Horário da Bovespa: Confira quando o Pregão Começa e Termina

horario-bolsa-de-valores

Independente da sua idade, sexo e renda, se você já pensou, ou até mesmo já tentou, investir na Bolsa de Valores alguma vez, com certeza se perguntou qual o melhor horário para realizar suas operações. Dúvida comum entre iniciantes – e até mesmo entre investidores já experientes – entrar na posição certa e no momento ideal no mercado financeiro pode fazer a maior diferença com seus lucros.

Existem vários jeitos de investir em ações, opções e derivativos. Se você tem perfil de trader e acompanha a Bolsa durante todo o pregão, prefere o modo day trade, ou seja, realiza suas operações de modo a fechar o dia sem estar posicionado, utilizando a Análise Técnica em seus investimentos. Por outro lado, se sua intenção é investir pela Análise Fundamentalista, você pode utilizar a estratégia buy and hold – comprar uma ação e esperar até que o patrimônio desejado seja formado para realizar a venda.

Mas, você sabe qual o que é o After Market? E como realmente funcionam a pré-abertura e o call de fechamento? Independente do seu modo de investir, é muito importante entender o que acontece durante todo o funcionamento da Bolsa de Valores, de forma a encontrar a hora ideal para operar. Confira:

Horário da BM&FBOVESPA

Mercado de Ações

O horário de funcionamento da  BM&FBOVESPA geralmente se inicia às 10:00 e encerra às 17:00. A pré abertura do After Market, por sua vez, começa 17:25 e termina 17:30. É nessa hora que ele começa, fechando as 18:00. Durante o horário de verão, porém, o início das atividades da Bolsa começam e terminam 1h depois, ou seja, das 11:00 as 19:00. Assim, o After Market começa apenas 18:30, com fim as 19:00.

Esse ano o que aconteceu foi um pouco diferente. Ao invés do comum atraso de 1h devido ao horário de verão, o segmento BOVESPA, ou seja, ações, manteve seu início às 10:00, no entanto, seu término agora é as 18:00.

Tem-se também uma discriminação dos horários para diferentes segmentos da Bolsa, como pode ser observado no quadro abaixo:

horario-funcionamento-bolsa

Pré-abertura

O leilão de Pré-abertura compreende os 15 minutos antecedentes ao início do pregão. Nesse período, a Bolsa registra ofertas de compra e venda, mas o negócio não é realizado. Em outras palavras, mesmo se uma oferta de compra coincidir de preço com uma oferta de venda, isto é, um investidor deve estar disposto a pagar por um ativo o mesmo tanto que outro quiser vendê-lo, essa operação seria apenas registrada na abertura do pregão.

Uma particularidade da pré-abertura é que não é possível cancelar uma oferta feita nesse período, consistindo em um momento fundamental para a definição do preço de abertura de uma ação de forma democrática e equilibrada.

Call de fechamento

O período que compreende os últimos minutos do pregão é chamado de Call de Fechamento. Nele, você pode realizar operações para alguns ativos. Seu principal objetivo é realizar um fechamento “transparente” dos ativos, seguindo as mesmas regras utilizadas pelo SIstema Eletrônico de Negociação.

Como visto no quadro acima, o call de fechamento é adotado pelos papéis de carteiras teóricas dos índices BOVESPA – não necessariamente o iBovespa – e para opções de maior liquidez, como divulgado pela Bolsa. Sua principal diferença da Pré-Abertura é o tempo de duração e os papéis negociados.

Mercado Futuro

No segmento BM&F da Bolsa de Valores, ou seja, o chamado Mercado Futuro, os horários são diferentes. Além de não existir After Market para contratos de dólar e índices (assim, como opções), as commodities são negociadas conforme o horário descrito na tabela abaixo:

horario-commodities

After Market

Sabemos que investir na Bolsa de Valores exige dedicação por parte do trader, ou seja, é preciso destinar uma boa parcela de tempo para essa atividade. Esse é um problema comum entre investidores, porque, conforme visto acima, o pregão coincide com o horário comercial e a grande maioria das pessoas físicas operantes na BM&FBOVESPA não investe como profissão. Se esse for seu caso, existe uma solução: o After Market.

O Atfer Market é um período extra, onde o investidor pode realizar operações mesmo após o fim do pregão. Dessa forma, você não precisa abrir mão de investir na Bolsa e ainda pode administrar sua própria carteira. Além disso, ainda é possível aproveitar oportunidades e realizar ajustes depois das 18:00.

Restrições

O Horário Extra funciona quase como o horário normal, apenas com algumas diferenças. Apenas ativos à vista e que foram negociados ao longo do horário normal podem participar do After Market. Além disso, as ações devem fazer parte do Índice Bovespa.

Existe um limite máximo tanto para o número de negociações por pessoa quanto para oscilações dos ativos. Em outras palavras, um investidor não pode operar mais de R$ 900 mil durante o Horário Extra e muito menos se a variação do preço do ativo ultrapassar mais de 2% de diferença do preço de fechamento. Restrições como estas são apenas uma medida de precaução da Bovespa, prevenindo-se de um possível desequilíbrio no mercado. Já imaginou se o gap entre o preço de abertura e de fechamento ultrapassasse 10%? Um pessoa que apresentou um lucro no dia anterior poderia ter quebrado do dia pra noite!

Fique atento a sua estratégia

O que vai definir a melhor hora para você realizar suas operações na Bolsa vai ser a lógica da sua estratégia e qual o ativo escolhido, cuidado com generalizações! Não se esqueça que, para investir na Bolsa de Valores da melhor forma possível, é importante que você estude, pratique e simule!

Qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de comentar! Bons investimentos!

Estudante de Economia na UFMG, faz parte do time de Marketing da SmarttBot, plataforma de automatização de investimentos na Bolsa.