Como a Queda dos Juros Beneficia as Ações da Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores brasileira esteve entre os melhores investimentos em 2016.  E não apenas isso: apenas neste ano de 2017 ela já vem se valorizando 7,8% apenas nos primeiros dias de janeiro.

Esse movimento reflete o corte mais agressivo de 0,75% da taxa de juro (Selic) feito pelo Banco Central neste mês de janeiro.

acoes da bolsa de valores

Por que esse corte da taxa de juros foi importante?

A taxa de juros Selic é a taxa que baliza toda economia brasileira: custo de empréstimos para empresas, crédito maior para consumo e menores taxas para os bancos.

Os últimos cortes de juros apenas vinham sendo suficientes para manter a taxa de juros real (descontada a inflação) inalterada em 8,6% aproximadamente. Em outras palavras, devido à inflação, não estava tendo corte real da taxa de juros.

Agora, com esse corte maior de 0,75% visto em janeiro, a taxa real de juros da economia brasileira volta para abaixo de 8% de novo. Um corte efetivo e real.

Em termos práticos, o que isso significa para a Bolsa de Valores?

Significa que o custo de capital das empresas para investimentos irá cair, o custo de dívidas também caí.

Também o crédito voltará a se expandir e bancos poderão cobrar menos juros (como já anunciaram na data do corte de juro).

E a Bolsa de Valores?

Quais são as ações que mais ganham nesse cenário?

i) As empresas que tem dívida elevada em CDI;

ii) Empresas de varejo expostas ao consumo cíclico/crédito;

iii) Também as construtoras e cias de shoppings centers, com menor custo de capital, financiamento e valorização dos seus ativos imobiliários;

iv) Empresas de maquinário, logística e infraestrutura, que empregam muito capital (maquinário caro e pesado) em suas operações e precisam de muito financiamento;

A empresa de shopping BRMalls (BRML3) subiu +9,21% no dia do corte de juro, por exemplo. Lojas Americanas (LAME4) subiu 7,43%. Entre várias outras altas!

Quer escolher as melhores ações para 2017?  Baixe aqui um relatório grátis com as 15 melhores ações para este ano.

Nesse relatório listamos todas 15 ações da Bolsa de Valores que vemos potencial positivo para este ano de 2017 e também aquelas ações que ganham com a queda do juro. Aproveite!

 

Lucas Andrade (fundador do Investidor Inteligente)

Caio d’Amoed (analista CNPI e fundador da Blue Chip)

Disclaimer: As ações mencionadas nesse post não devem ser consideradas recomendações de investimento. São apenas exemplo práticos para explicar o funcionamento do mercado.

 

 

Lucas Andrade é fundador do site Investidor Inteligente. Tendo trabalhado no mercado financeiro e cursado Economia pela FGV-SP, atualmente é investidor e tem como missão levar a Bolsa de Valores e outros investimentos a diversas pessoas que ainda não os conhecem ou querem aprimorar seu conhecimento nessa área.