Candlestick Homem Enforcado

Neste artigo você vai aprender como reconhecer e utilizar o padrão de candlestick Homem Enforcado, ou Hanging Man (em inglês).

Este é um Candle de reversão de baixa, ou seja, indica que uma tendência de alta pode estar perdendo força.

Como identificar?

Se você já está familiarizado com os gráficos de candlesticks, percebeu que trazem uma série de vantagens. Uma delas é justamente a possibilidade de identificar padrões na formação dos candles, que ajudam o investidor a identificar possíveis movimentos futuros na tendência dos preços.

Uma das vantagens do padrão homem enforcado é ser fácil de identificar. Embora o nome seja meio estranho, isso se deve a sua forma, de um pequeno corpo na parte superior, com uma pequena sombra acima e uma longa sombra abaixo. A cor do Candle (se é de alta ou baixa) não é importante para a identificação deste padrão.

Para alguns analistas o padrão Homem Enforcado só ocorre quando:

  • a sombra inferior tem mais do que duas vezes o tamanho do corpo.
  • a sombra superior é muito pequena.

Seu formato lembra muito o do candlestick martelo, porém lembre-se que o martelo ocorre em uma tendência de baixa, enquanto que o homem enforcado ocorre em uma tendência de alta.

Observe na imagem abaixo como identificar o Homem Enforcado:

candlestick homem enforcado

Interpretação do padrão homem enforcado?

O homem enforcado é um candlestick que indica uma possível reversão da tendência de alta. Em outras palavras, ele mostra que a pressão compradora pode estar perdendo força (eu disse pode estar).

O racional por trás deste padrão é que houve um significativo movimento de venda no início do pregão (resultando na longa sombra), mas que os vendedores conseguiram segurar o preço do papel, que fecha o dia próximo ou no mesmo no preço de abertura (resultando no pequeno corpo).

A pressão vendedora pode ser um alerta de que os comprados no ativo estão perdendo força e uma reversão está próxima.

Utilizando o Hanging Man na prática

O simples comportamento dos preços em padrão Homem Enforcado não significa necessariamente que os comprados no ativo perderam totalmente a força, mas pode indicar que o ativo está prestes a mudar de direção, perdendo momento.

Uma confirmação do sinal dado por este padrão é diminuição do preço do ativo no dia seguinte, dando mais força a hipótese de que uma alteração de preços é iminente.

Observe no gráfico abaixo (gráfico PETR4), uma situação onde o Candle Homem Enforcado indica corretamente que a pressão compradora perdeu força.

homem enforcado analise tecnica

Outra situação interessante pode-se observar no gráfico da USIM5.

Após forte tendência de alta surgiu o padrão de Homem Enforcado. No pregão seguinte houve uma nova alta, porém menos acentuada, o que também confirma a hipótese de que os compradores estão perdendo força. Após dois pregões depois do homem enforcado a ação interrompeu essa tendência de alta passou a perder valor.

canldestick homem enforcado

Conclusão

O Homem Enforcado, ou Hanging Man, é um padrão de análise técnica que permite identificar reversão de tendências após movimentos de alta. No entanto, como qualquer indicador de análise técnica, o Homem Enforcado não é infalível. É altamente recomendado utiliza-lo em conjunto com outros indicadores e estudos para reduzir a chance de erro.

Além disso, o Homem Enforcado também é muito utilizado em gráficos intraday, sendo um dos padrões favoritos dos day traders.

Aproveite para se familiarizar com outros padrões de candlestick, como o Martelo InvertidoNuvem Negra (Dark Cloud Cover), Estrela Doji da Manhã. E não deixe de testar os seus conhecimento utilizando a Plataforma de Análise Gráfica do Bússola do Investidor.

Gostou desse artigo?

Não deixe de comentar, indicar o seu padrão favorito de candle e me contar se usa ou não o Homem Enforcado! Aproveite também para compartilhar no Facebook ou no Twitter.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.