Como começar a investir e buscar os melhores investimentos

Por |2018-08-02T14:17:06+00:002 de agosto de 2018|

O mundo dos investimentos ainda é uma incógnita para muitos brasileiros. Poucos sabem que dá para investir com pouco dinheiro e que não precisa ser um expert para começar a fazer aplicações. Quer começar a investir e não sabe como? Continue lendo esse texto que o Yubb preparou para o Bússola do Investidor!

Está precisando ter uma renda extra? Investir o dinheiro que sobra no mês pode te ajudar a ter essa renda que você tanto precisa. Quer saber como começar a investir e buscar o melhor investimento? Siga os 10 passos que vamos te apresentar e tenha uma vida financeira mais tranquila =)

 

  1. Economizar dinheiro

Quando chega o final do mês, quanto dinheiro sobra na sua conta? Para a maioria dos brasileiros, infelizmente, a resposta é “Muito pouco” ou “Nada!”. É aí que está o primeiro passo para você começar a investir: economize dinheiro! Pode parecer uma dica muito óbvia ou até mesmo muito impossível, mas é a realidade.

Ainda não existem investimentos que não precisam de nenhum dinheiro para ter um rendimento hehe. Mas existem aplicações com investimento mínimo de R$ 1,00! Sim, é sério! Então a dica aqui é fazer um esforço, abrir mão de alguns prazeres durante o mês para conseguir juntar um pouquinho para investir.

  1. Definir seu perfil-investidor e objetivo financeiro

Para escolher o melhor investimento, é necessário saber quem é você no mundo dos investimentos. Qual é o seu perfil-investidor? Você é conservador, moderado ou arrojado? Você prioriza a segurança ou a rentabilidade? O mesmo acontece com o objetivo financeiro. Quais são as suas metas na hora de investir? Viajar, se aposentar, pagar a faculdade dos filhos, casar…? São objetivos de curto, médio ou longo prazo? Tendo definido o seu perfil-investidor e o seu objetivo financeiro, é muito mais fácil escolher uma aplicação adequada para o seu bolso.

  1. Conhecer as opções disponíveis

Não é preciso ser nenhum expert em economia para investir o seu dinheiro. Mas é muito importante que você tenha o conhecimento básico das opções de investimento disponíveis para começar com mais tranquilidade. Um resumo do que você precisa saber:

  • Os investimentos são divididos em renda fixa, renda variável e fundos de investimento.
  • A renda fixa é o grupo mais seguro – engloba os títulos públicos (Tesouro Direto) e as aplicações em instituições financeiras privadas (CDB, LCI, LCA, RDB, LC e etc).
  • A renda variável é o grupo mais arriscado – engloba investimentos como robôs, moedas, criptomoedas, ações na bolsa de valores e etc.
  • Os fundos de investimento são um “serviço” que investe o seu dinheiro em diferentes ativos (seja renda fixa ou variável).
  1. Fazer uma busca pelo Yubb

Esse é o passo mais simples de todos. Basta entrar em yubb.com.br, digitar quanto você quer investir (R$) e por quanto tempo (meses). A partir dessa informação, a plataforma vai te mostrar as melhores opções de investimento (elas são atualizadas em tempo real, ok?) em diferentes instituições financeiras. Além do valor e tempo, você também pode filtrar por características que te interessam (pela barra do lado esquerdo) para encontrar a melhor opção para o seu bolso.

  1. Escolher o melhor investimento

Agora que você já tem o dinheiro, sabe o seu perfil e objetivo, conhece as opções de investimento disponíveis e deu aquela boa fuçada no Yubb, chegou a hora! Você precisa escolher qual vai ser o seu investimento. Para isso, leia bem as informações daquela aplicação e confira se bate com tudo aquilo que você deseja. Aí é só clicar em “Investir agora!” (sim, pelo Yubb mesmo) e a plataforma vai te redirecionar para o site da instituição financeira.

 

 

  1. Abrir conta na instituição financeira

Abrir conta no banco/corretora/financeira é um momento em que muitas pessoas desistem de investir. Para quem é leigo no assunto, realmente pode parecer muito assustador sair abrindo conta em um monte de instituição financeira que você, muitas vezes, nem conhece. Mas pode ficar tranquilo! Uma conta de investimentos é muito diferente de uma conta corrente.

O processo para abrir uma conta de investimentos é 100% online e digital. Não é preciso ir a nenhuma agência, o máximo que vai acontecer é você ter que tirar uma foto (ou digitalizar) os seus documentos como RG e comprovante de residência. Outro ponto muito importante é que o custo de manutenção é ZERO! Diferente das contas correntes em grandes bancos, você não tem que pagar nada para abrir uma conta de investimento — e, se abrir a conta e não usar, também não paga nada! Tem coisa melhor?

  1. Transferir o dinheiro

Com a conta aprovada e aberta na instituição financeira que distribui aquele investimento, é a hora de transferir o dinheiro. É muito simples! A sua conta de investimentos é muito diferente de uma conta corrente, mas você também terá um número para acessá-la (número da conta, agência, etc).

Como a conta de investimentos estará cadastrada em seu CPF, você só pode transferir dinheiro para ela de uma outra conta com o mesmo CPF. Ou seja, basta você entrar em sua conta no banco e transferir o dinheiro desejado para a sua conta de investimentos (TED ou DOC) – é o mesmo processo de quando você precisa transferir uma quantia para alguém =)

  1. Começar a Investir

Só transferir o dinheiro não é o suficiente para a instituição financeira aplicar aquele valor. Ao fazer a transferência, você está “colocando” o seu dinheiro dentro daquele banco/corretora/financeira. Para realmente ele ser investido, você precisa entrar na plataforma (na maioria dos casos, pelo app), selecionar o investimento que encontrou pelo Yubb e clicar em “investir”. Pronto, parabéns! O seu dinheiro foi oficialmente investido!

  1. Seguir acompanhando

Um passo fundamental é seguir acompanhando o rendimento de suas aplicações. Se você investiu o seu dinheiro, não é uma boa ideia deixar lá e simplesmente esquecer até o prazo de vencimento. A dica aqui é que você continue acompanhando como está aquele investimento, qual está sendo a sua rentabilidade mensal… Além de ser uma ótima oportunidade de aprender mais, também é importante para você perceber se está sendo um bom negócio ou talvez seja melhor alocar o dinheiro em outro ativo.

  1. Nunca parar de investir!

Sabe os 10 passos que citamos neste post? Que tal fazê-los todos os meses? Eu sei que pode parecer loucura, mas guardar dinheiro para investir precisa ser um hábito na sua vida financeira. É claro que alguns meses são mais complicados que outros, mas a ideia é sempre economizar para ter um pouco mais para investir. Pode ser no mesmo título de antes, pode ser em novas oportunidades, pode ser na mesma corretora ou em outra… O que importa é nunca parar de investir! Acha difícil? O que acha de tentar um pouco? Nós temos certeza que vai se tornar um hábito e você vai se tornar um investidor muito experiente (e rico, claro! hehe).

 

Gostou do nosso passo a passo para começar a investir? O que acha de buscar os melhores investimentos pelo Yubb? Se tiver qualquer dúvida ou quiser contar a sua história, é só deixar aqui embaixo no campo de comentários 😉

 

Débora Duarte

Débora é produtora de conteúdo no Yubb e formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Bernardo Pascowitch

Bernardo é fundador e CEO do Yubb, buscador de investimentos totalmente gratuito para qualquer pessoa encontrar opções para aplicar melhor seu dinheiro. Bernardo é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Veja também