Vantagens do Indicador TRIX Na Análise Técnica

Apesar de ainda pouco conhecido na análise técnica do Brasil, o indicador TRIX (ou média móvel exponencial tripla) é um poderoso recurso, reconhecido por muitos investidores como um dos mais poderosos indicadores de análise técnica.

Por isso, é muito importante que você tenha esta ferramenta em seu arsenal como investidor. Aqui vou explicar o que você deve entender para utilizar o TRIX corretamente.

Como o TRIX funciona?

Como indicador de análise técnica, o TRIX se encaixa tanto na categoria oscilador, que determina mercados em condições de sobre-compra ou sobre-venda, quanto um indicador de momento,  que ajuda a determinara a força de uma tendência.

Observe no gráfico da PETR4 como o indicador TRIX se comporta:

indicador TRIX

A. TRIX como oscilador

Assim como muitos osciladores, o indicador TRIX oscila entorno de zero, e quanto mais distante deste, maior a situação de sobre-compra ou sobre-venda:

  • Valor Positivo: indica um mercado em sobre-compra
  • Valor Negativo: indica um mercado em sobre-venda

B. TRIX como indicador de momento

Quando usado como indicador de momento, as variações positivas no TRIX indicam que a tendência está ganhando força, enquanto que variações negativas indicam perda de força.

C. Sinais de Compra e Venda

Muitos analistas usam o TRIX como sinal de compra quando ele cruza para cima da linha zero, e como sinal de venda quando cruza para baixo da linha zero.

Além disso, divergências entre o movimento do preço e o do TRIX podem indicar significativas reversões na tendência do mercado.

Vantagens do indicador TRIX

Quando comparado à outros indicadores, o TRIX possui duas grandes vantagens:

1. Excelente capacidade de filtrar movimentos insignificantes

Por meio da suavização da média móvel tripla, o TRIX remove grande parte dos movimentos que podem erroneamente indicar mudanças no ciclo do mercado.

2. Tende de dar sinais antes do que os demais indicadores

O TRIX compara a barra atual logo com a anterior e suaviza o movimento destas. Quando utilizado  como indicador principal, o TRIX funciona melhor junto com outros indicadores para evitar falsos sinais.

Combinando o TRIX com uma MME

Utilizar o TRIX juntamente com uma Média Móvel Exponencial única é uma maneira de melhor determinar a certeza dos sinais de compra e venda emitidos.

Como em geral são utilizados 9 períodos como parâmetro no TRIX, na média móvel exponencial pode-se deixar um valor igual ou um pouco menor. Assim a MME será mais rápida e irá sinalizar:

Momentos de Compra: ao cruzar o TRIX de cima para baixo

Momentos de Venda: ao cruzar o TRIX de baixo para cima

Como é calculado o TRIX?

Como sempre, gosto de explicar o cálculo e a fórmula deste indicador, pois isso vai ajudar você a entender seu comportamento e até mesmo eventuais limitações:

Em relação à outros indicadores, o cálculo do TRIX é mais complexo e a evolução da computação foi determinante para seu uso na Análise Técnica. Seu principal parâmetro um número “N” de períodos, ao qual a média móvel tripla é aplicada:

    1. Preços de fechamento são suavizados por meio de uma média móvel exponencial (MME) de N dias
    2. A série resultante é suavizada uma segunda vez, utilizando-se novamente uma MME de N dias
    3. A série resultante é suavizada uma terceira vez, utilizando-se novamente de uma MME de N dias
    4. São calculadas as diferenças percentuais entre os valores de hoje e ontem

Este processo garante um resultado muito diferente do que uma Média Móvel Exponencial comum, uma vez que nesta última os dias mais recentes têm a maior parte do peso no cálculo. No TRIX, os períodos mais antigos têm influência de modo que o peso é distribuído entre os períodos.

Aplicando o TRIX em suas análises

A plataforma gráfica do Bússola do Investidor permite que o TRIX (média móvel tripla) seja aplicado a qualquer um dos ativos e para qualquer período.

Veja como:

1. Acesse a plataforma de análise técnica aqui

2. No campo de busca, digite o ativo que deseja analisar

3. Escolha o a frequência do gráfico (recomendado 1 dia para análise de longo prazo e 1 hora para análise de curto prazo)

4. Clique no botão “Indicadores” e selecione o indicador TRIX

TRIX analise técnica

5. Na caixa de configurações escolha quantos períodos serão usados para o cálculo de cada ponto (em geral utiliza-se 9 períodos)

TRIX

7. Escolha o parâmetro da MME pelo campo “período do sinal” (utilizamos 8 no exemplo, porém é comum utilizar o mesmo valor que o TRIX, no caso 9)

8. Escolha sua preferencia de tipo de gráfico, de como visualizar o TRIX: linha, área ou barras

9. Clique em fechar e o indicador já estará aplicado ao gráfico e pronto para análise!

Conclusão

Ao contrário de muitos indicadores de análise técnica que são antigos, vindos até mesmo da época da Teoria de Dow, o indicador TRIX possui uma abordagem mais moderna.

Foi desenvolvido nos anos 80, pelo americano Jack Hutson, editor de revista  “Technical Analysis of Stocks and Commodities”, graças aos avanços da computação.

Este indicador é um grande aliado do investidor que deseja identificar os momentos de compra e venda, independente de curto ou longo prazo. Apesar de ser de cálculo complicado, seu uso é fácil e não oferece grandes dificuldades aos investidores.

E você já conhecia o TRIX? O que achou??

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Luis Alledi

    Eu acho que, de uma maneira a minimizar riscos, eu avaliaria assim: papel está em alta? Volume está em alta? Se sim nos dois casos eu consultaria o TRIX com uma MME conforme sugerido. Se sinalizar compra, então entro. O que você acha disso?

  • Domingos Jk Bezerra

    Olá Diego, o que realmente dá força a uma tendência é o Volume. Acho que de alguma forma o TRIX deveria contemplar o VOlume. O que vc acha ???

    • Olá Domingos,
      Muitos analistas gráficos acham o volume totalmente irrelevante para a tomada de decisões. É uma questão de opinião.
      Abraços