O Que É Análise Fundamentalista?

Analisar em quais ações investir sempre foi e sempre será o grande desafio de qualquer investidor. Para nos ajudar neste processo existem duas abordagens bastante diferentes, porém ambas amplamente utilizadas:

  • Análise Técnica
  • Análise Fundamentalista

Eu ja expliquei em outro artigo o que é a análise técnica e como ela funciona, agora vou explicar o que é análise fundamentalista.

Respire fundo e prepare-se para aprender!

1# O que análise fundamentalista signifca?

A análise fundamentalista é a principal ferramenta para entender e estudar os fundamentos econômico-financeiros de uma empresa.

Em outras palavras, ela serve para ajudar o investidor a avaliar como está a saúde financeira e operacional da empresa e assim definir se é interessante, ou não, investir dinheiro em suas ações negociadas na bolsa de valores.

Por meio da análise fundamentalista é possível visualizar uma espécie de raio-X das empresas, entendendo como estão os fatores que afetam o desempenho da empresa e consequentemente o valor de suas ações.

A análise fundamentalista mostra a realidade de como é a empresa por dentro:

analise fundamentalista

2# Para que serve analisar os fundamentos?

Utilizando a análise fundamentalista você conseguirá definir um preço justo para as ações analisadas.

Isso representa uma grande vantagem, uma vez que os preços das ações muitas vezes são negociados por valores muito diferentes dos fundamentos das empresas, podendo estar:

  • Sobrevalorizando: indica que você deve vender as ações
  • Subvalorizando: indicando que você deve comprar as ações

Por conta disso, nem é preciso falar que uma análise fundamentalista bem feita pode render ótimas oportunidades de investimento e fazer seu dinheiro crescer.

Foi assim que grandes investidores atuais, como Warren Buffet e George Soros, construíram suas fortunas e obtiveram tanto sucesso no mercado financeiro.

Além disso, a análise fundamentalista pode fornecer aos investidores uma poderosa ferramenta de comparação entre empresas concorrentes ou de um mesmo setor, podendo ajudar a definir qual vale mais a pena investir. Sejam elas grandes empresas, ou até mesmo empresas small caps, esta abordagem permite realizar uma comparação lado a lado.

Os principais índices da análise fundamentalista podem ser todos encontrados em nossa Comparação de Empresas da Bovespa. Vale conferir esta ferramenta que é muito útil:

analise fundamentalista

3# Análise quantitativa Vs. Análise qualitativa

A grande maioria dos indicadores fundamentalistas são obtidos com base nos os resultados financeiros e operacionais que as empresas são obrigadas a apresentar aos investidores.

No entanto também são obtidos indicadores com base nos índices econômicos que influenciam os resultados da empresa (taxa de juros, inflação, taxa de câmbio etc.).

Esta lógica analítica é chamada de Análise Fundamentalista Quantitativa, por se basear em premissas e resultados numéricos e em fórmulas matemáticas.

Por outro lado, outros aspectos das companhias que vão além dos números são muito importantes e cada vez mais levados em consideração:

É comum que o mercado precifique as ações de uma empresa em distorção ao que ela vale segundo seus fundamentos quantitativos por conta de uma avaliação qualitativa. Por isso é muito importante que você tenha em mente essas duas vertentes da análise fundamentalista.

A análise qualitativa é mais subjetiva que a quantitativa por não poder ser mensurada com variáveis pré-fixadas. Entretanto, não há, entre analistas de mercado, uma preferência por uma ou outra.

O ideal é sempre mesclar os dois tipos de abordagem para ter uma visão geral mais legitima da saúde financeira das empresas e um melhor entendimento dos movimentos presentes e futuros dos preços das ações.

Um bom exemplo de empresa para ser analisada pelos seus fundamentos é a AMBEV (AMBV3):

Qualquer analista que vá estudar essa oportunidade de investimento irá com certeza olhar todos os indicadores resultantes da análise quantitativa, como Lucro por ação, pagamento de dividendos, entre outras métricas.

Entretanto ele nunca poderá perder de vista o fato de que a AMBEV possui uma marca extremamente forte e um grupo de dirigentes muito bom. Ou seja, qualquer empresa pode começar a vender bebidas alcoólicas e entrar para o mercado e inclusive ganhar muito dinheiro nesta atividade. Mas, uma empresa como a AMBEV sempre terá suas marcas bem recebidas no mercado, o que legitima e garante uma boa perspectiva para seus negócios.

A análise fundamentalista permite encontrar as verdadeiras preciosidades entre todas as empresas da Bovespa:

o que é análise fundamentalista

4# O Valor Intrínseco

Outro conceito fundamental e que você deve ter claro em sua cabeça é o valor intrínseco. Esta é uma das hipótese mais básicas na análise fundamentalista:

O preço de mercado não reflete o valor real das ações de uma empresa.

Como o mercado financeiro é especulativo e extremamente volátil, as ações de uma empresa podem ter seus preços alterados sem motivo operacional ou financeiro aparente .

Isso pode ocorrer por uma série de motivos, muitas vezes por conta de movimentos de diminuição ou aumento de exposição ao risco por parte de investidores no mercado como um todo.

Só porque as ações da companhia caíram 6% em um dia, não quer dizer que  empresa realmente perdeu todo este valor de um dia para outro. Esse movimento é muito mais por conta de um ajuste no mercado do que devido a uma alteração nas operações da empresa.

O valor intrínseco resolve este problema. Ele é derivado puramente da saúde financeira das empresas, calculado com as ferramentas da análise fundamentalista.

No longo prazo, há um consentimento que o preço de mercado seguirá em direção ao valor intrínseco da companhia. No entanto, nunca se sabe quão longo será este longo prazo, podem ser dias, meses ou até mesmo anos. Por isso, além de calcular bem um Valor Intrínseco é preciso ter uma sensibilidade em relação à recuperação do preço da ação em mercado e o valor que se está mirando para acertar na compra.

5# Conclusão

A análise fundamentalista é uma abordagem reconhecida e comprovada por inúmeros investidores profissionais. Atualmente é amplamente estudada e praticada na bolsa de valores e em técnicas de avaliação de empresas.

Conhecer estas técnicas sem dúvida é um grande diferencial para o investidor que deseja obter sucesso em seus investimentos, porém devido a sua grande abrangência, também é necessária grande dedicação para entender a fundo as demonstrações financeiras de uma empresa.

Em nosso Guia de Empresa da Bovespa, disponibilizamos as principais informações sobre todas as empresas com ações negociadas e você pode facilmente identificar quais empresas possuem melhores fundamentos.

Bons investimentos e aguardo suas dúvidas, críticas e sugestões nos comentários abaixo!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Evelyn Patricia

    Gostaria da indicação de um livro que fale sobre a análise fundamentalista.