Cotações para Google Chrome

Acompanhar o mercado na bolsa de valores não é tão fácil para os investidores que além de investir, também devem dedicar seu dia-a-dia a outras coisas, como o próprio trabalho. cotações para google chromePensando nisso, desenvolvemos nossa própria extensão gratuita e nosso aplicativo gráfico com cotações para Google Chrome (atualmente o navegador de internet mais utilizado), que permite ter as cotações da Bovespa diretamente em seu navegador, independente do que você esteja fazendo.

Caso você utilize o Google Chrome, você pode:

1) Intalar grátis a extensão do Bússola do Investidor aqui e
2) Instalar grátis nosso aplicativo gráfico para o Chrome aqui

Mesmo com pouco tempo desde seu lançamento, nossos recursos para o Chrome já contam com mais de 1.000 investidores e profissionais do mercado financeiro, utilizando-a diariamente para acompanhar o mercado, o que é uma grande satisfação para nós!

Este rápido vídeo explica como a aplicativo e a extensão funcionam, a diferença entre eles e como você pode instala-los gratuitamente:

Além de informar nossos membros que ainda não conhecem esta novidade, quero aproveitar este espaço para explicar alguns dos recursos que incluimos em nossa extensão de cotações, e também abrir os comentários deste artigo para discussão sobre o que podemos melhorar.

Recursos das cotações para Google Chrome

O propósito fundamental desta nova ferramenta é permitir que os investidores tenham acesso a uma visão geral do mercado, independente do site que estiver navegando e do horário do dia. Para isso, conseguimos colocar diversas funcionalidades em uma ferramenta simples e fácil de utilizar:

  1. Ícone que muda de cor de acordo com o movimento do Ibovespa
  2. Acesso rápido a variação em % do Ibovespa no dia
  3. Atualização das cotações em streaming
  4. Ranking do Dia: 10 maiores altas, 10 maiores baixas, 10 mais negociados em Volume R$ e 10 mais negociados em número de negócios.

 1. Ícone que muda de cor, seguindo o Ibovespa

widget de cotações google chromeApesar de simples, esta foi a solução mais interessante da nossa extensão para o chrome. Isso porque basta você olhar para o ícone da extensão em seu navegador, para saber se o Ibovespa está em alta ou em baixa no dia. Perceba que na imagem a o ícone está com o IBOV vermelho. Isto porque hoje (12 de março) enquanto escrevo este artigo, o Ibovespa fechou em baixa de -0,57%. Espero que o seu ícone esteja verde quando você estiver lendo isso! :)

 

 

 

 

2. Visualização rápida da variação % do Ibovespa no dia

Para saber quando o Ibovespa variou de fato, basta que você posicione o cursor do mouse sobre o ícone da extensão. Em um segundo irá aparecer uma caixa amarela dizendo a variação do Ibovespa naquele instante, a data e a hora da última atualização.

3. Cotações em streaming para o Chrome

Sejamos sinceros, cotações da bolsa de valores paradas enquanto o pregão está aberto, não dá! Nunca me conformei com essas soluções que oferecem “cotações  intraday” só que o preço fica lá parado, a menos que você recarregue a página ou instale algum plugin (que nunca funciona) em seu navegador..

Preferimos fazer do modo que nós gostaríamos de usar, e por isso colocamos as atualizações das cotações em streaming, negócio a negócio.

Pudemos aproveitar toda a nossa infra-estrutura de cotações em tempo real, para que a atualização das cotações seja da maneira mais rápido o possível e sem comprometer o computador dos nossos usuários. Utilizamos o mesmo sistema de streaming de dados que utilizamos nas outras ferramentas do Bússola do Investidor, e foi um sucesso. Conseguimos desenvolver algo totalmente inédito no Brasil: cotações em streaming gratuitamente para quem desejar utilizar.

Por restrições da Bovespa, que não permite que cotações em tempo real sejam distribuídas e ambientes abertos da internet, as cotações exibidas em nossa extensão para o chrome são em 15 minutos de atraso. Sendo necessário que o investidor faça seu login no Bússola do Investidor e acompanha as cotações em tempo real por nossa plataforma gráfica de análise técnica.

Em todo caso, isso não impacta na utilidade de nossa extensão, uma vez que seu objetivo não é ser utilizada como ferramenta de negociação, e sim como ferramenta de acompanhamento de mercado.

4. Ranking com destaques do dia

Ao clicar no ícone da extensão uma pequena janela irá abrir, contendo 4 abas, cada uma delas com um critério diferente para os destaques do dia:

  1. maiores altas (em %)
  2. maiores altas (em %)
  3. maior volume financeiro (em R$)
  4. maior número de negócios (contagem dos negócios realizados)

Neste rankings, para destacar somente as principais ações da bolsa brasileira, são considerados somente ativos que façam parte do cálculo do Ibovespa. Ficando muito fácil determinar quais os ativos que estão em destaque naquele determinado dia.

Espero que nossa extensão com cotações para o Google Chrome seja útil a você! Caso tenha alguma dúvida, ou queira sugerir alguma melhoria, por favor deixe seus comentários abaixo que eu irei responder.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Oi Paulo,

    Obrigado pelos elogios, também fiquei feliz com o resultado desta extensão para o Chrome.

    Sobre as cotações, caso opte por assinar o Bússola do Investidor ( http://www.bussoladoinvestidor.com.br/planos/ ), você terá cotações em tempo real, porém no site do Bússola do Investidor. Como a extensão do Chrome é aberta a todos, não podemos colocar estas cotações em tempo real.

    • Diego, desculpe ser franco mas, porque não libere a extensão para que visualize em tempo real?

      Tente obter retorno em outra fonte e não dos internautas, visto que, ha muitos internautas que nunca entraram no portal Bussola do investidor mas, gostam de ter extensões!
      Quem sabe assim, eles se interessem em acabam por fazer cadastro na Bussola?

      É só uma ideia, acho que alguns itens, o portal deve disponibilizar de forma free e, a extensão seria uma forma de ganhar usuarios, por essa razão que sugiro que seja liberada a atualização em tempo real!

      • Olá Rodney,

        Como expliquei não é possível oferecer cotações em tempo real em ambientes abertos, uma vez que a Bovespa cobra taxas por usuário, sendo necessário informar CPF e outros dados.

        Fico à disposição!