Como escolher investimentos no cenário atual?

Este post é um publieditorial ofertado pela Toro Radar.

Crise política, operação Lava-Jato, cenário internacional, alta da taxa SELIC… Vale a pena investir em um cenário de crise?

Não é novidade para ninguém que vivemos, hoje, um momento extremamente desafiador no país. Viemos de um cenário de crise política e econômica, com a alta da taxa SELIC, o progresso da operação Lava-Jato, possibilidade de impeachment da Dilma, queda do mercado asiático e as frequentes notícias preocupantes acerca deste cenário. Isso tudo preocupa o investidor, especialmente aqueles que estão iniciando neste mercado, mas é possível, investir e ter um bom retorno em um cenário de crise.

A verdade é que um cenário de crise pode proporcionar fantásticas oportunidades de investimento, uma vez que você pode aproveitar o momento de baixa para potencializar seus ganhos acumulados em um futuro próximo. Veja como encontrar essas boas oportunidades.

1. Renda Fixa

Renda Fixa

Atualmente, temos uma crescente alta dos juros, com a taxa SELIC cotada em 14,25% ao ano. Isso faz com que a população consuma menos e os bancos e instituições financeiras precisem mais da captação de recursos para financiamentos, empréstimos e aplicações. Essa captação é feita, normalmente, através da emissão e colocação de títulos públicos ou privados, que constituem os investimentos de renda fixa.

Esses títulos são contratos emitidos pelas instituições financeiras, onde você empresta o seu capital a elas, através de um investimento de modo a receber, ao final de um prazo estabelecido, o seu capital corrigido por uma taxa de juros.

Sendo assim, a alta da taxa de juros é excelente para que você tenha uma maior rentabilidade com este tipo de investimento.

Alguns exemplos de títulos de renda fixa são:

Uma observação: alguns destes investimentos também podem ter sua rentabilidade atrelada a outros indexadores, como a um percentual do CDI, por exemplo.

2. Renda Variável

Renda Variável

Aprender como investir na bolsa de valores é uma segunda opção, caso você tenha um perfil menos conservador com seus investimentos. No atual cenário, a bolsa está em baixa, com 100 empresas custando menos que seu valor patrimonial líquido.

A grande oportunidade é a possibilidade do mercado subir e essas ações começarem a se aproximar novamente do seu valor patrimonial correto, proporcionando ganhos extraordinários.

Também é possível lucrar com a queda dessas ações e com essa maior oscilação do mercado, utilizando do apoio da análise técnica de ações, estratégias de alta precisão como o Day Trade, operações contra tendência, mercado futuro e a utilização de títulos de renda fixa como margem de alavancagem, estratégia utilizada pelos grandes investidores para potencializar seus resultados.

Se você quer aprender mais sobre a bolsa de valores e se preparar para aproveitar os melhores investimentos de 2016, o Toro Radar disponibiliza cursos gratuitos e você pode contar, ainda, com os melhores analistas do Brasil como seus professores particulares.

Equipe Toro Radar – www.tororadar.com.br

 

Mateus Lana

Faz parte da equipe do Bússola do Investidor e é um dos fundadores da SmarttBot, plataforma de automatização de investimentos na Bolsa.