Ferramentas Para Day Trade: Conheça As 4 Melhores

Ganhar dinheiro na bolsa de valores realizando operações day trade não é para qualquer um. Sei de muitas histórias de investidores que se deram mal ao tentar brincar de day trader, mas também conheço algumas histórias de pessoas que fizeram verdadeiras fortunas graças a compra e venda de ações na bolsa.

É muito comum que apareça a pergunta, o que faz com que alguns sejam tão bem sucedidos e outros se dêem tão mal? A resposta envolve vários fatores, disciplina, determinação, vontade de aprender, mas um dos principais fatores é com certeza usar as ferramentas para day trade corretas.

ferramentas-day-trade

Se você quer ser campeão de Fórmula 1, precisa de muitas habilidades, mas com certeza uma delas é um bom carro. No day trade as coisas não são muito diferentes.

Quer saber mais sobre vida de trader? Leia o post Dicas de Day Trade.

Após conversar com muitos day traders profissionais, segue a lista das 4 principais ferramentas apontadas por eles como indispensáveis:

1# Plataforma Gráfica para Day Trade

Para muitos investidores em day trade a plataforma gráfica é a ferramenta mais utilizada. Seja para montar estratégia utilizando análise técnica ou simplesmente para acompanhar o movimento dos preços.

É muito importante ter uma plataforma confiável, que junte:

  • tecnologia  de ponta e
  • boa fonte de dados

Qualquer ferramenta sem uma dessas duas coisas pode ser descartada imediatamente.

Existem diversos pontos que você deve avaliar e diversas opções disponíveis no mercado. Alguns pontos cruciais são: a plataforma precisa ser instalada em seu computador ou ficar na nuvem (é um computador remoto que roda o sistema).

No caso de ficar em seu computador, o desempenho pode ser afetado, já que em geral essas plataformas são pesadas e demandam um equipamento com muita capacidade para funcionarem corretamente. Uma plataforma web (que funciona totalmente no seu navegador) tem a grande vantagem de não depender da capacidade da sua máquina e sim de um computador muito mais poderoso e preparado para isso.

Alguns exemplos de boas plataformas gráficas são:

  • Neologia ProfitChart Pro (precisa ser instalado no computador) muito mais do que só uma plataforma, agrega diversas ferramentas necessárias em um único produto. O preço deixa a ferramenta cara para um investidor iniciante.
  • Plataforma Web Bússola do Investidor (não precisa ser instalado, 100% web) fácil de utilizar e custo bastante acessível. Permite salvar e compartilhar gráficos e análises.
graficos-analise-tecnica
Gráficos para Análise Técnica Bússola do Investidor

 

2# Automatização de Operações (Robôs Investidores)

Após algum tempo de mercado, é comum que você desenvolva suas próprias estratégias lucrativas e com isso, já não é necessário que você tenha que ficar repetindo a fórmula todo o dia. Você pode (e deve) programar um robô para fazer isso para você. Assim, é possível dedicar seu tempo em descobrir novas estratégias e deixar com que um computador execute a estratégia já comprovada por você.

Leia mais sobre Robôs Investidores clicando aqui. 

Na hora de escolher uma plataforma para automatizar seus investimentos, a tecnologia utilizada deve ser o principal ponto a ser verificado, mas a facilidade de criar e rodar seus robôs também precisa ser considerada.

Atualmente, existem empresas que estão revolucionando como os robôs são utilizados no mercado financeiro, tanto em eficiência quanto em facilidade de uso. O melhor exemplo delas é a SmarttBot, plataforma online desenvolvida especialmente para operações na Bolsa de Valores brasileira, que permite operar em day trade, swing trade e position.

ferramentas analise tecnica
Gráfico de ganho de um robô na plataforma SmarttBot.

3# Aplicativo Mobile

Um bom aplicativo de celular faz toda a diferença quando você não está na frente de um computador. Claro, acompanhar o mercado pela telinha não é a mesma coisa, mas existem alguns aplicativos muitos bons que deixam a experiência bem mais parecida e possibilitam que todos os principais tipos de operação sejam realizadas onde você estiver.

O grande diferencial nesta ferramenta deve ser procurar as que realmente são em tempo real. Cotações de fim de dia ou com atraso de 15 minutos (presente na grande maioria) podem funcionar para quem investe na bolsa, mas não para um day trader.

Opções que valem ser consideradas:

XP Mobile: o aplicativo da XP corretora além de tempo real, oferece o envio de ordens de start, stop e stop móvel.

xp-mobile
Aplicativo da XP

4# Análises e Recomendações

É (muito) importante também saber o que está acontecendo além dos gráficos e o que os principais agentes do mercado estão pensando, seja sobre uma determinada empresa ou sobre a economia como um todo.

Algumas empresas oferecem essa facilidade de enviar análises e recomendações de compra e venda. As dos bancos, como explico neste artigo, nem sempre são válidas, portanto vale priorizar as empresas de análise independente:

  • Toro Radar: além de recomendações oferece espaço para conversas com outros investidores e, assim, maior aprendizado;
  • Empiricus Research: relatórios independentes, muito úteis ao investidor pessoa física.
ferramentas day trade
Empiricus – Relatórios para investidores

 Eu preciso ter todas estas ferramentas para day trade?

A resposta é não, afinal, algumas delas trazem várias funcionalidades em um único sistema, como é o caso da SmarttBot, que além dos robôs investidores traz um gráfico para acompanhar os ativos da BM&FBOVESPA. O ideal é primeiro pensar no que precisa, quais investimentos quer fazer, como pode se dedicar para depois optar pelos serviços que te atendam. Vale lembrar que é importante testar os serviços de diferentes empresas para que você mesmo avalie qual é o melhor e também contar com uma boa corretora.

banner-guia-analise-tecnica-bdi

Você é trader? Quais ferramentas considera essencial para acompanhar o mercado e operar? Comente!

Diego Wawrzeniak (@diegowrz) é autor do Guia do Imposto de Renda na Bolsa. Trabalhou no mercado financeiro e é economista pela FGV. Além de finanças, também é apaixonado por empreendedorismo, inovação e conversar com outros investidores.