5 Métricas Para Avaliar Um Trading System de Sucesso

Soube de um caso em que o investidor configurou todo um trading system, e já no primeiro negócio, o descartou porque teve prejuízo.

Será que ele realmente sabia o que estava fazendo? A resposta é NÃO.

Na verdade este investidor pode ter desperdiçado uma grande oportunidade, descartando uma configuração vencedora, somente por não ter prestado atenção nas técnicas de como avaliar um trading system.

Para que isso não aconteça com você, vou explicar 5 critérios para avaliar a eficiência de um trading system e de bônus, ainda disponibilizar uma planilha para você baixar e fazer seus próprios testes.

avaliar um trading system

Testes Com Dados Históricos

O primeiro passo para testar qualquer trading system chama-se backtesting, ou teste com histórico.

Essa técnica nada mais é do que aplicar as configurações do seu sistema sobre os movimentos históricos do preço, para avaliar como ele teria se comportado naquelas situações.

Claro, que o resultado passado não é garantia de retorno futuro, mas esta prática é fundamental para termos acesso as métricas que permitirão que seu sistema automático seja avaliado.

As melhores plataformas de automação já disponibilizam testes com algumas métricas. A seguir vamos entender cada uma delas:

1# Lucro Líquido

Esta métrica é a mais popular e no final das contas a mais importante para qualquer investidor. No entanto, ela sozinha em um back test não quer dizer muita coisa, pois não considera um fator fundamental: no risco.

Para encontrar o lucro líquido de seu sistema, basta somar o resultado líquido (descontando custos operacionais) de todas as operações realizadas.

Obviamente, o resultado pode ser um prejuízo, mas como veremos um trading system não pode ser descartado somente por esta métrica.

A seguir vamos ver outras que são ainda mais relevantes para a análise de eficiência.

2# Fator Lucro

fator lucro é apontado por muitos especialistas como um dos mais importantes na análise de um tradig system.

É uma métrica obtida quando dividimos o lucro líquido total pelo prejuízo líquido total, encontrando a relação entre ganhos e perdas que o sistema resultou.

Exemplo Prático:

Um sistema automatizado resultou em:

  • Lucro Líquido: R$ 2.456
  • Prejuízo Líquido: R$ 1.109
  • Seu Fator Lucro será de: 2,21 (2456/1109)

Observe que um Fator Lucro maior que 1 mostra um sistema ganhador, enquanto que um valor inferior a 1, mostra um sistema perdedor.

Esta métrica mostra em quanto os ganhos são maiores do que as perdas. Ou seja, mesmo que um novo sistema esteja operando no vermelho, não quer dizer que é um sistema perdedor. Pode ser que simplesmente ainda não houveram transações o suficiente para que seu verdadeiro Fator Lucro seja encontrado.

avaliando um trading system

3# % de Ganhos

Após o Fator Lucro, a % de Ganhos é outro fator considerado fundamental na avaliação de um trading system.

Esta métrica nada mais é do que o número de negócios ganhadores dividido pelo número de negócios totais:

  • % de Ganhos = (Nº de Ganhos) / (Nº de Operações)

Esta métrica mostra qual é a probabilidade de uma operação ser ganhadora.

No entanto, uma métrica menor que 50% não necessariamente quer dizer que o sistema seja perdedor. No caso de operações de longo prazo que seguem a tendência, em geral algumas poucas que são lucrativas têm grandes ganhos, enquanto várias outras foram perdas pequenas, encerradas logo após a tendência mudar.

4# Lucro Médio Por Operação

Embora esta métrica não seja considerada tão fundamental quanto aos outras que citei, é sempre bom conhece-la para sabermos se o lucro por operação médio que um sistema está gerando consegue pagar pelos custos operacionais, como corretagem, liquidação, emolumentos, etc.

Para encontrar este dado, basta dividir o lucro total pelo número de operações realizadas pelo sistema.

5# Perda Máxima

Este indicador vai encontrar a perda máxima que o sistema obteve durante o período em que o back test foi aplicado. Dessa maneiro você pode se preparar para uma perda dessa magnitude, ou simplesmente invalidar seu trading system por não querer correr o risco de arcar com uma perda assim.

Faça Seus Teste – Planilha Para Dowload

Para que você possa ter uma noção de como estas métrica vão afetar a performance de um tranding system, criei uma planilha (inspirada por John Ehlers) que representa capital acumulado de uma carteira que investisse com um sistema que atendesse as métricas que estipularmos.

FAÇA O DOWNLOAD DA PLANILHA DE PERFORMANCE  DE TRADING SYSTEM AQUI

Exemplo 1:

  • % de Ganhos: 45
  • Fator Lucratividade: 1,6

Apesar do % de Ganhos ser só de 45%, como a lucratividade é de 1,6, o trading system é bem sucedido:

como avaliar um trading system

Exemplo 2:

  • % de Ganhos: 55
  • Fator Lucratividade: 0.9

Mesmo com uma probabilidade de 55% de fazer uma operação vencedora, o trading system não é bem sucedido por seu fator de lucratividade ser menor do que 1.

trading system

Tente Você Mesmo

Aproveite estas métricas para tentar avaliar e encontrar trading systems vencedores por conta própria. Existem excelentes plataformas de automação de investimentos, como a SmarttBot.

Quer ver um trading system super bem sucedido? Coloque 50% na % de Ganhos e 2 no Fator lucratividade. Veja o que acontece com o gráfico!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.