Estrela Doji da Manhã: Encontrando Pontos de Reversão

Neste artigo vou explicar como analisar o comportamento dos preços de ações e outros ativos do mercado de capitais sob o ponto de vista dos padrões de candlestick, mas especificamente o padrão de candle Estrela Doji da Manhã.

A visualização dos gráficos em candlestick, ou só candle, é uma das mais populares entre investidores e analistas e entender o que suas formações significam pode ser bastante lucrativo.

A Estrela da Manhã

Um dos padrões que passou a ser muito popular entre investidores por ser simples de interpretar e confiável na hora de formar a expectativa é o padrão Estrela Doji da Manhã.

Basicamente, a Estrela da Manhã, ou Morning Star no termo em inglês, é formada por três candles consecutivos, que representam três momentos seguidos, geralmente dias.

  1. Em um primeiro momento, ou no primeiro dia, há um candle de baixa com “corpo” longo, ou seja, uma queda significativamente acentuada nos preços.
  2. No segundo dia deve haver um candle de alta ou baixa, mas que tenha um corpo curto, onde os preços de abertura e fechamento estejam muito próximos. Esse candle deve estar abaixo do candle longo de baixa do dia anterior.
  3. No terceiro dia, configura-se um novo candle de corpo longo, só que dessa vez será um de alta nos preços.

Veja abaixo a imagem representativa do padrão descrito:

candlestick estrela doji da manhã

Estrela Doji da manhã

Dependendo do formato e da posição do segundo candle podem haver variações do padrão Estrela da Manhã.

Um Doji é uma configuração de candlestick que se revela quando os preços de abertura e fechamento para determinado ponto do tempo são tão próximos, ou iguais, a ponto de não se conseguir enxergar o corpo do candle.

Ele representa um equilíbrio de oferta e demanda no mercado e pode significar indecisão ou uma mudança de comportamento dos investidores, ou seja, por um período de tempo o preço quase não varia, alguma coisa pode estar pesando nas decisões de investimento.  Quando o segundo candle da Estrela da Manhã é um Doji, o padrão passa a chamar-se Estrela Doji da Manhã, ouMorning Doji Star no uso em inglês.

A figura continua parecida com a Estrela da Manhã, mas agora com o Doji. Veja abaixo a representação da Estrela Doji da Manhã.

candlestick estrela doji da manhã

Como interpretar

Fundamentalmente, tanto a Estrela da Manhã clássica quanto a Estrela Doji da Manhã sugerem uma mudança no sentimento do mercado que poderá alterar o padrão de tendência e ocasionar uma reversão nos preços.

Existem outros padrões de candlestick que também sugerem mudanças e reversões na tendência, como o Martelo Invertido, mas a Estrela Doji da Manhã é tida como a mais popular e confiável.

Na configuração indicada nas imagens anteriores sugere-se uma reversão de uma tendência de queda nos preços para uma tendência de alta. Por isso deve-se analisar se, de fato, formando-se a Estrela da Manhã, ou a Estrela Doji da Manhã, havia uma tendência confirmada anteriormente.

Vale prestar atenção no fato de que a Estrela da Manhã vale tanto para uma reversão de uma tendência de queda quanto para uma tendência de alta, o que inverteria as posições dos candles longos de alta e baixa, mas a ideia é a mesma, análoga.

Além disso, vale ressaltar que os candles não necessitam ser exatamente do mesmo tamanho, e podem haver gaps entre eles. Veja um exemplo utilizando-se do gráfico do Índice Bovespa:

gráfico ibovespa candlestick

Na imagem vemos que até fins de agosto de 2012 o IBOV caminhava com uma tendência de queda nos preços, o ponto de reversão que acabou levando os preços para uma tendência de alta está exatamente representado por uma Estrela Doji da Manhã.

Note que o terceiro candle (de alta) é bem maior que o primeiro candle (de baixa) que sucede a tendência de queda, isso em nada é um problema, ao contrário, só indica a força da reversão, sugerindo que de fato o sentimento dos investidores se alterou significativamente no mercado passando a acreditar numa subida dos preços.

No gráfico abaixo, dos preços da PETR4 (Petrobras), vemos o contrário, uma reversão para baixo dos preços de curto prazo após a confirmação da Estrela da Manhã, desta vez a clássica.

candlestick estrela da manhã

 

No ponto indicado, uma rápida identificação do padrão pode sugerir uma venda do ativo num ponto de máximo, evitando perdas maiores decorrentes da queda dos preços.

Hora de por em prática

Agora que você entendeu como utilizar o clandlestick estrela da manhã, é hora de por a teoria para funcionar. Acesse nossos gráficos de análise técnica e procure encontrar padrões de Estrela Doji e veja o que aconteceu com o preço das ações após estes ativos aparecerem.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Erlei Pedro

    Caro Diego, cara até agora não tinha achado um blog tão explicativo e claro quanto aos significado dos candles das velas, muito obrigado mesmos você me esclareceu bastante coisa, na verdade eu tinha feito um treinamento de opções binárias com uma conta demo, mas não tinha noção dos significados das velas para que então juntamente com o calendário financeiro eu possa de uma forma mais real construir minhas estratégia, valeu mesmo, parabéns pelo blog.