Candlestick Linha de Perfuração

Por |2018-06-08T07:58:58+00:006 de julho de 2013|

O padrão de Candlestick Linha de Perfuração, também popularmente conhecida no termo em inglês Piercing Line, é um padrão que sinaliza uma possível reversão em um movimento de queda dos preços de ações negociadas na bolsa.

Como discutido no artigo Estrela Doji da Manhã: encontrando pontos de reversão, algumas formatações dos candlesticks, representativos dos preços de abertura, fechamento, máxima e mínima, para cada período do tempo, podem indicar para qual caminho os preços se movimentarão.

Como identificar o candle linha de perfuração?

No caso da Linha de Perfuração, a formação dos candles, somada a movimentação anterior no nível de preços podem indicar uma forte reversão na tendência dos preços, assim como em alguns casos de Estrela da Manhã.

Nesse caso, são apenas dois candles que devem ser analisados na Análise Gráfica para se reconhecer a Linha de Perfuração. Entretanto, antes de buscar o padrão de perfuração deve-se antes identificar uma tendência de queda nos preços.

Como se observa, em uma tendência de queda ao longo dos dias, a Linha de Perfuração aparece quando após uma formação de um candle grande de queda (dia 1) se forma um candle de alta que “invade”, ou “perfura”, o de queda do primeiro dia.

Deve-se notar também que o preço de abertura do segundo dia deve estar abaixo do fechamento do primeiro dia. Ou seja, a abertura confirma a tendência de queda, o que deveria indicar a confirmação da tendência de baixa nos preços. No entanto, esta queda geral não se confirma, por conta uma mudança nas forças do mercado em relação a um ativo específico.

Na imagem abaixo a configuração da Linha de Perfuração fica bem visível:

candlestick linha de pefuracao

Ou seja, apesar do pessimismo ainda estar na agenda na abertura do segundo dia, alguma informação ou fato relevante faz com que muita gente busque comprar esse ativo, que experimenta uma alta sensível. O fechamento do segundo dia deve estar acima da metade do candle do primeiro dia (linha do 50%), o que legitima a perfuração, conforme indicado na imagem.

Qual a confiança da linha de perfuração?

Quanto maior o gap da abertura do segundo dia e quanto mais o segundo candle invadir o corpo do primeiro mais forte é a indicação da Linha de Perfuração. Se no segundo dia o fechamento não ultrapassar muito claramente a linha dos 50% do corpo do candle do primeiro dia, ou sequer alcançar a metade, é aconselhável observar o terceiro dia para ver se o padrão de subida se confirma.

Deve-se esperar, no terceiro dia, um candle de alta com uma abertura acima do fechamento do segundo dia e um fechamento acima da abertura do primeiro dia. Em geral o Candlestick Linha de Perfuração é uma boa indicativa de reversão nos preços o que sugere que já seja hora de entrar no ativo.

Veja abaixo um exemplo de uma linha de perfuração confiável:

 

Nesse caso, a VALE5 experimentava uma queda acentuada nas últimas semanas, após a formatação da Linha de Perfuração o ativo passa a experimentar uma subida considerável nos preços. Destaca-se outra indicativa segura de que a tendência de alta irá se manter, que é o aumento significativo do volume do primeiro para o segundo dia.

Já na imagem seguinte, vê-se como não se pode confiar em qualquer piercing. Nesse caso da USIM5, o padrão de perfuração apontado pelos candlesticks é fraco, pois o preço de fechamento no segundo dia não ultrapassa a metade do candle de queda do primeiro dia e o volume está caindo. Desse modo não se deve sinalizar a operação de compra.

Conclusão

O candlestick linha de perfuração é um padrão de reversão de alta, ou seja, ocorre em uma tendência de baixa e sinaliza que uma alta pode ser iniciada. Embora ele não seja sempre garantia de acerto, a linha de perfuração mostra pontos em que  mercado está indeciso e portanto o investidor deve ficar atento.

Para utilizar padrões de candlestick você deve estar familiarizado com outras figuras, como: o candle martelo e o candle homem enforcado, e com alguns indicadores de análise técnica.

Para praticar, basta acessar nossa ferramenta de análise técnica online e começar a procurar o padrão de linha de perfuração agora mesmo!

Veja também