Como NÃO Perder Dinheiro em Fraudes na Internet

Pelo menos uma vez por semana recebo um email me “convidando” para:

  • ganhar dinheiro fácil, ou
  • investir em ações com potencial de valorização de mais 3.000%, ou
  • ganhar R$ 100 por dia sem sair de casa, ou
  • participar de um negócio extremamente lucrativo…

Sinceramente ganhar e economizar dinheiro não é tão fácil portanto, não preciso nem me dar ao trabalho de abrir o email para que um grande alerta apareça na minha cabeça:

“Mais uma entre muitas outras fraudes na internet.”

Veja um exemplo que encontrei enquanto escrevia este artigo:

fraudes na internet

Para: investidor@worldwideweb.com

Assunto: Hoje é seu dia de sorte!!!

 

Geralmente eu não escrevo coisas assim, mas o que eu vou te contar agora é simplesmente imperdível. Durante os últimos seis meses eu estive desenvolvendo um programa chamado ULTIMATE TRADING. E descobri como encontrar quais ações vão subir mais de 5% no dia seguinte. Com isso tive mais de 3.000% de retorno em meus investimentos em menos de um ano!!!

E o melhor é que investir usando meu programa NÃO HÁ RISCOS. Na verdade, é tão seguro que eu vou garantir para você que não irá perder seu investimento. Porém como existem muitos investidores querendo ter acesso, enviarei somente para quem me enviar $499,95 ainda hoje….

 

Claro que a internet criou uma facilidade sem precedentes para nós investidores, possibilitando consultar milhares de informações e dados em segundos. Sem dúvida é uma grande ferramenta e existem inúmeras empresas sérias que oferecem serviços excelentes. No entanto, a internet também facilitou muito a execução de fraudes por pessoas má intencionadas, que aplicam golpes e comprometem o trabalho de quem realmente oferece serviços de valor.

O objetivo deste texto é desmascarar os principais tipos de fraudes pela internet, entender como funcionam e explicar como evita-los.

Os Diferentes Tipos de Fraude

Esquema Ponzi (ou Pirâmide)

Esta é a fraude mais amplamente utilizada na internet do Brasil. Com este esquema o dinheiro pago pelos novos “investidores” é utilizado para pagar lucros para os investidores mais antigos. Desta maneira, quem entra primeiro na pirâmide é quem mais ganha.

O esquema colapsa quando o dinheiro arrecadado com novos investidores é menor do que o valor devido aos investidores mais antigos. Cedo ou tarde, todo os esquemas de pirâmide colapsam e muitos investidores nunca mais recuperam o dinheiro investido.

O sucesso de muitas fraudes pirâmides no Brasil, como TelexFree e Bbom, foi criar um sistema em que os novos investidores tinham que encontrar outras pessoas para entrar no esquema e assim ganhar com isso. Isso criou um efeito viral, onde muitas pessoas foram enganadas.

Apesar de novas fraudes pirâmide aparecerem todos os meses, alguns nomes já são bastante conhecidos e é bom manter seu dinheiro longe:

  • Bbom
  • Telexfree
  • Internet Dinheiro
  • FR Promotora
  • Nnex
  • Multiclick
  • Monavie
  • Empire Money
  • entre muitos outros….

Manipulação de Mercado

A manipulação de mercado consiste basicamente em divulgar informações sobre uma empresa (verdadeiras ou falsas) com o objetivo de alterar seu preço no mercado e lucrar com isso.

Como o preço de ações de grandes empresas é dificilmente alterado propositalmente por alguém, as pessoas que praticam a manipulação de mercado em geral o fazem com ações de pequenas empresas e com baixa liquidez.

Toda vez que você ler ou ouvir alguém falando algum boato sobre uma empresa pequena, que você provavelmente nunca ouviu falar, desconfie de se tratar de alguém querendo manipular o preço daquela empresa.

O resultado da manipulação de mercado consistem em um rápido aumento no preço da ação, seguida por uma queda igualmente rápida. As pessoas que compraram as ações antes da alta e venderam no pico embolsam grandes lucros.

Essa fraude também pode ser realizada ao contrário, quando espalham informações negativas sobre a empresa e fazem seu preço cair. Nesse caso o manipulador de mercado fica na posição vendida nas ações da companhia.

Essa é uma atividade ilegal e sujeita a investigação e multas impostas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), contra quem executar esta prática.

Investimentos no Exterior

Este tipo de fraude tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Ela consiste em supostas empresas de outros países divulgando e vendendo investimentos ou produtos financeiros no exterior.

Uma vez que o dinheiro é enviado para a conta desta empresa, o investidor nunca mais volta a recupera-lo.

Tome muito cuidado antes do considerar investir diretamente no exterior, ainda mais utilizando empresas que você nunca ouviu falar. As chances de ser uma fraude pela internet são maiores do que ser algo que vai lhe trazer algum retorno.

Produtos Enganosos

Esta fraude é uma das mais praticadas e consiste na venda de um suposto “produto mágico” que vai lhe trazer “retornos incríveis”.

Na verdade é tudo história para fazer você pagar por algo que nunca irá receber, ou que definitivamente não irá funcionar como o prometido.

Para se proteger desta fraude, antes de realizar a compra de algo procure referencias sobre o produto. É quase certo de que se tratar de uma fraude, alguém já caiu nela terá criado algum conteúdo desmascarando o esquema. Use o Google para isso.

Procure também por referencias positivas. Se o produto é sério, provavelmente algum blogueiro já falou sobre ele.

Além disso, na hora de pagar, prefira utilizar sistemas de pagamento online que garantem a proteção do comprador caso a venda não seja correta. Alguns exemplos são PayPal e PagSeguro.

Cuidado Com os Fóruns de Investimento

Existem quase uma centena de fóruns sobre investimentos no Brasil, onde qualquer pessoa pode escrever o que bem entender e em 90% das vezes é só besteira. Veja a dica que o usuário “REI DA BARBADINHA” resolveu compartilhar com o mundo todo em 2012 (isso nunca foi escrito e publicado pela Folha, como o texto deixa indicado):

fraudes na internet

Detalhe: as ações da Refinaria Manguinhos custam menos de R$ 0,30 centavos atualmente e acontecem muito poucos ou quase nenhum negócio por dia.

Embora existam muitas informações úteis nestes fóruns, a grande maioria das dicas de investimento acabam por ser falsas. Os fóruns sobre investimento são os canais preferidos para a ação dos manipuladores de mercado.

O grande problema dos fóruns é a possibilidade de qualquer um postar algo anonimamente ou utilizando um nome falso. Dessa maneira é praticamente impossível distinguir as boas dicas das fraudulentas.

Neste caso vale a prudência de nunca basear suas decisões de investimento no que é escrito nos fóruns na internet. Sempre verifique as informações e busque fontes confiáveis como grandes jornais ou meios de comunicação já conhecidos por você.

Apesar de todos terem a sua parte de besteira, os fóruns mais utilizados atualmente para falar de investimentos estão nos sites InfoMoney, ADVFN e Bastter.

Cuidado Com Emails e Newsletters

Pelas normas da CVM somente analistas de investimento certificados é que podem realizar recomendações de investimento. Qualquer outra pessoa que diga onde você deve investir está agindo contra a lei e está sujeita a multa pela CVM,

Portanto, desconfie de qualquer newsletter ou email que você receba de algum desconhecido querendo que você compre ações de uma determinada empresa, ou que você precisa fazer parte de um negócio extremamente lucrativo.

Pode ter certeza de que se trata de uma fraude, porque mesmo os analistas certificados pela CVM podem praticar tal atividade sem que você tenha concordado em receber tais recomendações.

Mensagens eletrônicas contendo fraudes são facilmente identificadas por meio de remetentes desconhecidos (ou domínios que qualquer um pode ter como @gmail ou @yahoo), propostas “boas de mais para ser verdade” e LETRAS MAIÚSCULAS COM VÁRIAS EXCLAMAÇÕES !!!!!!!!!!!!!!

Como Denunciar Fraudes Pela Internet

Se você foi vítima de uma fraude, deve denuncia-la o quanto antes para que as autoridades competentes tentem reaver seu dinheiro e impedir que outros também sejam enganados.

A autoridade responsável pela investigação e apuração de fraudes financeiras é a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, que criou o Programa de Orientação e Defesa do Investidor – PRODIN, em 1998 para que você se informar e possa notifica-los de qualquer atividade suspeita ou fraudulenta.

Caso você deseje confirmar a validade de alguma instituiçãoo financeira, analista ou empresa de investimentos, não deixe de entrar em contato com a CVM e realizar uma consulta. O PRODIN conta com o número de telefone gratuito: 0800-7225354 e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Se este texto ajudar pelo menos uma única pessoa a não ser vítima de fraudes, meu tempo investido em escrever tudo isso já valeu! :)

Espero que tenha ajudado você e se gostou fique a vontade para compartilhar nas redes sociais utilizando os botões aqui ao lado!!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • Wilker Azevedo

    O mais incrível nas fraudes, é que por mais que sejam descabíveis, escancaradas e ridículas, sempre tem milhões de pessoas indo como carneirinhos para os dentes dos lobos kkkkk. Pense só: alguém cria um programa milagroso que multiplica o dinheiro sem falhas. Daí ele quer te vender por uma micharia. Pense… se o camarada quer dinheiro, porque não usa o próprio programa pra isso? Acho que ele conseguiria mais dinheiro do que o valor da venda. Mas se ele quer “ajudar”, distribuindo o programa, então faz grátis, afinal, dinheiro pra ele não é o problema! kkkkkk

    Só existem 4 formas que se obter dinheiro: suado, roubado, doado ou impresso. Duas delas te leva para a cadeia. Uma delas é quase um mito. A outra… bom, a outra é certeira. Mas pensa na dificuldade! kkkkk

  • Bom artigo.

  • Há bons cursos online, só pesquisar que os encontra.

  • Excelente post. Parabéns

  • Muito interessante esta abordagem do artigo. Neste momento de crise que o nossa pais está passando precisamos usar as melhores táticas, ter os melhores conhecimentos, para obtermos resultados positivos.

  • Diego, sem duvidas, muito boa postagem…eu acho seguro investir em ouro monetário faço isso a mais de 15 anos e nunca me arrependi pelo menos eu sei que o meu dinheiro não vai literalmente queimar.
    Grata