Independência Financeira em 3 passos

Este artigo é um publieditorial oferecido pelo Marcello Vieira do Investidor de Sucesso .com

Olá investidor. Neste artigo iremos falar sobre os 3 passos para alcançar a independência financeira. São 3 passos SIMPLES, mas que precisam de bastante trabalho, dedicação e disciplina para serem alcançados.

Antes de tudo vamos definir:

O que é alcançar a independência financeira?

Independência Financeira é você poder viver do rendimento de seus investimentos. Significa você ter um patrimônio acumulado que te rende o suficiente para você pagar seu custo de vida. Alcançar a independência financeira significa você ter um patrimônio que “não acaba nunca”: você não precisará tirar dinheiro do patrimônio, somente retirará uma parte dos rendimentos.

E quais são os 3 passos para alcançar esta independência?

Captação Inteligente.

Captação Inteligente significa juntar dinheiro. Não há saída para este passo, a não ser que você já tenha um capital inicial considerável. Se você não tiver uma grande quantia inicial para começar, você precisa juntar dinheiro e gastar menos do que se ganha.

A melhor forma de fazer isto é pagar o seu futuro em primeiro lugar. Isto significa que a primeira coisa que você deve fazer após receber seu salário é separar um valor para se investir. Pode ser um valor fixo, como 300, 500 ou 5.000 reais por mês. Pode ser um valor variável, como 10% do seu salário. Este é o passo mais importante, e é essencial que você comece com isto o quanto antes.

Qualquer atraso no começo da Captação Inteligente faz com que você acabe pagando muito caro por isto. Comece a investir o quanto antes.

Investimento Eficiente

Investir de maneira eficiente, buscando a melhor relação de risco x retorno.

Você sabia que 300 reais por mês, investindo durante 15 anos com rendimento de 1% ao mês permite você atingir um patrimônio de R$ 150 mil.

Os mesmos 300 reais por mês investidos pelo mesmo período com um rendimento de 3% ao mês faz com que você acumule R$ 2 milhões! Veja só:

independencia_financeira

Caso queira os dados baixe a planilha aqui.

Claro que 3% ao mês é um rendimento bastante alto e praticamente impossível de conseguir sem risco. Mas este exemplo deixa claro o quanto uma boa rentabilidade pode fazer bem para seus investimentos.

E por isto te digo que a melhor maneira de buscar uma melhor rentabilidade é você investir em CONHECIMENTO. Comece investindo em você mesmo: quanto melhor você entender sobre investimentos, quanto mais estudar e quanto mais experiência adquirir, maior será seu retorno possível, e com menor risco.

Quer começar a investir em conhecimento? Entre neste site e veja um conteúdo que o Marcello Vieira preparou para você.

Finalmente, o último passo, ou fator, para atingir sua independência financeira é o:

Efeito Bola de Neve

“Os juros compostos são a força mais poderosa do Universo” – Albert Einstein

Basta observar como as curvas do gráfico acima ficam cada vez mais inclinadas. Quando se faz um investimento de longo prazo consegue se ver o efeito desta força. Mas para isto se precisa de muita paciência e persistência.

Nos primeiros anos os rendimentos dos seus investimentos serão baixos, relativamente falando. Isto pois (para quem começou do zero) seu capital não terá tido tempo suficiente para crescer o suficiente. A verdade é que não há milagre para ficar rico, mas uma conta simples (caso queira entender, baixe a planilha acima) mostra o quanto a paciência e a disciplina se pagam.

Para entender um pouco mais veja este vídeo do Marcello Vieira, do Investidor de Sucesso::

Mateus Lana

Faz parte da equipe do Bússola do Investidor e é um dos fundadores da SmarttBot, plataforma de automatização de investimentos na Bolsa.