Certificação CFA: O Que É e Como Estudar Para Passar na Prova

A certificação CFA é a mais reconhecida no mercado financeiro mundial, seja nos EUA, no Brasil ou em Dubai, qualquer lugar que você for os profissionais da área saberão do que se trata. Por conta disso, é também o título mais desejado por muitos profissionais do mercado.

Entenda mais sobre o CFA, como ele pode ser um belo upgrade em sua carreira e confira algumas dicas que eu usei para passar na prova do nível I.

certificacao-cfa

O que é CFA?

A sigla CFA significa Chartered Financial Analyst , que traduzido para o português seria algo como “Analista Financeiro Certificado”.

cfa-logo

Após passar em todas as provas necessárias para obter o título, o profissional pode utilizar a sigla CFA em sua assinatura profissional, como atestado de suas capacidades.

O título CFA é concedido pelo instituto americano CFA Institute que é responsável pelas avaliações que os candidatos devem prestar e pelo material de estudo fornecido.

Quem deve tirar este certificado?

Este certificado é recomendado para profissionais que trabalham na área financeira, seja no mercado ou em empresas.

CFA conteudoO conteúdo pedido nas provas envolvem diversos conhecimentos sobre finanças, de modo que para obter a certificação, o profissional realmente precisa entender a fundo diversos tópicos, envolvendo desde de economia, risco e até ética.

 

A certificação CFA é uma garantia de que o profissional realmente tem amplo conhecimento sobre o mercado financeiro, além de ser comprometido com a atuação ética e transparente, de acordo com as diretrizes do CFA Institute.

Qualquer profissional que possua o título CFA e pratique alguma atividade de maneira antiética, pode ser denunciado e corre o risco de perder sua certificação.

Como posso tirar a certificação?

A resposta para essa pergunta é basicamente uma só: estudando muito.

estudar cfa

Os estudos do CFA estão separados em três níveis (I, II e III). Para passar em um nível é necessário que você faça uma prova em inglês, com seis horas de duração e, obviamente, seja aprovado.

Detalhe: em geral, menos de 20% dos candidatos que fazem a prova são aprovados.

Só podem usar a sigla CFA quem já passou nas 3 provas e têm anos de experiência comprovada no mercado financeiro. Como eu só passei no nível I, ainda não posso colocar “, CFA” após meu nome.

O curso de estudos para a prova do CFA é todo feito por sua conta. Após inscrever-se pelo site, você receberá em sua casa um pacote com todos os livros  (no total uns 8 para cada nível) para estudar por conta própria para a prova.

A complexidade do material vai aumentando conforme você vai passando de nível. E são recomendados pelo menos 4 meses de preparação intensa para cada exame. Como é bem provável que você tenha que conciliar seus estudos com seu trabalho, pode considerar pelo menos 6 meses de preparação, se você se dispor a estudar 6 dias por semana, 2 horas por dia.

Se você passar na prova, pode começar os estudos para o próximo nível. Se você não passar, precisa fazer (e pagar) novamente a prova do nível que está.

Em média, os candidatos bem sucedidos levam 4 anos para conseguir a certificação.

O custo vale a pena?

Para fazer uma prova a taxa de registro, que inclui o material, é de em média US$ 850. Se você passar de primeira em todas as provas, vai desembolsar pelo menos uns R$ 3.500.

Se você comparar este custo com qualquer outro curso de MBA, mestrado ou pós graduação, verá que é relativamente bem barato. Claro, tem a diferença de que você terá que estudar por conta própria e não haverá um professor levando você pela mão para que estude.

Mas caso você seja uma pessoa determinada, definitivamente tirar o CFA é um ótimo custo x benefício. Além de ser muito mais reconhecido que qualquer curso brasileiro e o conteúdo estudado não deixar nada a desejar para um MBA americano de alto nível.

A comparação abaixo compara o salário anual de pessoas com MBA e de pessoas com CFA. O resultado é que só o CFA dá mais retorno financeiro do que só MBA.

cfa-salarios

Dicas para estudar e passar na prova

passar-no-cfaComo você ja deve ter percebido, passar no CFA e obter a certificação não é fácil. Mais do que tudo é preciso muita determinação e disciplina para manter o ritmo dos estudos. No final das contas, não é muito diferente do que estudar para o vestibular.

 

Vamos a algumas dicas fundamentais:

1# Faça um planejamento de estudo

Antes de mais nada, veja exatamente quantos dias você tem até a data da prova. Quanto mais melhor, pois assim você pode estudar com mais calma e em um ritmo menos agitado.

Pense em quantos dias por semana você vai estudar (é importante ter pelo menos um dia livre) e quantas horas por dia. E seja fiel a esta rotina.

2# Crie um local de estudo em casa

Se realemente quer passar no CFA, leve a sério. Crie um loca de estudo em sua casa onde esteja tudo preparado para você e onde nada possa te atrapalhar.

Deixe todo o material necessário ali sempre a mão e de modo que seja só sentar e começar a estudar. No meu caso, tinha uma mesa que muitas vezes o livro até ficava aberto na página em que eu havia parado no dia anterior.

3# Comece pelo mais difícil

É normal que no começo você tenha mais disposição, então aproveite para já terminar os tópicos que forem mais desafiadores para você.

Assim conforme você vai evoluindo em seus estudos, o conteúdo vai ficando cada vez mais fácil, gerando menos desgaste para você.

4# Faça muitos exercícios

Todas as provas são basicamente perguntas de múltipla escolha. Portanto é fundamental que você esteja bem preparado para resolver estas questões.

Na hora da prova elas não são tão diferentes das que você pode usar para estudar no material, então tenha certeza de fazer todos os exercícios disponíveis.

5# Não tenha pressa

É importante ter em mente que obter o certificado CFA é um objetivo de longo prazo. Não adianta querer fazer tudo para ontem e se inscrever na prova somente 3 meses antes. Vai dar errado e você vai perder tempo e dinheiro.

“Não consigo estudar sozinho…”

Se você realmente não tem disciplina para estudar sozinho, vale conferir alguns cursos preparatórios oferecidos por empresas que não tem nenhuma relação com o CFA Institute.

A única que conheço e posso recomendar é a Kaplan Schwesser, veja o site aqui. Apesar de eu não ter utilizado ps serviços deles, muitos amigos que tiraram o certificado recomendam, já que o material é mais objetivo e focado em “passar na prova” e não tanto em aprender.

E você, em que nivel do CFA está? Acha que vale a pena??

Deixe a resposta nos comentários abaixo.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.