Acumulação Distribuição

Na análise técnica o indicador Acumulação Distribuição, ou linha ADL (Accumulation Distribution Line, do inglês), foi um dos principais indicadores de análise técnica desenvolvido por Marc Chaikin.

Seu principal objetivo é determinar a relação entre a demanda e a oferta por um ativo, por meio da quantidade de dinheiro que “entrou” ou “saiu” durante um determinado período.

O Acumulação Distribuição pode ajudar você a determinar se o ativo em questão está com alguma tendência, ou até mesmo antecipar reversões por meio de divergências com a direção do preço.

Nesta artigo você aprenderá o necessário para poder entender e utilizar este indicador na prática. Vamos lá:

Encontrando a Acumulação Distribuição

Acumulação Ditribuição
Mark Chaikin, criador da Linha Acumulação Distribuição

Embora a grande maioria das plataformas de análise técnica já mostrem este indicador proto para ser utilizado, entender como os valores são encontrados é muito importante para entender o funcionamento.

Caso matemática não seja o seu forte, fique tranquilo, existem somente três passos para o cálculo da Linha Acumulação Distribuição:

1. Calcular o Fluxo de Dinheiro (FD)

FD = [(Fechamento – Mínima) – (Máxima – Fechamento)] / (Máxima – Mínima)

2. Encontrar o Volume do Fluxo de Dinheiro (VFD)

VFD = FD (calculado em 1) x Volume do Período

3. Encontrar a Acumulação Distribuição atual

ADL (atual) =ADL (anterior) + VFD (calculado em 2)

É importante notar que o Fluxo de Dinheiro (FD) irá flutuar entre +1 e -1, mas não de acordo com a variação do preço, e sim de acordo com a posição relativa preço de fechamento:

  • FD será Positivo: quando o fechamento é na metade superior da distância entre a máxima e a mínima do período
  • FD será Negativo: quando o fechamento é na metade inferior da distância entre a máxima e a mínima do período

Isso faz todo o sentido uma vez que a pressão compradora é maior do que a vendedora quando o fechamento ocorre na metade superior do Candle e vice versa.

A Linha de Acumulação Distribuição irá aumentar toda vez que o multiplicador for positivo, e irá diminuir toda vez que o multiplicador for positivo.

Veja este comportamento da Acumulação Distribuição no gráfico mensal da ALLL3, conforme o preço sobe (clique na imagem para ver o gráfico interativo):

gráfico ALLL3

Interpretando a Acumulação Distribuição

Para interpretar corretamente os sinais da Acumulação Distribuição, é muito importante lembrar dos dois fatores que a formam:

  • Fluxo de Dinheiro (FD), e
  • Volume Financeiro.

Uma combinação de valores altos nestes dois parâmetros sinaliza uma forte pressão compradora (o preço subiu e o volume também), que fará com que a linha Acumulação Distribuição tenha um aumento.

O contrário ocorre quando existe uma pressão vendedora: ambos os parâmetros são baixos e o valor da linha ADL diminui.

Sinais de Reversão

No entanto, como comentei anteriormente, perceba que a direção da Linha Acumulação Distribuição não é necessariamente igual à direção do preço. Ou seja, o preço pode cair e a Linha ADL aumentar.

Quando isto ocorre é um Sinal de Divergência, e este é um sinal de que a tendência pode estar perdendo força e que uma reversão pode ocorrer.

Perceba como a Divergência da Acumulação Distribuição sinalizou corretamente a reversão de tendência no gráfico mensal da VALE5: apesar do candle no quadrado laranja ser de alta, o valor da Acumulação Distribuição diminuiu e logo antes de uma forte reversão.

Clique na imagem para ver o gráfico interativo:

gráfico VALE5

Confirmação de Tendências

É possível utilizar as tendências da linha Acumulação Distribuição para confirmar a força das tendências no preço. Uma tendência de alta na linha ADL confirmaria uma tendência de alta nos preços e o contrário é verdadeiro para uma tendência de baixa.

A imagem a seguir mostra o comportamento da Acumulação Distribuição da PETR4 frente às tendências no preço. Perceba que uma mudança na direção da ADL dificilmente é um fa;so sinal de perca de força na tendência:

Linha de Acumulação Distribuição - Análise Técnica

Acumulação Distribuição na Prática

Você pode utilizar a Linha de Acumulação Distribuição em nosso sistema de gráficos da Bovespa em tempo real. Praticar este conhecimento é a melhor forma  de ter certeza de que você aprendeu e pode utilizar este indicador em seus investimentos.

acumulação distribuição

Selecionando o botão indicadores, você pode adicionar a linha ADL para qualquer um dos ativos negociados na Bolsa de Valores. Lembre-se também de duas limitações importantes deste tipo de análise:

  • Análise Técnica não é útil para ativos com pouco liquidez e baixo Volume, uma vez que o preço desses ativos podem ser facilmente influenciados.
  • Você não deve utilizar um único indicador para basear suas decisões, e importante sempre combinar indicadores para ter mais certeza da validade dos sinais.

Conclusão:

A linha de Acumulação Distribuição funciona muito bem para acompanhar o fluxo do Volume, ou seja, a quantidade de dinheiro que “está acumulada no ativo”.

Um movimento de alta na linha ADL, indica que uma tendência de alta está prevalecendo sobre os preços do ativo. O contrário é verdade para uma tendência de baixa.

Os sinais de divergência ocorrem quando o sentido do movimento da Acumulação Distribuição é contrário ao movimento do preço e indicam que a tendência está perdendo força e pode reverter.

Assim como todos os outros indicadores na análise técnica, a linha Acumulação Distribuição não deve ser utilizada sozinha. É necessário sempre recorrer ao uso de outros indicadores complementares, como Índice de Força Relativa e o TRIX, para confirmar os movimentos de novas tendências e reversões.

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.

  • E vamos que vamos!

    http://www.ricodinheiro.com.br

  • Leandro Santos

    Este vídeo que eu fiz gratuito para ajudar os novos e experientes traders com o A/D
    Vídeo do Indicador Acumulação e distribuição – Curso de análise técnica gratuito avançado

    http://www.youtube.com/watch?v=nuKDkURrP1I

    Tática diferenciada dos livros de análise técnica. Aprenda
    como identificar as zonas de acumulação do preço onde o mercado se encontra com
    os grades investidores comprando revertendo a tendência de baixa e aprenda a
    operar vendido identificando o final da tendência onde os grandes investidores
    estão vendendo iniciando a reversão para tendência de baixa.

  • Alan

    Diego,

    O acumulação distribuição é realmente um excelente indicador, utilizo junto com indicadores de volatilidade (Bandas de Bollinger por exemplo).

    Alguma sugestão de outros indicadores que ficariam bem nisso?

    • Olá Alan,

      Faz sentido sim combinar estes dois indicadores. O Acumulação Distribuição é um indicador de forço de mercado, e como você disse as Bandas de Bollinger são de volatilidade.

      Este artigo explica o perfil de cada indicador e vai te dar algumas idéis de outros indicadores que podem te ajudar neste set up: http:/indicadores-de-analise-tecnica/

      Abraços,