1.000 Motivos Para NUNCA “Investir” em Um Título de Capitalização

Aqui no Blog de Investimentos, já falei sobre e expliquei muitos investimentos que valem a pena ser considerados. Entre eles estão diversos tipos de investimento renda fixa,  fundos imobiliários, Tesouro Direto e até mesmo bons Fundos de Investimento.

Mas este artigo é para falar especificamente sobre uma “aplicação financeira” (você já vai entender o motivo das aspas), que nunca, em hipótese alguma ou em qualquer situação poderá ser considerada um bom investimento. Eu estou falando da famosa Capitalização, ou também conhecido como Título de Capitalização.

titulo de capitalizacao

Capitalização = Jogar na Loteria

A melhor definição, para você entender bem o que é um título de capitalização é o título acima, mas você vai encontrar diversas explicações por aí.

Vejamos por exemplo a explicação dada pela Caixa Capitalização:

o que e capitalizacao

 

Veja que você precisa pagar uma mensalidade ao banco, em contrapartida o banco realiza sorteios de prêmios, que você pode concorrer e o final do plano resgata “todo o valor” guardado, atualizado pela Taxa Referencial.

Resgatar todo o valor corrigido parece parece legal, não é mesmo?

Mas quanto é a Taxa Referencial??

Somando os 12 meses de 2014 a Taxa Referencial, ou TR, acumulou o rendimento de 0,86% (veja a rentabilidade de TR aqui). Ou Seja, em 1 ano, a TR conseguiu oferecer uma rentabilidade inferior ao que qualquer outro investimento oferece em 1 único mês!

Nesse mesmo período, só a inflação (IPCA) foi de 6,41% (veja aqui).

Ou seja, todas as pessoas que achavam estar “investindo” na capitalização, na realidade perderam dinheiro, já que a inflação foi muito maior do que a correção oferecida pela TR.

“E seu eu ganhar o prêmio?!”

Claro que no remoto caso de você ser sorteado e ganhar o prêmio, você vai ter muitos mais dinheiro do que pagou. Mas se esse for o ponto, porque você não joga na loteria ou aposta na bolsa de valores?

Aqui estamos falando de como investir seu dinheiro e não como apostá-lo.

“Se é tão mau negócio, porque tanta gente tem Títulos de Capitalização?”

Como você pode imaginar, se é mau para o seu lado, é extremamente lucrativo para a contraparte, nesse caso a empresa ou banco que te vendeu o título de capitalização.

Para a empresa, vender uma Capitalização significa ter uma entrada de dinheiro mensal, que muitas vezes não será devolvido por um bom tempo e corrigido por uma taxa ridiculamente baixa.

Em contrapartida, a empresa ou banco pode investir ou emprestar este dinheiro em aplicações muito mais rentáveis e com taxas de juros muito mais altas.

Se você quer entender um pouco mais sobre isso, recomenda a leitura do artigo em que explico Como os Bancos Ganham Tanto Dinheiro.

Exemplos de aplicações que você NÃO deveria ter:

Caixa Capitalização:

Uma das capitalizações mais famosas, já que acaba sendo a maneira que muitas pessoas encontram a disciplina para guardar um pouco de dinheiro todos os meses, mas na maioria das vezes sem ter consciência do quão caro estão pagando por isso…

PIC Itaú

A capitalização do banco Itaú tem o nome de PIC. Se você tem conta no Itaú, é muito provável que seu gerente já tenha tentado fazer você engolir esse sapo…

PIC Itau capitalizacao

icatu capitalização

A Icatu seguros também oferece Títulos de Capitalização e das empresas que pesquisei e apresentei aqui, foi a única que destacou a verdade sobre a Capitalização:

icatu capitalizacao

Pé Quente Bradesco

O Bradesco também é claro na descrição, e mostra que você realmente precisa ter sorte para que a capitalização seja um bom negócio…

pe quente Bradesco

Aplub capitalização

A Aplub capitalização até deixa claro como é lucrativo o negócio dos títulos de capitalização:

aplub capitalizacao

 

 

E você, o que acha de Títulos de Capitalização?

 

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Celina

    Olá, eu possuo um TC, mas não por vontade própria. Ao realizar uma abertura de conta corrente eles praticamente me obrigaram a adquirir um TC, e por desinformação na época acabei adquirindo. Depois soube que é ilegal esta venda casada, mas aí já estava feito.

  • Entre apostar na loteria e TC, prefiro o TC. Pelo menos pode continuar apostando o mesmo dinheiro.

    Mas é preciso ter claro que não é um investimento. Mas uma aposta!