10 ações que pagam dividendos para 2016

dividendos

Mesmo que você não seja um trader, ainda é possível investir em ações e ter uma renda passiva. Isso se dá graças às ações que pagam dividendos – uma forma de garantir lucros, mesmo tendo em mente a grande volatilidade desse mercado.

Mas, por onde começar? Quais as melhores ações e quais as melhores empresas com possibilidade de distribuição de dividendos?

Nesse post separamos algumas apostas para 2016, além de apresentar alguns indicadores que podem te auxiliar na sua escolha.

Quais indicadores mostram se uma empresa é boa distribuidora de dividendos?

Primeiramente, vamos falar do dividend yield, responsável por medir a rentabilidade do investimento. Este é um indicador financeiro que mostra quanto uma empresa paga em dividendos a cada ano em relação ao preço da ação. O dividend yield é representado a partir de uma porcentagem e pode ser calculado dividindo o valor dos dividendos pagos em um ano específico por ação pelo seu. Em outras palavras, esse indicador é uma maneira de mensurar o quanto de fluxo de caixa você está ganhando por cada dólar investido em uma posição igual. Ou seja, ele mede a performance por custo ou valor do dinheiro que você ganha de dividendos.

Confira o dividend yeld das empresas da BM&FBOVESPA no Guia de Empresas.

Vale a pena destacar o IDVI – Índice Dividendos BM&FBOVESPA, um indicador da própria  BM&FBOVESPA cujo objetivo é mostrar o desempenho médio das cotações dos ativos que se destacam em meio de remuneração dos investidores, na forma de dividendos e juros sobre capital próprio.

As ações indicadas sempre pagam dividendos?

Se a empresa paga dividendos anualmente ou a cada semestre, trimestre, etc, depende do Estatuto de cada uma. Além do mais, o que vai realmente definir um bom histórico de pagamentos é sua saúde financeira. Uma empresa com bons – e constantes – lucros vai, com certeza, pagar dividendos para seus acionistas em dia.

É comum escutar que a periodicidade da ação durante o ano é importante. Cuidado! Se a empresa paga dividendos mensalmente ou anualmente não é o que deve ser considerado na hora da compra. O que é realmente relevante é o valor recebido em dividendos ao longo do tempo (o yield) e a constância desse pagamento. Afinal, uma empresa que pagou bons dividendos este ano pode não pagar ano que vem.

10 ações que tem grande possibilidade de pagar dividendos

 ações-que-pagam-dividendos

Confira nossa lista das 10 ações que pagam dividendos com frequência e são uma boa opção para 2016.

Gerdau Metalúrgica (GOAU4)

Setor: Metalurgia

Dividend yield esperado para 2016: 28,2%

Retorno da ação até dia 05/01/2016: -85,4%

É uma empresa holding e a maior parte de seus resultados são provenientes da Gerdau S.A, líder no segmento de aços longos na América. Junto com a Metalúrgica Gerdau S.A, as empresas pagam dividendos e/ou juros sobre o capital próprio equivalentes a, no mínimo, 30% do lucro líquido ajustado do exercício.

Bradespar (BRAP4)

Setor: Financeiro

Dividend yield esperado para 2016: 24,2%

Retorno da ação até dia 05/01/2016: -64,7%

A empresa surgiu de uma cisão do Banco Bradesco no ano 2000. O objetivo era que a nova empresa passasse a deter participações do banco em empresas não financeiras. Seu histórico de pagamento de dividendos é sólido e constante durante os anos.

Eletrobras (ELET3)

Setor: Energia Elétrica

Dividend yield esperado para 2016: 16,4%

Retorno da ação até dia 05/01/2016: -3,5%

A Eletrobras também é uma empresa controlada pelo governo federal e que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. De acordo com seu Estatuto Social, essa empresa distribui dividendos de, no mínimo, 25% do lucro líquido ajustado.

Banco do Brasil (BBAS3)

Setor: Financeiro

Dividend yield esperado para 2016: 14,2%

Retorno da ação até dia 05/01/2016: -36,2%

Empresa do setor financeiro, o Banco do Brasil apresenta um diferencial dos demais Bancos da lista: é uma estatal. A partir de uma análise com foco no pagamento de dividendos, temos que a empresa é uma excelente opção, dado seu histórico e seu yield. Isso acontece porque os dividendos pagos pelo Banco do Brasil são necessários para ajudar o governo a fechar suas contas. Logo, não é provável que os dividendos pagos pelo BB sejam interrompidos ou reduzidos.

Banco Banrisul (BRSR6)

Setor: Financeiro

Dividend yield esperado para 2016: 13,7%

Retorno da ação até dia 05/01/2016: -60,8%

Fundado em 1928, o Banrisul é banco múltiplo controlado pelo Estado do Rio Grande do Sul. Sua rentabilidade é assegurada dessa forma, com um bom histórico de pagamento de dividendos. Segundo seu Estatuto Social, o dividendo obrigatório foi fixado no Banco em 25% do lucro em exercício.

Mills (MILS3)

Setor: Engenharia

Dividend yield esperado para 2016: 13,7%

Retorno da ação até dia 05/01/2016: -72,8%

A Mills é uma das maiores prestadoras de serviços especializados de engenharia no Brasil, líder no mercado de abrangência nacional.

Alupar (ALUP11)

Setor: Energia Elétrica

Dividend yield esperado para 2016: 13,6%

Retorno da ação até dia 05/01/2016: -29,2%

A política de dividendos da Alupar assegura a seus Acionistas dividendo obrigatório de no mínimo 50% do lucro líquido ajustado, pagos anualmente. É uma holding de controle privado. Atua nos segmentos de transmissão e geração de energia elétrica não só no Brasil, mas em vários países na América Latina.

Petrobras (PETR4)

Setor: Energia Elétrica

Dividend yield esperado para 2016: 13,3%

Retorno da ação até dia 05/01/2016: -26,6%

A Petrobras é uma petrolífera controlada pelo governo federal brasileiro e que atua como uma empresa integrada de energia em diversos setores.O direito aos dividendos e/ou juros de capital próprio não podem ser inferiores a 25% do lucro líquido ajustado, conforme seu Estatuto Social. Embora a empresa se encontre bastante alavancada no momento, a queda do dólar deve contribuir para a companhia, que espera um aumento do lucro já no curto prazo.

Taesa (TAEE11)

Setor: Energia Elétrica

Dividend yield esperado para 2016: 12,9%

Retorno da ação até dia 05/01/2016: -12,2%

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. – TAESA – é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil. Seu Estatuto prevê uma forte política de pagamento de dividendos, o que proporciona alto nível de remuneração ao acionista.

Cesp (CESP6)

Setor: Energia Elétrica

Dividend yield esperado para 2016: 12,6%

Retorno da ação até dia 05/01/2016: -48,4%

A CESP surgiu há quase 50 anos, a partir da fusão de 11 empresas paulista do setor de energia elétrica, sendo bastante consolidada no mercado. Com relação ao pagamento de dividendos, a empresa tem um bom histórico, já que tem grande capacidade de geração de fluxo de caixa.

Agora você já pode escolher as ações que pagam dividendos e fazem da sua carteira uma fonte de renda passiva

Qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de comentar! Bons investimentos!

Estudante de Economia na UFMG, faz parte do time de Marketing da SmarttBot, plataforma de automatização de investimentos na Bolsa.

  • Andre luis Oliveira

    Parabéns pelo blog!

    O que o pequeno investidor pode fazer para alcançar metas no curto prazo? E porque e tão difícil ficar otimista com o valor das ações em declive, visto que isso diminui consideravelmente os ganhos?

  • GUSTAVO EMMANUEL REIS GUEDES A

    Olá! Sou aluno de graduação do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Itajubá e desenvolvi uma aplicação que ajuda a visualização de dados de pagamentos de dividendos como forma de avaliação do meu TFG. Gostaria de estar divulgando aqui esta ferramenta que pode ser muito útil e para que vocês também possam estar deixando seu feedback da aplicação respondendo um questionário. É bem rápido e cada resposta ajuda muito!
    O link para o site é http://sinvestimentos.com.br/ e o link para o questionário é https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWD8t27PAOkjNUx4Ka4xZM_n4yiISbmV3hzHgj9DyGaY1JCg/viewform
    Muito obrigado pela colaboração!
    Atenciosamente,
    Gustavo