5 Dicas Para Começar a Investir Agora!

Quantas pessoas você já conheceu que falam “queria muito começar a investir, mas não tenho nem dinheiro nem tempo…”?

Muitas não é mesmo?

Apesar disso, volta e meia sempre damos um jeito de comprar um celular novo, mais um par de sapatos, uma TV nova e por aí vai..

comecar_investir
“Queria muito..” , “Não tenho tempo..” , “Não tenho dinheiro..” são as desculpas que mais falamos para justificar o porque de não cuidamos bem do nosso próprio dinheiro.

Sabemos que lá no fundo podemos sim fazer muito mais para cuidar bem do nosso dinheiro, mas na realidade o que nos falta é disciplina para fazer isso.

Felizmente, esse problema é fácil de resolver e tudo o que você precisa é de um pouco de compromisso com você mesmo.

Aqui vão 5 dicas de como começar a investir agora mesmo!

1. Defina seus objetivos

como começar a investir

Para conseguirmos fazer algo o mais importante é termos uma motivação não é mesmo?

Pegue uma folha de papel e uma caneta e comece a escrever todas as coisas que você deseja conquistar na sua vida, afinal é para isso que você estará investindo!

Primeiro pense no horizonte de um ano, depois de 5 e vá aumentando até chegar na sua aposentadoria. Seja lá o que você queira, mas que não tem dinheiro para fazer agora, deve entrar nesta lista:

  • trocar de carro
  • viajar no final do ano para o México
  • reformar seu apartamento
  • comprar sua casa própria
  • ter um filho
  • se aposentar e ir morar na praia

Não se preocupe com o tamanho da lista, afinal o que você está fazendo é justamente estabelecer o que realmente é o mais importante para você. Depois de fazer esta lista você terá claro quais são seus objetivos.

2. Entenda os diferentes tipos de investimento

Conhecimento é poder!

Para isso é importante que você entenda os diferentes tipos de investimentos de acordo com o risco que seu dinheiro irá correr: conservadores, moderados e arriscados.

como comecar a investir

“Porque eu iria investir em algo arriscado?”

Esta é uma pergunta que cabe a você mesmo responder. Quanto mais arriscado o investimento, maior é o retorno potencial que ele poderá dar.

Em geral investimentos arriscados devem ter uma perspectiva de long prazo, já que em longos períodos de tempo costumam superar a rentabilidade dos investimentos mais conservadores.

Veja que tipo de investimento se encaixa em cada uma das categorias:

  • Investimentos Conservadores: renda fixa, poupança, CDB de bancos, fundos indexados ao CDI
  • Investimentos Moderados: fundos que tentam superar a rentabilidade do CDI, fundos imobiliários com bons imóveis
  • Investimentos Arriscados: ações, opções, fundos que buscam superar o Ibovespa e fundos imobiliários com imóveis não tão bons

 3. Escolha uma corretora de valores

Muitas pessoas investem com base na recomendação do gerente do banco. Infelizmente os gerentes de banco recebem comissões do banco por cada investimento que conseguem “vender” e portanto nem sempre fazem uma sugestão adequada ao cliente.

Para evitar cair nessas armadilhas, é sempre bom ter uma segunda opinião.

As Corretoras de Valores são instituições voltadas para investimentos e qualquer um pode abrir conta em uma corretora do mesmo modo que abre uma conta em um banco.

A grande maioria das corretoras de valores não cobra nada para abertura de contas, e ao contrário do que muitos pensam, é muito mais barato investir por meio de uma corretora do que por um banco.

Após ter a conta aberta você terá acesso à uma série de investimentos e sua nova corretora de valores irá lhe ajudar a escolher quais são os mais adequados à você. Veja neste outro artigo algumas dicas de como escolher uma corretora de valores e você pode comparar todas em nosso Guia de Corretoras de Valores.

 4. Diversifique seus investimentos

Já ouviu alguém te dizer para “não colocar todos os ovos em uma cesta só”?

Em investimentos isso é muito importante: procure sempre escolher investimentos diversificados e diferentes entre si, assim caso um deles não esteja indo tão bem, os outros estarão.

Você não deve colocar todo o se dinheiro em bolsa de valores por exemplo, embora existam anos em que as ações vão bem, também existem anos em que elas vão mal.

O mesmo vale para deixar todo o dinheiro parado na poupança, caso você não tenha planos de utilizar aquele dinheiro no curto prazo, investir em algo mais arriscado é uma boa ideia para que no futuro aquele dinheiro cresça mais.

Existe a regra básica dos 25%, que é basicamente sempre ter pelo menos 25% do seu dinheiro aplicado em investimentos mais arriscados, desde que você não precise daquele dinheiro já nos próximos meses.

5. Seja fiel a seus objetivos

Após começar a investir, é normal que muitas pessoas fiquem animadas e se esqueçam do que as levou a investir em primeiro lugar.

como investir

Por mais que seus investimentos arriscados estejam dando muito mais retorno que os mais conservadores, não caia na tentação de colocar mais do que você deve nestes investimentos.

Como falei, existem fases em que as coisas vão bem e existem fases que as coisas vão mal. Não deixe estes ciclos atrapalharem seus objetivos e o que você determinou em sua estratégia de investimentos.

No longo prazo o investidor que se dá bem é aquele que foi fiel à suas estratégias e não tomou decisões por impulso.

Dica Bonus!

Eu disse que seriam só 5 dicas, mas como você leu tudo até aqui acho que merece mais uma: sempre que puder estude e aprenda mais sobre investimentos.

Não é preciso pagar um curso ou algo assim, basta você ter determinação e acompanhar iniciativas como esta do Blog do Bússola do Investidor, onde sempre escrevo artigos para ajudar as pessoas a investirem melhor.

Caso queira fazer seu cadastro, é gratuito e você receberá em seu e-mail nossas dicas semanais para cuidar melhor do seu dinheiro. Faça seu cadastro aqui.

 Conclusão

Espero que tenha gostado e que este artigo te ajude finalmente a começar a investir de verdade! Se gostou, por favor compartilhe nas redes sociais clicando nos botões aqui ao lado e deixe seu comentário abaixo, será um prazer responder!!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • simonia Areal

    Otimas dicas .mas,na real cada um que caminhe com suas proprias pernas ,e ,descubra o jeito mais seguro e rentavel ,para seus investimentos .E a dica ? estudar educacao financeira ,and sorte.

  • Rodrigo Ribeiro

    Olá Diego, parabéns pelo artigo. Eu tenho me interessado muito em fazer investimentos, tenho 15.000, 00 na poupança, comecei a juntar para comprar um carro, mas tenho pensado que seria melhor fazer esse dinheiro render, porém tem me faltado coragem e conhecimento para investir. Qual o melhor investimentos que um iniciante e ainda leigo no assunto poderia começar a fazer?

  • Ronaldo

    olá diego , eu não disponho de uma quantia mensal pra investir , mas tenho uma boa quantia liquida de um dinheiro que gostaria de um bom retorno mas que poderá ser a longo prazo , tem como eu conseguir fazer isso?

  • Guilherme Silva

    Diego,boa tarde;!

    Recebi um aumento no trabalho e tenho 1.200 para investir todo mês.como dividir uma carteira com esta quantia?? existe algum calculo de porcentagem para investir em curto,médio e longo prazo?

  • DANIEL SD. DOURADO

    Diego, gostei muito do seu Blog e principalmente das informações acima. Muito eficiente.

    Gostaria de obter uma informação além, contigo. Eu comecei a sentir vontade porém 2 realidade me desanimaram. 1º mas moro numa cidade que só tem Bancos e nenhuma corretora de valores. 2º não disponho de grandes quantias no pra começar a investir. O que tenho hoje, seria algo em torno de R$ 1.500,00 mês. Você pode me ajudar com algum conselho ou dando um itinerário..sei lá.

    • Olá Daniel,
      Primeiramente todos os investimentos são via internet, portanto mesmo que você morasse do lado da corretora de valores, não faria a menor diferença. Em segundo lugar, R$ 1.500 é uma quantia mais do que suficiente para investir no Tesouro Direto. Abraços

      • Victo

        Esse mês tirei 5mil de pagamento minha faixa por mês é 3mil a 5mil vá tenho 22 anos e não tenho nada pq gasto muito atoa como faço prata envesti meu dinheiro

  • Fernando

    Excelente suas dicas, sempre procuro me atualizar nessas partes econômicas, mesmo sempre muito complicado hoje em dia, tenho 21 anos, pago aluguel pois moro na cidade que estudo e trabalho, minha renda é baixa perto do que gasto, passo o mês sempre no limite, o lado bom é que sei meus erros, o problema esta sendo corrigi-los, no caso ainda tenho alguma salvação em ter algum dinheiro no ano que vem, e não queria compromete-lo em gastos em vão, estava pensando em fazer algum investimento em algo de moda, pois minha namorada tem muita noção de bijuterias, ou em fundos de investimentos, queria um conselho do que é mais rentável!!! fico no aguardo, abraço!

  • Samyla Valéria

    Olá!
    Me chamo Samyla ,tenho 18 anos e não muito dinheiro há três meses ou um pouco mais que estou desempregada mais hora ou outra pego em um dinheirinho e que estou guardando para montar uma pequena loja de roupas e acessórios pois vejo que esses tipos de produtos estão sempre em alta afinal quem não gosta de renovar o guarda-roupas de vez em quando ou acrescentar uma nova peça o que vai dificultar um pouco é manter peças da “moda” n minha loja ,mais em fim gostei muito das suas dicas agradeço-lhe desde já . Obrigada!

    • Oi Samyla,
      Que bom que gostou do blog! Abrir seu próprio negocio é sempre um desafio, mas é muito gratificante se você realmente ama o que faz. Sobre manter seu estoque na moda, a melhor coisa é conhecer muito bem suas clientes e saber o que elas vão gostar. Não é fácil, mas se você conseguir é sucesso garantido. Abraços

    • Fernanda Coelho

      Me chamo Fernanda sou franquiada Bortoletto,uma empresa 100% nacional,que se enquadra no setor cosméticos e perfumaria importada.Com mais de 1200 itens para vc vender.Já pensou em ter seu próprio negócio com um baixo investimento?
      Pois bem assim que trabalhamos,no caso de vc virar uma revendedora cadastrada,vc irá investir 500,00,q vc receberá uma maleta com 31 mini-perfumes de 15ml,1 hidratante Bortoletto,catálago,talão de pedidos,fitas olfativas.E uma loja virtual com o pagseguro.
      Tem muitos clientes que arrumam o valor investido ou dividem em 12x no cartão,dai vendem cada perfume de 15ml e o hidrante e já recuperam tanto o valor investido quando o valor p poder está pedindo sua maleta de deosntração novamente.
      Dai quais os beneficios que vc terá virando uma revendedora:
      – Vc terá seu painel de renvendedor com o valor dos produtos de custo
      – Ganhará vendendo os produtos
      -Ganhará indicando novoos cadastrados
      -Ganhará uma % montando rede,o q seria: Se vc cadastrar novos revendedores vc ganha em cima de cada um,e se eles cadastrarem tb vc ganha tb,ai vai ou seja todos aqueles que se cadastrarem abaixo de vc sendo direto ou indieto vc ganhar uma % em cima deles.Isso se chama plano binário!!
      -Vc terá treinamentos,total suporte da empresa
      _E poderá tb ganhar vendendo através do seu site que vc terá direito

      Vc ganha em vários setores com isso ter´um plano de carreira na empresa sensacional.
      No caso vc vindo a ser uma revendedora vc será do meu grupo,dai t darei todos os treinamentos,suporte. Pois trabalhamo em equipe e esse é nosso diferencial!

      Se vc tiver qualquer dúvida pod m falar que t esclareço!!
      E ai gostou?
      Vamos embarcar nessa?
      Vc terá total segurança que perder o valor ivestido pq n perde pois a empresa t dá em produtos.

  • Kleber Roberto Barcellos

    oii tenho um dinheiro na poupança, mas qeria um investimento mas lucrativo,vcs teriam uma dica segura e sem risco de perda

  • dnapster

    Boa tarde, gostei muito do site e do blog, estão de parabéns. Uma dúvida? no momento estou graduando em PP, e abri uma startup com meu irmão, ainda não posso dizer ao certo o rumo que vai levar mais esta se sustentando. Não posso fazer investimentos mas gostaria de começar. O problema é que não tenho, então terei de juntar para começar, o sistema de capitalização compensa? é que pensei em fazer um para levantar uma quantia significativa para poder investir.

    • Olá,
      O investimento ideal vai depender muito do seu perfil de investimento, risco e objetivos. Não é possível que nem eu nem ninguém recomende com o devido cuidado onde você deve investir sem conhecer diversas informações sobre você.
      Abraços

      Em 21 de julho de 2014 18:50, Disqus escreveu:

  • Guilherme Milczewski

    Bom dia , me chamo Guilherme , tenho 18 anos ou seja sou novo na área de investimentos e atualmente invisto mensalmente uma parte do meu salário na polpança , nao deve ter um saldo mt gordo , mas gostaria de saber por onde começar e se puder me dar uma dica , grato . Gostei do blog

    • Oi Guilherme,
      Comece estudando e entendendo mais sobre o assunto.
      Abraços

  • Eduardo Silva

    Bom dia. Meu nome é Eduardo. Visitei o site e achei muito interessante. queria tirar uma duvida. quero começar a investir. Primeiramente, só posso começar com R$ 200 por mês, o que deixa eu iniciar com tesouro direto, porém eu poderia começar com uns R$ 800 por mês se não fosse um empréstimo que possuo e que não vai terminar em menos de dois anos – parcelas de R$ 590. Minha questão é: continuo com o empréstimo e ao mesmo tempo começo a aplicar os R$ 200 mensais no tesouro ou teria uma outra alternativa? tipo amortizar ou quitar primeiro para depois começar a investir com valores maiores?
    desde já, grato

    • Oi Eduardo,
      Primeiro pague sua dívida, uma vez que seguramente os juros dela são muito maiores que os rendimentos que o Tesouro Direto irá lhe proporcionar. Abs

  • cesar

    Parabéns pelo trabalho.

    Gostaria de saber o seguinte. Investi um dinheiro numa empresa q aplica
    na bolsa e rende pra quem aplica o surpreendente valor de 3,5 à 4 % ao
    mês. Já descontados os impostos e a parte deles.

    Esta empresa (escritório) segundo o funcionario q me atendeu tem mais de
    3 mil clientes e o valor q eles movimentam é gigantesco. Fui indicado
    por um amigo q aplica com eles há 3 anos e realmente o negócio é sério, e
    ele conhece gente q aplica com eles desde 2006 e q nunca deu pau.

    Pelo q fiquei sabendo o dono da empresa q faz as aplicaçoes começou o
    negócio e aprender sobre aplicaçoes há muitos anos e como é um cara
    muito inteligente, pegou o esquema do negocio e consegue faturar muito
    com isso.

    Realmente existe esta possibilidade de investir em açoes e ter rendimentos tão altos assim?

    Ou será q esse rendimento nao vem só de investir em bolsas.

    Obrigado

    Aguardo ansiosamente pela resposta e parabens pelo seu trabalho de ajudar a todos

    César

    • Olá Cesar,

      Primeiramente você precisa conferir se esta empresa realmente é legal, ou seja, que tipo de serviços prestam: são gestores de fundo, são agentes autônomos? Peça a comprovação do registro deles frente a CVM.

      Esta rentabilidade é extremamente exagerada, mesmo que para um investimento em bolsa de valores. Ou eles tomam muito risco, o que não é sustentável ao longo de anos, ou eles não estão sendo verdadeiros com você. É possível que seja algum esquema de pirâmide como Telexfree, etc.

      Abraços

      Em 25/06/14, Disqus escreveu:

  • William Scheiid

    Bom… tenho 50k e gostaria de sabar qual a melhor opção para investir esse dinheiro, tenho 19 anos e estou pensando em abrir um negocio pequeno mas talvez investir em algo me renda mais. obg desde já. William Scheid

    • Willian Aragão

      Cara tem uma dica do Eike Batista para pessoas que , querem investir e ter seu próprio negócio , em que ele diz que hoje a melhor forma de iniciar seria com uma franquia , por que nesse sistema eles te dão suporte administrativo e palestras etç … Eu concordo com ele no seu caso caso interessante e seria oque eu faria …haha abração Boa sorte !

  • Se faltava algum empurrãozinho… agora não falta mais nada!

    http://www.ricodinheiro.com.br

  • Silmara A. Valezin

    muito útil , vamos colocar em prática.

    • Que bom que gostou Silmara!
      grande abraço

      2014-03-06 17:08 GMT-03:00 Disqus :

  • diego torres

    Gostei muito das suas dicas está de parabéns

    • Obrigado Diego, que bom que gostou!
      Abraços

      2014-02-21 15:41 GMT-03:00 Disqus :

  • Lucio Costa

    Ótimas dicas!! Obrigado Diego.

  • Sensacional o post, Di! Tava faltando um passo a passo como esse! Finalmente posso indicar pra quem vem me perguntar como faz! Valeu, Bússola! :)