Como Aproveitar Boas Oportunidades

Existe uma característica que é fundamental para ter boa rentabilidade: saber aproveitar boas oportunidades.

Infelizmente as oportunidades boas são difíceis de serem encontradas e (para piorar) não ficam disponíveis por muito tempo… Isso é verdade para qualquer tipo de investimento, seja em ações, no tesouro direto e até mesmo em fundos de  investimento.

Um bom exemplo disso é o fundo Órama SPX Nimitz que, pelo excesso de demanda, está fechado há mais de um ano para novos investidores e só agora vai abrir novamente por algumas horas (até às 12h do dia 28/08/2013).

Sim, somente algumas horas!

boas opoertunidades

1# Velocidade é fundamental

Saber avaliar um bom investimento é importante, mas de nada adiantará se você não tiver velocidade o suficiente para aproveitá-lo.

No mercado financeiro as grandes variações ocorrem em curtos períodos de tempo e quem não está atento acaba deixando de ganhar (ou perdendo):

  • O Ibovespa valorizou 8,6% nos últimos sete dias (enquanto ainda perde -15,5% no acumulado de 2013)
  • Fundo Órama SPX Nimitz acumula neste ano 12% de rentabilidade até o dia 15/08 (e vai aceitar novos investimentos somente por algumas horas no dia 28/08)
  • Alguns títulos públicos acumularam ganhos de 30% em 2012 (e perdas de mais de 20% em menos de dois meses de 2013)

2# Acompanhe sempre

Crie o hábito de acompanhar o que acontece no mercado.

Não é preciso estar o dia inteiro na frente de gráficos da Bovespa, mas é importante que você acompanhe com frequência notícias, os novos fundos, novas ofertas públicas, etc.

Claro que você não precisa ser o primeiro a saber, mas é importante que no mínimo saiba com quem você pode contar para tomar boas decisões de  investimento. Para quem tem pouco tempo, recorrer aos fundos de  investimento de gestores independentes, que são profissionais focados e especializados na gestão de recursos, é sempre uma boa ideia.

Em um fundo de investimento os gestores avaliam constantemente diversas informações antes de decidir em que, quanto e quando investir. Os gestores da SPX, por exemplo, antes de realizar um investimento analisam diversas condições econômicas:

Este vídeo explica como é realizado o processo decisório dentro de uma gestora de investimentos:

3# Saiba o que realmente merece sua atenção

É importante diferenciar algo sério de algo que você não deve dispensar nem um único minuto de sua atenção. Um exemplo disso são as pirâmides financeiras que infelizmente estão ocorrendo livremente pela internet, com promessas de altos ganhos imediatos.

Isso NÃO existe!

Ao invés disso, dê atenção para investimentos realmente sérios, como os gestores de recursos independentes amplamente reconhecidos, e um longo histórico de sucesso.

A SPX, por exemplo, tem mais de R$ 6,5 bilhões sob gestão, além de um time de gestores de altíssimo nível, vindos de Bancos como  BBM e Itaú-Unibanco.

Onde você acha que está a oportunidade em que sua atenção deve estar??

 4# Vá atrás!

Por último, mas não menos importante, você deve ir atrás e fazer as coisas acontecerem.

As boas oportunidades vão exigir no mínimo um pouco de esforço da sua parte, seja alterar a composição da sua carteira, seja gastar algumas horas para pesquisar e se informar melhor.

Voltando ao exemplo que se você não correr atrás agora não terá mais como aproveitar, é investir no fundo Órama SPX Nimitz.

O fundo abrirá por algumas horas no dia 28/08 para poucos investidores, mas você já pode reservar sua aplicação através do site da Órama. É muito simples, seguro e sem nenhum custo para abrir a sua conta.

Portanto, nunca subestime as boas oportunidades. Elas estão aí, e cabem aqueles que souberem como aproveitá-las!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.