeza de que suas decisões de manter posições abertas (se houverem) realmente fazem sentido.

Garanta que todas as suas operações estão registradas em seu diário corretamente; apure seus resultados totais do dia.

8# Desconecte-se

day-trade

Por último, desligue seu computador e vá fazer outra coisa; ver TV, ler um livro, academia, jantar fora, etc.

É importante que você consiga se desconectar um pouco para estar recarregado para o dia seguinte, quando deve começar tudo de novo.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Marcelo Prol

    EXECELENTE TEXTO! De verdade! ótimas dicas! E de certa maneira INSPIRADOR!!! Muito obrigado…

  • alan

    concordo com a larissa dica 6 me fez pensa bastante, tenho pouco mais de 1 mês operando na bolsa de valores e realmente aqui li bem o que eu precisava, muito obrigado Diego WawrzeniaK

  • Larissa Xavier

    Obrigada pelas dicas, Diego!
    A dica 6 é de Ouro!
    Estou iniciando agora no Day Trade e seus artigos têm me ajudado bastante.

  • Larissa Xavier

    Obrigada pelas dicas, Diego!
    A dica 6 é de Ouro!
    Estou iniciando agora no Day Trade e seus artigos têm me ajudado bastante.

    • Que bom Larissa!
      Obrigado pelo apoio :)

      Em Qua, 31 de ago de 2016 13:50, Disqus escreveu:

  • Tágela Tavares

    Quero comecar a investir, porem estou perdida, voce poderia me dar algumas dicas?

  • Andre

    Olá, Diego! Em buscas de algumas soluções para minhas dúvidas sobre day trade, cheguei a este blog. Li com calma o seu artigo “5 Mitos das Operações Daytrade” e achei muito interessante. Também gostei muito das ideias contidas neste presente artigo.

    As duvidas são essas abaixo, caso possa ajudar a esclarecê-las. Todas elas
    supondo que já tenha ocorrido o pagamento correto do imposto de renda.

    – No day trade, o investidor fica com algum compromisso com a empresa emissora das ações?

    – Assim que a operação de day trade é realizada e o investidor paga ou
    recebe o dinheiro resultante da operação, a operação se encerra?

    – Após realizar varias operações de day trade durante em um
    ano, por exemplo, o investidor pode ser onerado no futuro ou cobrado
    pelo total de operações realizadas(supondo pagamento correto do imposto)? Pergunto isso, pois vejo na nota de corretagem que aparece o valor total da operações, que é o dobro do valor da compra e da venda. Quero fazer
    mais operações de day trade, mas tenho medo ou receio, talvez por desconhecimento por ser iniciante, que no futuro eu possa ser
    cobrado ou possa haver um deságio para mim, por ter operado neste tipo
    de mercado. Talvez as dúvidas centrais sejam algo do tipo: é realmente
    legal operar desta forma? No contexto financeiro, significa apenas pagar
    ou receber o dinheiro da operação do dia e seus impostos, não havendo
    mais nenhuma obrigação para o futuro?

    Fico muito agradecido se puder ajudar-me com as duvidas acima.

    André

    • Oi André,
      Sim, o daytrade é 100% legal e praticado amplamente na bolsa de valores. Quanto a isso não fique preocupado.
      Quanto aos seus deveres como investidor, o único que realmente tem é o de apurar e recolher o imposto de renda sobre os seus lucros.
      Explico em detalhes como fazer isso em meu Guia do Imposto de Renda na Bolsa: http://impostoderendanabolsa.com.br
      Abraços!

      Em qua, 1 de jun de 2016 às 07:16, Disqus escreveu: