On Balance Volume (OBV)

O indicador On Balance Volume (OBV), é extremamente útil para os investidores que utilizam a análise técnica para investir na bolsa de valores. Ele é utilizado para:

– Medir a força da tendência,
– Identificar possíveis reversões
– Sinalizar o surgimento de novas tendências

Sua fórmula relaciona o Volume com o movimento do preço no período, determinando a força da pressão compradora e da pressão vendedora na ação. Veja o que você precisa saber para utiliza-lo em seus investimentos:

Cálculo do OBV

Como sempre, gosto de explicar como o indicador é calculado, pois tenho certeza de que entender isso irá ajudar você a utilizar melhor o On Balance Volume. No entanto, se a matemática não é o seu forte, sugiro que apenas passe o olho nesta parte.

Para medir a pressão compradora e a pressão vendedora em um determinado ativo, o OBV soma o volume negociado nos períodos de alta e subtrai o volume negociado nos períodos de baixa. Isso resulta no Saldo de Volume (nome como é chamado o OBV no Brasil).

O volume negociado em determinado período é somado quando o fechamento é superior a abertura ou subtraído quando o fechamento é menor do que a abertura:

Se ocorreu alta no período (preço fechamento > preço abertura):

    • OBV atual = OBV anterior + Volume do Último Período

Se ocorreu baixa no período (preço fechamento < preço abertura):

    • OBV atual = OBV anterior – Volume do Último Período

Se não houve alterações (preço fechamento = preço abertura)

    • OBV atual = OBV anterior

Veja na figura abaixo o gráfico da PETR4 e como funciona o comportamento do On Balance Volume: quanto maior o Volume, maior é a variação no valor da linha.

O sentido desta variação irá depender se houve alta ou baixa no período:

On Balance Volume OBV

 

Interpretação do On Balance Volume

Em 1963, Joe Granville (criador o OBV) concluiu que as variações no Volume precediam os grandes movimentos no preço.

Resolveu então criar seu próprio indicador para medir esta relação: o OBV. Ele aumenta sempre que o Volume nos períodos de alta ultrapassa o Volume nos dias de baixa e vice versa:

  • OBV aumenta: indicação de um maior Volume positivo, deve fazer os preços aumentarem.
  • OBV diminui: indicação de um maior Volume negativo, deve fazer os preços caírem.

DICA: Note que o importante no Saldo de Volume é sempre o valor relativo e a direção em que ele está se movendo, o valor absoluto não é relevante.

Para utilizar o OBV em suas análises é muito importante que você primeiramente defina a tendência atual do indicador, para então começar a buscar algum dos dois tipos de sinal que podem ser dados:

  1. Sinais de Divergência: quando a tendência do OBV não está de acordo com a tendência no preço da ação
  2. Confirmação de Tendências: quando rompidos Suporte ou Resistência nos valores do OBV

Vamos entender melhor cada um deste sinais:

Sinais de Divergências com o Preço

Divergências de alta ou baixa entre a linha do preço e a linha OBV sinalizam uma possível reversão na tendência atual.

Uma divergência de baixa ocorre quando os preços movem-se para baixo, enquanto o OBV não acompanha a queda da mesma maneira ou, quando o preço atinge uma nova mínima e o OBV não.

Perceba no gráfico da ITUB4 como a tendência de baixa no preço foi muito mais acentuada do que a tendência de baixa no OBV. Este cenário é um caso onde o investidor deve desconfiar da força da tendência atual e estar preparado para uma reversão, como de fato ocorreu:

indicador OBV

DICA: A não divergência do OBV com o preço indica força nos movimentos do preço atual e isso deve ser considerado.

Sinais de confirmação de novas tendências

O On Balance Volume pode ser utilizado para confirmar novas tendências por meio de rompimentos de suportes e resistências.

No gráfico da AMBV3 podemos ver um exemplo muito interessante de um sinal de venda, dado pelo OVB:

Período 1: rompimento do suporte pelo OBV, confirmando a tendência de baixa

Período 2: formação de um possível candlestick martelo, que sinaliza possível reversão de alta.

Período 3:  candle martelo não foi confirmado, o preço seguiu caindo em linha com o sinal do OBV que a está altura já mostra uma divergência ainda maior.

Outra indicação interessante é que o OBV estabilizou enquanto o preço seguiu caindo. Esta é outra divergência, porém desta vez de alta, de modo que é indicado que a AMBV3 pode reverter essa tendência de baixa em breve.

On Balance Volume

DICA: Aumentos pontuais no Volume podem alterar o nível deste indicador e são necessários alguns períodos para acomodar esta variação.

Que indicadores utilizar com o OBV?

Assim como todos os outros indicadores de análise técnica, não é recomendado tomar suas decisões com base somente em um indicador.

Como o nome diz, o OBV é um indicador de Volume e pode ser combinado com indicadores complementares:

Utilizando o OBV na prática

Agora que você já aprendeu a teoria que precisa saber para utilizar este indicador, sugiro que ponha estes conhecimentos em prática e ganhe mais confiança antes de tomar decisões pelos sinais do On Balance Volume.

Acesse agora nossa plataforma de análise técnica e encontre os sinais que você acabou de aprender!

Bons investimentos!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.