Candlestick Martelo na Análise Técnica

Neste artigo você aprenderá a identificar e utilizar corretamente o padrão de candlestick martelo (ou hammer, como é chamado no inglês).

Se você utiliza nosso sistema de análise gráfica,  já percebeu como existem diferentes tipos de gráficos na análise técnica?

Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas você já deve ter percebido que o gráfico mais utilizado é o de candlesticks. E não é para menos, este gráfico consegue juntar diversas informações em uma única imagem, sendo ideal para a análise gráfica.

Interpretar os movimentos do preço por meio dos candles traz uma série de vantagens.

Uma delas é poder entender os movimentos do preço naquele determinado período, com os valores de abertura, máxima, mínima e fechamento. Enquanto que no gráfico de linha você vê somente o preço de fechamento, ou seja 1/4 das informações…

Como identificar o Candle Martelo?

candlestick martelo

Entre todos os padrões de candles existentes, o candlestick Martelo é um dos mais fáceis de se identificar e você já pode imaginar o porquê: seu corpo tem a forma exatamente igual à de um martelo de verdade: uma longa sombra e um corpo curto na parte superior.

Além disso ele deve aparecer necessariamente em uma tendência de baixa.

Quando ocorre um Candle Martelo

    1. corpo pequeno no topo
    2. sombra inferior comprida
    3. pouca ou nenhuma sombra superior
    4. sombra inferior pelo menos 2x maior que o corpo
    5. a cor não importa
    6. ocorre em uma tendência de baixa

Existem outros padrões de candlesticks que são bem mais complexos, e exigem mais experiência para serem identificados, como por exemplo o nuvem negra, ou dark cloud cover.

Interpretando o Candlestick Martelo

O Martelo além de ser fácil de identificar também é fácil de interpretar: significa que pode ocorrer uma reversão na tendência de baixa atual para uma nova tendência de alta.

Embora o aparecimento do martelo não seja uma certeza de que a tendência irá mudar, este candle sinaliza maior atenção em relação aquele momento.

Para aumentar a chance de acertar os movimentos no preço é importante sempre combinar os padrões de candlesticks com outros indicadores de análise gráfica, como as médias móveis exponenciais por exemplo.

Veja no gráfico da VALE5, como o candlestick de martelo sinalizou corretamente a reversão da tendência de baixa:

candle martelo

É importante que você entenda que por de trás desta forma existe a seguinte informação:

    1. Inicialmente os vendedores estavam com força, fazendo o preço cair desde a abertura e originando uma longa sombra.
    2. Em algum momento os compradores começaram a entrar mais forte no ativo, fazendo com que o preço se recuperasse e fechasse novamente próximo à abertura.
    3. Isso é um sinal de que uma nova tendência de alta pode estar começando.

Confirmando o sinal do Martelo

O candle de martelo sozinho já pode indicar muita coisa sobre a força do sinal de reversão:

    1. Em candle de alta é mais forte que em um candle de baixa.
    2. Se o fechamento ocorrer na máxima do período, maior é a chance de reversão.
    3. Quanto maior a sombra e menor o corpo, mais força terá o sinal de reversão.

Além disso, é importante que você procure outros sinais para confirmar a reversão antes de tomar a decisão de comprar. Uma destas possibilidades é esperar a formação do candle seguinte e verificar se:

  • A abertura está acima do corpo do martelo, ou
  • O fechamento está acima do fechamento do martelo.

No gráfico da ITUB3, observamos que um Martelo ocorreu em um candlestick de baixa. Ele foi confirmado pelo candle seguinte, que teve abertura e fechamento acima do corpo do Martelo (apesar de não fechar na máxima).

martelo analise tecnica

Perceba que o Martelo ocorreu em meio a uma tendência de baixa, e sinalizou corretamente uma inversão na tendência vendedora. Como o martelo é um candle que sinaliza alta, também é chamado de “Martelo de Alta” por alguns analistas.

Conclusão

O candlestick Martelo é um padrão que pode ser usado para identificar reversão na tendência de baixa nos ativos da Bolsa de Valores.

Assim como outros padrões de candlestick, o Martelo é um aliado do investidor, permitindo identificar pontos de reversão e antecipar tendências do mercado. Ele deve sempre ser confirmado, seja por meio do candle seguinte ou por meio de indicadores de análise técnica.

A melhor maneira de aprender é na prática!

Acesse agora a versão gratuita de nossa ferramenta de análise técnica e procure identificar a formação de martelos nas ações da Bovespa.

Bons investimentos!
candlestick martelo

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa.
Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • guz

    Não entendi muito bem a diferença entre esse formato e o Homem Enforcado… Me parecem a mesma figura!

    • WILSON

      concordo!

  • Vale salientar que é um formato de Candle muito comum. Então, muita atenção aos demais sinais, como já explicado no texto.

    http://www.ricodinheiro.com.br