Como Utilizar o Oscilador Estocástico

Oscilador Estocástico, ou só Estocástico, como é utilizado por alguns, é um dos indicadores técnicos da família dos indicadores de momento do arsenal da análise gráfica. Ele foi elaborado pelo americano George C. Lane na década de 1950.

Basicamente, o Oscilador Estocástico é um indicador desenvolvido para mostrar a relação entre o preço de fechamento de uma ação e suas máximas e mínimas durante certo período de tempo.

osciladro estocasticoEle é muito utilizado para tentar prever os movimentos nos preços de mercado, seguindo o pensamento de seu criador que falava que:

O indicador de oscilador estocástico não segue tendência de preço, volume, ou qualquer coisa assim. Ele segue a velocidade do momento do preço, e, como regra, os movimentos no momento mudam antes do preço.

Até hoje o indicador é usado para tentar definir as direções dos preços, além de antever padrões de alta e de baixa para se identificar reversões e rompimentos. E por conta de ter escala limitada, o oscilador estocástico também é utilizado para mapear níveis de sobre-compra e sobre-venda, assim como o Índice de Força Relativa.

Como funciona?

O indicador é caracterizado por duas linhas que se movimentam simultaneamente, a %K e a %D:

  • A curva %K: é calculada como a divisão entre a diferença do preço de fechamento corrente e a menor mínima do período considerado e a diferença entre a maior máxima e a menor mínima.
  • A curva %D nada mais é que uma média móvel simples da própria curva %K com período de 3 dias para computar a média.

Como calcular?

Sua fórmulas são:

%K = (preço de fechamento – menor mínima)/(maior alta – menor mínima)*100

%D = Média Móvel Simples de 3 dias da %K

Geralmente, o padrão é utilizar um período de 14 dias para computar as máximas e as mínimas na conta, mas isso é configurável. Abaixo vemos como o Estocástico fica sendo computado abaixo do gráfico de preços no gráfico PETR4.

Gráfico PETR4

Existem três versões do Oscilador Estocástico disponíveis, a rápida, a lenta e a completa. Sendo que está última é a mais comum na análise técnica.

A versão rápida é a tradicionalmente elaborada por George Lane e caracteriza-se por um %K muito oscilatório. No lento ele é suavizado por sua média móvel de 3 dias, assim o %K do lento é o %D do rápido.

No lento o %D, então suaviza ainda mais o indicador. No completo tudo é configurado e o investidor pode deixar o set que preferir, podendo escolher o período de cálculo para o %K, a suavização deste através do %K lento e o período do %D, como vemos a seguir:

oscilador estocástico

Indicações de compra e venda

Depois de entendido seu cálculo e como configurá-lo é hora de usar o Oscilador Estocástico para de fato definir os movimentos dos preços das ações.

Existem duas indicações básicas para se identificar oportunidades de compra e venda. Primeiramente temos o cruzamento das linhas %K e %D. Se a linha %K cruzar para acima da %D temos, em geral a configuração de um call de compra.

Por outro lado, se a %K cruzar para baixo da %D temos um sinal de venda.

Abaixo mostramos um exemplo de sinalização de venda utilizando o histórico do Ibovespa (IBOV).

gráfico Ibovespa

Outro recurso seria observar o comportamento da %K em relação ao nível dos 50 pontos do Oscilador Estocástico. Em geral, Quando a linha %K cruza acima de 50 é dado um sinal de compra, alternativamente, quando o %K cruza para baixo dos 50 pode-se configurar uma oportunidade de venda.

Veja o exemplo abaixo:

oscilador estocástico

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Mauro Boaventura de Souza

    Bom dia
    Eu opero somente opções no Day tarde fazendo sempre uma trava com call X put….
    Quais seriam os indicadores e ociladores ideais para essênio deportávamos eu modo de vê ???
    Sabe se existe algum robô operando esse método???

  • waldir brasil santiago

    quando tiver uma baba prá comprar/vender,passe-me.parabéns pelo artigo.gostei muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!