O que é um fundo duplo?

Você sabe o que é um fundo duplo? Saiba como tirar proveito.

Fundo Duplo

O fundo duplo nada mais é que uma figura onde é possível perceber a formação de dois fundos consecutivos e um topo entre os fundos, formando-se um “W”. Entretanto, o fundo duplo sempre ocorrerá em uma tendência de baixa e sua confirmação vem após o rompimento do topo anterior, entre os dois fundos.

Embora possa haver variações, o fundo duplo geralmente marca uma mudança intermediaria ou de longo prazo na tendência. Fundos duplos podem marcar e dar inicio a longas tendências de alta, se confirmados graficamente.

Os fundos duplos são formados quando uma tendência de baixa define um novo movimento nos preços, onde o movimento descendente encontra apoio, o que impede uma possível nova queda dos preços. Ao encontrar suporte, o mercado encontra uma segurança para uma nova alta. O padrão é confirmado após o rompimento da resistência, encontrada no meio dos dois fundos, formando-se o “W”.

fundos duplos

Os fundos podem ocorrer na mesma faixa de preço, ou em suas proximidades. Na imagem acima, é possível perceber a formação de uma figura “W”, que caracterizou o fundo duplo, saindo de uma grande tendência de baixa para dar início a uma forte tendência de alta. Os investidores que efetuaram a compra após a confirmação e depois do rompimento da resistência (topo entre os dois fundos) sentiram um frio na barriga com a correção do preço. Porém, logo a tendência de alta ganhou força, com fundos ascendentes e a formação da forte tendência de alta.

Projeção

A projeção pode ser feita acima com base entre a distância do fundo e da resistência. Entendemos que o preço tende a buscar uma próxima resistência, ou a anterior. Para os mais audaciosos, pode-se realizar também uma saída parcial e projetar demais alvos nas próximas resistências, o que pode vir a aumentar o risco/exposição. Tudo varia de acordo com o perfil do investidor, riscos que podemos assumir e objetivos em determinada operação.

fundo duplo

Para calcularmos a projeção do alvo, podemos analisar a formação do “W” e repetir o tamanho.

Resultado

Os resultados são excelentes. No exemplo deste post eles foram direto para o preço da projeção, resultando em um uma alta de aproximadamente +12%.

fundo duplo

1° alvo = +12.3%  2° alvo= +22.6%

O que não fazer

Uma atitude comum entre investidores é a antecipação da entrada. Ao perceberem um fundo duplo ainda sem uma confirmação, muitos investidores optam por entrar na operação (e não aguardar a confirmação). Em alguns casos, é possível acertar, entretanto o risco é absurdamente maior, já que não há uma confirmação da figura. A grande dica é esperar a confirmação, seja ela de uma figura, padrão ou indicador. Uma coisa é clara, antecipar a sua entrada resulta em aumentar o seu risco e sua exposição. Vale a pena?

Veja a imagem abaixo do que poderia ter ocorrido, na percepção de um investidor que acreditou em um fundo duplo sem confirmação.

fundo duplo sem confirmação

 

Alessandro Camelo

Alessandro Camelo é Consultor de Estratégias na SmarttBot e trader no mercado de ações e futuros. É especialista em Análise Gráfica e graduando em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva.

  • Max

    Parabéns pelo artigo. Gosto do mercado de ações, e investir na bolsa e conhecer outras formas de investimentos é importante para diversificar e não apostar tudo em um só negócio. Um forte abraço.

    • Alessandro Camelo

      Obrigado, Max!
      Abraço.