Investimento automatizado: como funciona?

A tecnologia tem mudado para melhor a vida financeira de muitas pessoas, inclusive a dos investidores. Entender o mercado, praticar, conhecer os riscos e as possibilidades continua sendo uma tarefa obrigatória, mas o como investir e o como gerenciar ficaram mais fáceis com o surgimento de plataformas de investimento automatizado.

investimento automatizado

Os grandes portais de informações e até seu colega de trabalho já estão incorporando esse termo: o investimento automatizado. Afinal, esse tipo de serviço aproxima você de possibilidades de ganho maiores do que a poupança e te dá autonomia para que escolha como investir. Quem não quer deixar o dinheiro trabalhando em seu próprio benefício?

A barreira para automatizar aparece porque nem todo mundo se sente seguro para investir, menos ainda quando isso é feito com pouca ou nenhuma intervenção humana. Mas sabia que esse é justamente um dos trunfos de robôs investidores? Então, antes de qualquer receio e julgamento, conheça o essencial sobre investimento automatizado e descubra porque esse tipo de serviço tem crescido tanto!

O que é o investimento automatizado

Investimento automatizado aponta que uma parte do processo de investir ficará a cargo da tecnologia de um sistema que a partir de algumas configurações deixará seu investimento no “piloto automático”. Hoje existem 2 tipos mais populares de investimento automatizado. Conheça-os e veja como funcionam na prática:

Automatização de investimento na Bolsa

Nessa opção, o que se automatiza é a ação de investir em si. Ao automatizar investimentos na Bolsa quem escolhe os ativos, a carteira, a estratégia e afins é sempre o próprio investidor. A partir de seu conhecimento do mercado, ele escolhe o robô para operar em determinado papel e em vez de ficar enviando ordens de compra e venda manualmente por um home broker, o investidor coloca essas ordens no piloto automático. Desse modo, ele opera na Bolsa sem estar em frente ao computador, tendo a possibilidade de acompanhar os investimentos para se certificar se está tudo bem.

A grande vantagem nessa opção é que traders ficam livres de se tornar reféns do pregão, uma vez que quem opera em ações, opções e futuros no day trade precisa acompanhar gráficos e definir, sem qualquer influência emocional, quando comprar ou vender.

No Brasil, a SmarttBot representa essa linha de automatização de investimentos que já é bem comum no mercado americano, onde cerca de 75% das operações na bolsa acontecem por meio de algoritmos.

smarttbot-plataforma

Automatização da análise de perfil e da alocação de ativos

Nesse caso, você preenche seus dados para que seu perfil investidor seja analisado. Os algoritmos levarão em consideração o valor que você quer investir, quanto quer ganhar, sua tolerância a riscos, sua idade e demais características. Desse  modo, muitos tipos de investimento serão analisados e aqueles que fazem mais sentido para seu perfil e objetivo irão compor sua carteira. Isso elimina a necessidade de um gerente, que além de um custo a mais, pode levar em conta fatores subjetivos e não transparentes (como interesses do banco) para definir onde o investidor deixará seus recursos.

Após conhecer seu perfil investidor, você poderá usar as opções sugeridas e acompanhar os rendimentos. Depois, a carteira é rebalanceada de forma automática caso haja necessidade.

Para conhecer mais e testar, empresas como Betterment e Wealthfront e as brasileiras VériosMagnetis oferecem esse tipo de automatização. Vale a pena conferir.

banner_getsitecontrol2

Os robôs investidores são os responsáveis pela automatização

A tecnologia por trás do investimento automatizado são os robôs, que não são máquinas, mas sim linhas de programação em sistemas para seguir ordens, interpretar regras, executar ações, gerando respostas de forma muito clara e precisa, sem erros e interferências.

Acima, você viu dois usos diferentes do termo investimento automatizado. E para cada um deles existe um tipo de robô envolvido:

O robo trader

Para automatizar as operações na Bolsa de Valores a principal peça é o robô investidor, o robo trader, que pode ser baseado em análise técnica, principalmente, e demais regras importantes para um trader. Conforme a necessidade do investidor, ele pode optar por robôs prontos disponíveis ou ele pode automatizar uma estratégia segundo suas próprias regras.

Como o nome já diz, quem usa são os traders, investidores que já tem conhecimento sobre o mercado de ações, futuros e opções e podem escolher onde investir e de que forma. Se você é um investidor na BM&F mas trabalha durante o pregão (que vai das 09:00 às 18:00 para a maioria dos ativos), criar uma estratégia para deixar um robô operando por você é a solução perfeita.

Além do exemplo, notamos também grande interesse de traders que investem em vários papeis e com estratégias diferentes e que optam por automatizar parte de seus investimentos. Também é algo que pode funcionar bastante.

O robo advisor

Se seu perfil é mais poupador do que especulador, é provável que você não escolherá investir na Bolsa mas sim em investimentos onde você possa deixar seu dinheiro. Às vezes, nem sempre temos tempo de ir ao banco, pesquisar sobre os investimentos disponíveis e verificar constantemente o andamento da carteira, não é mesmo? Nesse caso, o robo advisor é uma grande opção. Ele é mais prático e fácil para quem tem dinheiro e sabe que a poupança não é a melhor opção, mas fica na dúvida para definir onde investir.

O robo advisor vai definir, entre investimentos em renda fixa e variável, quais os melhores para você. Aqui, o sistema, que também é online e permite acesso de qualquer lugar e dispositivo, faz por você a alocação, o gerenciamento e o rebalanceamento da carteira.

investimento automatizado

Benefícios e segurança ao automatizar

Para cada tipo de automatização há benefícios específicos, mas apesar de bastante diferentes podemos citar vantagens em comum:

  • Serviço online: você acompanha seus investimentos em uma interface simples em qualquer lugar com internet;
  • Segurança: não importa o que for proposto a executar, robôs agem com precisão, seguindo regras, sem erros e achismos;
  • O investidor no controle: não é o seu banco e nem qualquer outro agente dando a palavra final e tomando conta do seu investimento. É você!
  • Inteligência para investir: seja para definir onde alocar ou a precisão da execução de uma etsratégia, o investimento automatizado traz a inteligência do mercado para o investidor.

Com tantas possibilidades e benefícios, é uma questão de tempo até você automatizar seus investimentos!

Ludmila Alves

Colaboradora do blog Bússola do Investidor e Comunicação Estratégica na SmarttBot, plataforma de automatização de investimentos na Bolsa.

  • Fatima

    Gostei!