Investmania resolve a solidão de ser investidor

Agitada, cheia de emoções, conquistas e algumas vezes até tranquila…

A vida de investidor pode ser muitas coisas, mas fácil ela não é. Tomar boas decisões de investimento requer trabalho e pode até custar caro. Não é raro saber de gente que caiu na tentação de simplesmente seguir recomendações do tio e do vizinho. Nem preciso contar no que deu…

Logo InvestmaniaPara combater esta solidão e falta de apoio ao investidor, nasceu o Investmania, uma plataforma social e gratuita, criada exclusivamente para que investidores de todo o Brasil possam interagir e trocar opiniões.

Você pode conhecer o Investmania clicando aqui.

“A união faz a força.”

Apesar de todos já termos ouvido esta frase milhares de vezes, somente recentemente ela entrou em prática no mundo dos investimentos. O Investmania foi lançado somente em janeiro de 2012, e apesar do pouco tempo já conta com milhares de membros ativos na comunidade.

O principal objetivo é desenvolver uma plataforma social de apoio ao investidor, onde você pode não só interagir com outros investidores, mas também conversar com analistas, tirar dúvidas e até acompanhar video conferências com a área de RI (Relacionamento com Investidores) de algumas empresas.

Veja alguns recursos interessantes que são oferecidos gratuitamente na rede social do Investmania:

Crie uma carteira de investimentos virtuais no Investmania

Para quem está começando a aprender sobre o investimento em bolsa de valores, um recurso muito útil que o Investmania oferece é a criação de uma Carteira de Investimentos Virtual.

Todos os usuários que iniciam o uso da carteira virtual recebem o valor fictício de R$ 100.000 para poder brincar de investir em um simulador da bolsa de valores e renda fixa, que imita exatamente o funcionamento de um Home Broker real. Você pode executar ordens de Compra e Venda à vontade, sem se preocupar em perder seu dinheiro de verdade.

Embora não seja dinheiro de verdade, os resultados imitam exatamente como se você estivesse operando na bolsa, até os custos de corretagem, emolumentos e custódia são cobrados em sua conta virtual, assim como você deveria pagar caso estivesse operando na vida real.

Carteira Virtual Investmania

Siga outros investidores

Entre outros recursos sociais interessantes, o Investmania oferece é a possibilidade de seguir outros investidores, inclusive os que possuem a melhor rentabilidade na carteira de investimentos virtuais, e por conta disso estão no topo do ranking feito pela rede social:

Ranking Investmania

Além disso, você pode receber notificações quando um seguidor comentar seu post ou enviar uma mensagem diretamente para você. Também é possível acompanhar os movimentos de todos os outros investidores pelo “Feedmania“: uma aba onde são publicadas em tempo real, as últimas mensagens enviadas pelos outros investidores participantes do Investmania.

Contato direto  com analistas e empresas

Além de investidores, também participam da comunidade do Investmania diversos analistas e até mesmo algumas empresas listadas na Bovespa.

Da parte de análises, é possível conversar e acompanhar os últimos relatórios publicados por analistas profissionais.

Já na parte de “Fale com RI“, estão empresas como:

  • Brasilagro,
  • BR Malls,
  • Odontoprev,
  • Helbor,
  • entre outras

O Fale com RI permite que os investidores conversem com os responsáveis pela área de Relacionamento com Investidores de algumas das principais companhias listadas em Bolsa de Valores.  Isto permite que os investidores tenham sempre acesso à informação qualificada e contato direto com a empresa que pretende investir.

E você, o que você achou do Investmania?

Queremos saber sua opinião, qual os recursos que mais gostou no Investmania e por que?

Deixe sua resposta nos comentários abaixo, que chamaremos a própria equipe do Investmania para responde-los.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Luis Avila

    Gostei da iniciativo do Investmania, muito útil para encontrar outros investidores. É bem melhor do que os fóruns que encontrei por aí…