Indicador Índice Fluxo de Dinheiro (MFI)

Índice Fluxo de Dinheiro, também em inglês como Money Flow Index (MFI), é um indicador de Análise Técnica da família dos indicadores de momento.

Neste artigo vou ensinar como interpretar e como utilizar este indicador em suas análises. Após aprender você pode utilizar este conhecimento na prática em nossa plataforma de análise técnica.

Para que serve o Índice Fluxo de Dinheiro?

Criado por Gene Quong e Avrum Soudack, o Índice de Fluxo de Dinheiro (MFI) mede a força de uma tendência nos preços, utilizando o volume e o preço de determinado ativo para medir as pressões compradoras e vendedoras.

Ele fica mais positivo a medida que a pressão compradora aumenta e mais negativo a medida que a pressão vendedora aumenta.

Alguns investidores o chamam de “IFR ponderado” já que seu princípio é muito semelhante ao do Índice de Força Relativa (IFR), porém ponderado pelo volume financeiro. Seu funcionamento também é semelhante aos indicador Índice de Movimento Direcional (IMD).

Veja o comportamento do MFI no gráfico da JBSS3:

Índice de Fluxo de Dinheiro

Como calcular?

O cálculo do Índice Fluxo de Dinheiro envolve alguns passos que podem ser um pouco cansativos para alguns investidores, porém nenhum é de grande complexidade:

1. Encontre o Preço Típico:

Preço Típico = ( Preço de Fechamento + Máxima + Mínima ) / 3

É a média ponderada entre o fechamento, máxima e mínima. O seu valor deve obedecer a regra:

  • Positivo: se o preço típico for maior que o do período anterior
  • Negativo: se o pre;co típico for menor que o do período anterior

2. Encontre o Fluxo de Dinheiro Bruto

Fluxo de Dinheiro Bruto = ( Preço Típico ) * ( Volume )

Perceba que este valor é basicamente o Volume financeiro, pois é o Volume multiplicado pelo preço típico. Sendo que quando o preço típico cai, seu valor é negativo e consequentemente o Fluxo de Dinheiro Bruto também será negativo.

3. Encontre a Fração de Dinheiro

Fração de Dinheiro = ( Fluxos de Dinheiro Positivos ) / ( Fluxos de Dinheiro Negativos )

Nesta etapa são somados todos os Fluxos de Dinheiro Bruto positivos e todos os Fluxos de Dinheiro Bruto negativos. Por definição dos criadores deste indicador, é considerado o período de 14 dias, mas você pode escolher outros períodos.

4. Encontro o Índice de Fluxo de Dinheiro (finalmente!)

Índice Fluxo Dinheiro = 100 – 100 / ( 1 + Fração de Dinheiro )

Como a Fração de Dinheiro vai de 0 a 100, para transforma-la em índice basta aplicar esta fórmula, chegando-se ao Indicador de Fluxo de Dinheiro (MFI).

Como utilizar?

O Índice de Fluxo de Dinheiro ajuda o investir a:

  1. identificar níveis de sobre compra e sobre venda
  2. antecipar reversões por meio de divergência com o preço

1. níveis de sobre compra e sobre venda

Podemos utilizar o MFI para identificar níveis de sobre compra e sobre venda, onde são dadas indicações de compra ou venda de uma ação:

Valor do Índice de Fluxo de Dinheiro:

    • Acima de 80: sinal de sobre compra, indicando momento de venda da ações
    • Abaixo de 20: sinal de sobre venda, indicando momento de compra da ação

Estes níveis são atingidos após grandes variações no preço de um ativo, que em gral são acompanhados de exageros, que deverão ser corrigidos no curto prazo.

No gráfico VALE5, vemos bem como após o MFI atingir o nível de 80 pontos os preços realizaram uma forte correção com queda.

indice de fluxo de dinheiro - analise tecnica

Sinais de Reversão

Quando o Índice de Fluxo de Dinheiro move-se em relação contrária à dos preços, ocorre um sinal de possível reversão na tendência atual.

Ou seja, caso os preços estejam subindo, mas o MFI esteja decaindo, isso pode significar uma perda de força na tendência de alta e uma possível reversão de baixa. Do mesmo modo, uma reversão para uma tendência de alta é sinalizada quando os preços estão caindo e o MFI subindo.

Veja o exemplo no gráfico da PMAM3, que mostra como o indicador de Fluxo de Dinheiro foi útil para antecipar uma reversão de tendência de alta:

indicador fluxo de dinheiro

Nesse caso, apesar dos preços continuarem caindo bastante, o MFI começou a subir e a ganhar força. Posteriormente, o que vemos é uma quebra com a tendência de queda, e de fato, este ativo experimentou uma grande alta nos últimos meses.

Conclusão

Como vimos, o Índice de Fluxo de Dinheiro é um indicador complexo e poderoso, que considera tanto o volume quanto os preços em suas indicações. Apesar dessa complexidade aparente ele é muito fácil de ser utilizado.

Como um bom indicador de momento, ele mede a força da tendência no preço e pode ser utilizado para identificar compra e venda por meio de níveis de sobre compra ou sobre venda, e reversões de tendência por meio das divergências com o preço.

Uma dica ao utilizar este indicador é sempre se basear na linha dos 50 pontos: movimentos abaixo dela indicam tendência de baixa, movimentos acima indicam tendência de alta.

Para aprender mais, sugiro que acesse agora nossa ferramenta de análise técnica e procure por sinais dados pelo Índice de Fluxo de Dinheiro. Procure analisar se eles funcionaram, em quais situações e quais os resultados se você tivesse confiado nele.

Depois me conte o que acho nos comentários aqui em baixo!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Joao Carlos Marcuschi

    Boa noite Diego. Esse indicador é igual ao KVO?