Por que a maioria dos investidores está irregular com a Receita

Muitos investidores pessoa física, provavelmente a maioria das aproximadamente 600.000 contas cadastradas na BM&FBovespa, estaria irregular com a Receita caso auditada.

O cálculo e a declaração do imposto de renda sobre investimento em ações é trabalhoso e a maioria dos investidores não sabe que:

  • O investidor precisa calcular mensalmente seus resultados e também emitir e pagar uma DARF caso tenha tido ganhos.
  • Quem investiu em ações é obrigado a fazer a declaração anual e precisa inserir nela as informações mensais usadas para calcular os ganhos.
  • Somente prejuízos acumulados informados na declaração anual podem ser compensados posteriormente.
  • É possível ter prejuízo na bolsa em um mês e mesmo assim ter que pagar o imposto, como no caso em que o investidor teve ganho menor com day trades e prejuízo maior com operações de posição.
  • Apesar de haver cobrança de IRRF na nota de corretagem, ele não significa que o imposto já foi pago e ainda conta pra Receita Federal que ela deve esperar uma declaração daquele investidor.

As questões acima levam a irregularidade de muitas pessoas, vamos ver algumas situações que em que se enquadram muitos dos investidores precisam se acertar perante o Leão:

  • Contas criadas somente para negociar IPOs, na época do lançamento das ações da Bovespa e BM&F.
  • Investidores que perderam mais do que ganharam e acham que por isso não precisam declarar os prejuízos.
  • Pessoas que já operaram muito, não fizeram o controle dos resultados e as declarações necessárias e teriam então um trabalho enorme para regularizar sua situação.
  • Pessoas que perderam seus históricos de trades (notas de corretagem principalmente), que mudaram de corretora, que operavam em corretoras que fecharam, etc.

Você é investidor e está irregular perante a Receita? Com certeza existe uma solução para você. Na próxima semana publicarei um post com dicas e caminhos que pode seguir.

Recomendo o uso de nossa ferramenta profissional para cálculo do seu imposto, assim você já terá um lugar para armazenar suas informações de trades e não as perder mais, evitará erros e economizará tempo!

Gabriel Lana

Ex AAI, fundador e sócio da SmarttBot

  • Bom dia Gabriel,

    Meu CPF encontra-se Pendente de Regularização, pelo motivo de não ter declarado no ano de 2014 operações de Day Trade, ja efetuei os cálculos e enviei a Declaração, gerou Multa de 165,74, e já efetuei o pagamento assim como o envio na data de ontem 09/04/2015, qual o prazo que a receita tem para regularizar meu CPF? Existe algum contato para dar andamento ao pedido direto com a receita federal? Estou precisando com urgência para dar entrada nos papeis para vaga de emprego e no momento estou impedido devido a pendência com o CPF. Obrigado, abraço! Javier Ardiles

    • Olá Javier,

      Caso tenha pressa busque a delegacia da Receita Federal mais próxima. A regularização do seu CPF, caso não aconteça outro problema, se dará de forma automática, porém a Receita também é quem poderá te precisar um prazo.

      Atenciosamente

  • Douglas

    Olá Gabriel, tenho uma dúvida.
    Sei que a movimentação de até 20 mil reais mensalmente é isenta.
    A dúvida é: este mês operei bem menos de 20 mil, preciso fazer a declaração mensal ou a declaração no caso de isenção pode ser feita uma única vez ao ano?

    • Olá Douglas,

      Não existe declaração mensal. O que deve ser feito mensalmente é o cálculo do imposto devido e pagamento da DARF (quando houver imposto a pagar).

      Caso não haja saldo de imposto a pagar no mês por causa da isenção você deve anotar o valor do ganho isento e lançar ele em campo específico do programa de declaração anual.

      Atenciosamente